Amigo Svincenzo,
Todas as informações que os colegas falaram são de grande valor, não deixe de escutá-los, em especial de quem já construiu, porque erros que poderiam ocorrer consegue-se evitar devido à experiência vivida pelos colegas.
Como o João Paulo falou, vai ter que colocar o tubo no pórtico móvel (x) porque se ficar estático na cabeceira certamente não irá cortar na extremidade mais distante, pelo menos com as potências mais comuns. Não sei se servirá de alguma ajuda, mas como está pedindo informações de máquinas laser... nunca construí nenhuma, mas tenho duas máquinas laser chinesa de fabricantes diferentes. Um dos itens comuns é o peso que elas têm: uma 400 kg e a outra 380 kg. A dimensão delas é de 2.10m x 1.90m h 1.10m Toda em ferro soldada, completamente fechada, evidente com as aberturas necessárias comuns a todas. O pórtico x que é em alumínio.
Estou comentando esse detalhe, porque quando corto com velocidades de 2000mm/s,em retas longas vai numa boa agora se fizer um recorte de uma letra de 5cm x 5cm por exemplo, tenho que baixar a velocidade praticamente para metade e se bobear a máquina dá umas vibrações, e tenho ela bem calçada. Como os trabalhos que faço têm que ser bastante precisos, essa vibração me prejudica porque o corte fica serrilhado. Como você comenta que tem um volume de trabalho grande, é só para considerar esse detalhe, e se você tiver chance compre um canhão de 130w de potência de 10.000 horas, foi a melhor coisa que eu fiz.
Abraço
Maquete (Carlos)
P.S. Comentei o que penso das minhas máquinas pela experiência que tenho tido trabalhando com elas e de certa maneira creio que servirá de alerta.