Saudações a todos,
Andei meio sumido trabalhando
... louco por umas férias
para futucar com calma minha máquina laser...
Essa semana tive a oportunidade de cortar as primeiras peças em chapa de balsa para um kit de aeromodelo, o corte ficou perfeito!
A planta do modelo (com todas as nervuras e cavernas desenhadas a parte) estava em arquivo de extensão PDF, eu passei para BMP e depois coloquei no programa "Vector Magic" para converter em DXF (vetores); ficou perfeito. Depois foi só colocar no LazyCam, editar e jogar no Mach3 para cortar... Eu não imaginava que iria ficar tão bom assim; cortes extremamente precisos e rápidos.
Como ainda estou experimentando a máquina ainda não aperfeiçoei a mesma, mas vejo que é imprescindível um "Air assist" para o tipo de material que eu corto; a balsa se inflama muito fácil, e quando os cortes ficam muito próximos uns dos outros começa uma braza que queima a madeira, por isso preciso urgente do Air assist. Provavelmente farei o Air assist com esses compressores para enxer colchões de ar, vendidos no mercado livre. Será moleza!
Quando começei a conversão da máquina para operar com o mach3 eu já me daria por satisfeito com o trabalho que ela está fazendo atualmente, entretanto eu estou percebendo que o Mach3 pode ir muito além, e que eu estou sub-utilizando o mesmo. Estou apenas o utilizando de forma primária. Bem, onde quero chegar; apesar de o eixo Z, como controlador do disparo do laser, estar fazendo o seu papel a contento, eu gostaria de utilizar os comandos de disparo de laser do Mach3(M10Px, M11px, onde x se refere ao pino de saida do controle do laser), além das funções PWM para regular a potência de disparo de laser. Se eu obtivesse apenas 3 tipos de sinais PWM (corte: 100% de potência, engrave 50% e desligado 0%) eu já me daria por satisfeito.
Eu estava pesquisando aqui na net e verifiquei que com o LazyCam a gente consegue gerar um G-Code que tenha inserido as informações de um pós-processador personalizado; esse pós-processador insere automaticamente os comandos M10Px, M11Px ao G-code onde deve ser o início e fim de cada corte (ao invés de inserí-los manualmente no G-code, o que daria muito trabalho). No LazyCAM, basta clicar em "SET POST PROCESSOR" e inserir o seu pós-processador personalizado. A pergunta é:
alguém sabe como eu crio um pós-processador para salvar os arquivos G-code com as informações de início e fim de corte M10Px e M11Px? (será que eu consegui me fazer entender?)
A outra dúvida é quanto ao controle PWM. No Mach3 a gente tem esse controle, mas eu gostaria de saber como configurá-lo para controle de potência do laser conforme eu citei acima (corte: 100% de potência, engrave 50%). Isso serviria para, por exemplo; uma figura geométrica a ser cortada, e a mesma tem algo escrito no centro para identificá-la.
Gostaria que a máquina de laser usasse 100% da potência para o corte, e 50% para o engrave da escrita de dentro da figura. Alguém sabe como configurar isso?Eu reparei que para fazer isso a gente tem que criar 2 camadas no arquivo de vetores: uma camada é para corte, e a outra para engrave, mas como gerar essas 2 camadas? São geradas no AutoCad, ou no LazyCam quando na conversão para G-code?
Aqui tem um vídeo que mostra o pessoal da Full Spectrum usando um pós-processador personalizado:
Eu sei que eles usam uma placa de controle exclusiva para impressão de fotos, mas eu não quero imprimir fotos, gostaria apenas de 1 nível de potência mais fraco (50%) para impressão de caracteres.
Alguém poderia me dar uma ajuda?
Abraços
Raphael