Rafael,
Voce diz que fez uma pesquisa e viu que teve gente que fez as modificações na máquina e que funcionaram...
Não entendí direito o que voce quer... quer colocar sensores de final de curso?
Creio que isso dependa mais do programa de controle do que da máquina propriamente dita.
Se a tal placa tem previsão de entrada de sinais para por exemplo finais de curso, é questão de configurar apenas.
Munido de manual da placa para saber onde se ligar as coisas e como se ligam, e do manual do programa, creio que a tarefa estará reduzida à mão de obra de ligar as coisas fisicamente...
É isso?
Saudações F.Gilii,
Obrigado por ter respondido...
Pesquisei um pouco sobre a placa controladora TB6560 e aprendi mais sobre o assunto. A ligação dos motores de passo à placa é bem simples, assim como a instalação dos limitadores de movimento na máquina (como comentei, eles tem que ser trocados pois os que vem na máquina são de sensores ópticos, e não funcionam com a placa TB6560). Até aqui é bem simples para mim...
O que está me deixando com dúvida é exatamente a ligação do laser à placa. Eis a questão, como fazer a placa controladora enviar sinais para disparo do laser? Onde ligar a fonte de laser na placa? Será que eu posso usar a porta destinada ao Spindle (motor de corte) para fazer isso? A máquina originalmente vem com um potenciômetro e um amperímetro para informar a potência do laser, mas o disparo do laser é feito quando a mesma começa a funcionar.
Fiz algumas perguntas em outros sites americanos e me responderam que o terceiro controle de eixo da placa pode ser usado para controlar o disparo e a potência do laser, mas eu quero apenas controlar o disparo, pois a potência do laser eu posso fazer manualmente no potenciômetro da máquina. Me falaram também como fazer isso, mas utilizaram uma linguagem um tanto quanto rebuscada e técnica para o meu entendimento. Eis o que escreveram que eu deveria fazer(está em inglês, mas a parte técnica é universal):
"You can't control the power of the laser by the TB6560 as it is just a stepping motor card, nothing else.
To control the laser power, you have to do manually by using the potentialmeter built-in on the machine.
In order to fire a laser on by the TB6560, here is what you need to do:
1) G-code file contain Z motion.
2) Enable Output on pin 6 to the relay COM port
3) Enable Spindle (relay) on Pin14
4) Connect the normally open (N.O.) to the laser power supply Input pin
Note, it must be a 3 axis board as I was using Z stepping down to simulate "Fire" action. Making sense so far? I used the on board relay for safe guard and you don't have to use it but dangerous if you forgot to code the file to shut off. Relay engaged only if the X,Y in motion. So, why fire the laser when X,Y still in origin, right? The relay is providing a layer of safety protection.
The pin6 is the Step Of Z axis. Or, you can try PIN17 for PWM control but it's not easy to make it right with Mach3. To avoid pre-ignition, I believe you have to use the command M1P1 and M1P0, I forgot it as it's been almost 2 years since my 1st try."
Se alguém souber o que significa esses Pin17, M1P1 e M1P0 com certeza saberá como fazer a ligação, mas no meu caso...
Se precisarem do manual da placa eu tenho aqui.
Agradeço desde já a colaboração.
Raphael