Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Laser => Tópico iniciado por: JOSÉ RICARDO em 09 de Agosto de 2012, 14:43
-
Ola galera.
Minha laser quando chegou , tinha um canhão de 60 wats, e cortava mdf de 3mm com velocidade de 22, e com 100% de potencia, chegava a ultrapassar os 20 amperes, por isso eu sempre tinha que trabalhar com menas potencia para evitar que ultrapasase os 20 amperes, POIS no manual dizia que não podia ultrapassar para evitar problemas n o tubo.
bem , como estourou varios canhões,( mas nunca trabalhei com mais de 20 amperes) e a empresa que me vendeu, que para mim na época não tinha muito conhecimento do sistema, pois me deu varios motivos para acreditar nisso, eles vieram aqui para trocar um tubo e disseram que tinha que abaixar a amperagem para no maximo 12 amperes para evitar a quebra do tubo.
mas hoje com mais esperiencia, tenho absoluto certeza que o problema não era amperagem e sim problema na refrigeração do tubo, que hoje tenho um melhor sistema e um maior controle não ultrapassando os 25 a 26 graus,
antigamente ela trabalhava em torno dos 30 a 33 graus.
no manual diz que não pode ultrapasar os 35 graus
bem, por este motivo da amperagem estar baixa, tive que reduzir a velocidade para poder cortar,
hoje trabalho com uma velocidade de 14, o que antes eu cortava com 22.
tambem hoje estou com um tubo de 70 wats ( 10 wats a mais que o outro) e tambem corta com os mesmo 14.
estou querendo trocar o tubo por um de 80 wats, mas minha duvida.
acredito que mesmo eu trocando, mas não aumentando a amperagem , minha laser vai continuar cortando com baixa velocidade e com uma canhão de3 80 wats.
vejo por aqui que tem gente com um canhão de 60 wats e que corta com muito mais velocidade.
se alguem tiver um melhor conhecimento sobre amperagem de trabalho , por favor vamos comentar.
sei que o amigo RICK, vende maquinas a laser
se puder me dar umas informações eu agradeço a ele e a todos que aqui participarem com suas esperiencias
abraço
ricardo
-
Bem, me passou pela cabeça que o que corta é a concentração do laser, o foco dele, então se antes cortava bem e depois passou a cortar mal, pode ser por exemplo deterioração do sistema focal, ou espelhos também...
Eu acredito que um laser de pouca potencia com um bom conjunto optico é melhor que um laser mais potente com um conjunto optico duvidoso, pois sabemos que há lasers e lasers, e os preços são proporcionais ao resultado final apesar da curva de custos ser logarítmica e não linear...
Meus dois centavos sobre o assunto...
Fabio
-
COMO JÁ TE FALEI
Grande Gilli.
obrigado por entra no assunto.
gostei da ultima frase, poi faz lembrar o ZORRA BRASIL.
cinquenta CENTARRO, vinte cinco CENTARRO, 10 CENTAAAAAARRO
amigo,
realmente tambem acho que isso melhora, pois já li por aqui que compraram outro tipo de lente focal e a potencia melhorou,
mas é muita coincidencia, que ao abaixar a amperagem, tive que tambem baixar a velocidade para cortar, com o mesmo conjunto focal.
bem, acredito que as lentes, não sejam o problema, pois para mim , são apenas para refletir o laser, e aparentemente estão em bopm estado, mas a lente focal sim , pode fazer muita diferença.
agora, não sei tambem se ela perde qualidade com o tempo de uso .
se perder, vou ter que importar rapidinho umas, pois aqui é muito caro.
a ultima que comprei, pois pensei que o problema da maquina éra ela, e para minha sorte ou azar, não éra foi 540,00
abraço
ricardo
-
...mas é muita coincidencia, que ao abaixar a amperagem, tive que tambem baixar a velocidade para cortar, com o mesmo conjunto focal.
Mas aí não deve ser coincidência e sim fato - baixou a potencia, ou diminui a velocidade de avanço ou diminui a espessura a ser cortada - mais do que natural!
... acredito que as lentes, não sejam o problema, pois para mim , são apenas para refletir o laser, e aparentemente estão em bopm estado, mas a lente focal sim , pode fazer muita diferença.
Não sei não - se há espelhos poluídos ou pior, deteriorados, a refletividade cai e com isso cai a potencia, pois há uma perda no faxo de laser que percorre todo o caminho até chegar ao conjunto focal.
Máquinas mais baratas usam conjuntos focais mais simples e de menor capacidade - se as lentes na frente do conjunto estiverem avariadas ou obstruídas por alguma fuligem por exemplo, cai a potencia drásticamente.
Ao meu ver quanto maior for a distancia focal melhor, tem-se mais profundidade de campo, e penso que o ideal seria ter um conjunto colimador e não um conjunto convergente.
Fabio
-
José Ricardo,
Acho estranho uma coisa, o laser consome 20A, se a tensão de alimentação for 127V, então são 2540 Watts de entrada. E o laser gera 60 Watts de potência óptica? Se for assim, o rendimento do sistema é de pouco mais de 2%. É isso mesmo?
-
Gilli.
por isso quero fazer uns teste aumentando a amperagem, isto é existe uma modificação na configuração, onde consigo aumentar a amperagem de saida ppois esta configuração limita a amperagem .
Só tenho que dar uma olhada pois isso foi feito a muito tempo atraz.
acredito que aumentando a amperagem consigo uma melhor performa do laser.
quanto aos espelhos, realmente a meu ver parecem estar bons, pois os limpo toda a semana pode ser que estejam desgastadsos, o que não da para perceber, mas o fato é que este problema, aconteceu na época em que a laser não tinha nem 6 meses de trabalho.
quanto a maquina barata, realmente, 55.000,00, não acho tão baratinho rsrsrsrsrs
na época que comprei éra o preço de mercado, mas china é china rsrsrsrs
minha maquina possui tres espelhos e uma lente onde existem uma distancia focal do ultimo espelho que ficam na cabeça
minha lente focal perdeu um pouco da pelicula de proteção, mas a fabrica disse que não havia problema quanto a isso, mesmo assim a perda de potencia se deu antes do propblema com a pelicula protetora.
Minilathe.
Minha maquina usa uma alimentação de 220 v
alimentação do canhão é de 30.000v
abraço
-
Minha maquina usa uma alimentação de 220 v
alimentação do canhão é de 30.000v
Essa corrente é de 20A em 220V, o que significa 4400 Watts!! Para gerar 60 Watts no laser??
Como você mede essa corrente?
-
Acho que esta falando uma unidade errada de corrente, a corrente para um tubo deste é em miliamper.
Sds
JP
-
Acho que esta falando uma unidade errada de corrente, a corrente para um tubo deste é em miliamper.
Sds
JP
grande JP.
tudo bem
bem vindo ao tópico.
realmente amigo, estava dando uma olhada no manual técnico, ontem a noite, verifiquei que a amperagem não pode ultrapassar a 20mA.
o conjunto todo , incluindo seus acessorios, não ultrapassa a 15A
abraço e obrigado
ricardo
-
Opa...tamo ai....
Seguinte, aumentar a potencia do tubo mantendo a mesma fonte, implica em limitar a potencia do tubo novo a potencia disponível na fonte.
Se você troca o tupo por um mais potente, deve trocar a fonte equivalente ao mesmo, do mais é se adequar as novas configurações no software.
O controle de corrente é feito a partir da definição da potencia de corte que você configura, não conheço nenhuma regulagem de corrente para limitar a fonte.
Quanto aos espelhos ele pode sofrer desgaste ao longo do tempo, diminuindo sua espessura da camada refletível, e pode ser imperceptível, uma forma de avaliar mais sem parâmetro é verificar se o mesmo esta esquentando, isto pode indicar retenção de energia que por consequência não esta sendo entregue na lente.
Sds
JP
-
vou dar o meu pitaco:
tem diversos fatores que influenciam a potencia do laser: qualidade dos espelhos, pressão interna utilizada, mistura do gases utilizados e os eletrodos.
assim sendo um fabricate pode melhorar a potencia do laser sem mexer na corrente, o ideal é saber a corrente que o fabricante recomenda pois esta é que determina a vida util do tubo. utilizarcorrente menor aumenta a vida dele mas diminue o rendimento da maquina.
a maquina tem que passar por uma verificação com um medidor de potencia para determinar qual peça esta ruim um espelho pode absorver a potencia que se percebe pelo aquecimento mas se ele dispersar o feixe? so medindo. a lente é o mesmo caso so medindo.
quanto a tenção ela é proporcional a corrente inicia com 30kv com 5ma ela cae para+-23kv com 10ma +-19kv com15ma 15kv com 20ma 14kv com25ma 13kv
luciano
-
quando eu comprei minha laser, o revendedor, me disse que de 60wats até 80 wats, a fonte éra a mesma,
apenas a de 100 wats que tem que trocar a fonte.
No manual, diz que o canhão de 60wats, a amperagem é de no maximo 20 ma, e de 80 wats, a amperagem é de 25 ma.
bem minha maquina veio regulada para 20ma, mas na ultima visita desastrosa dos técnicos, alem de diagnosticar o defeito errado, pois o problema na verdade foi erro deles, eles tambem reprogramaram a amperagem de saida para que não ultrpasassem a 15 ma.
em consequencia eu tive que diminuir a velocidade de corte.
sei que se os espelhos ou lentes estiverem danificados tambem vou ter problemas, mas quero começar pela amperagem, por isso eu pergunto a quem tem laser, com um canhão de 60 ou 70 wats, qual é miliamperagem de saida e qual a velociodade de corte apara mdf de 3mm, para que eu faça uma comparação.
abraço
riacrdo
-
Amigo Ricardo,
Fiz uma cópia dos parâmetros da máquina que tem semelhança com a sua. De qualquer forma nós cortamos mdf de 3mm com 28 de velocidade e potência 95%, está configurada para 23mA. Como você deve saber, a medida que o tubo vai ficando velho esses valores vão ficando alterados, eles têm alguma semelhança com o ser humano.......
Eu tenho o hábito de dar uma velocidade que me garanta: em primeiro lugar perservar a máquina, eu sei quanto custa patins, correias, rolamentos,mancais, guias prismáticas, técnico e outras tantas que no fim pesam caro no meu bolso e o lucro que tive não valeu de nada.
Em segundo lugar, como o meu corte é mais direcionado para peças técnicas, tenho que zelar pela qualidade porque a minha máquina quando dou uma velocidade extra o corte fica serrilhado.
Abs.
Maquete(Carlos Silva)
-
GRANDE AMIGO CARLOS.
Pensei que não ia participar deste tópico rsrsrsrs( brincadeirinha meu amigo)
Então, sei que os tubos ficam cansados,. mas esta modificação feita pelos técnicos sobre a amperagem, foi quando eles trocaram o tubo por um novinho em folha .
deste então a velocidade de corte abaixou muito.
de 22 pra 14. e este foi um dos motivos de transferir muitos arquivos que cortava na laser para a router, pois comecei a ficar com preço forfa DE MERCADO
depois disso eu fiz a troca por um tubo de 70wats, e este tubo, não foi usado muito tempo, porque eu tamben na época tinha comprado a CNC, e transferido 80 % dos trabalhos da laser para a CNC. como disse antes
Quando eles fizeram a modificação nos parametros, foi porque eles não tinham a certeza do porque que meus tubos trincavam, rapidamente.
depois com estudos feito por mim mesmo, e algumas modificações no sistema de refrigeração , minha laser melhorou e muito
sei que se aumentarmos muito a velocidade, perdemos qualidade no corte, mas isso aqui só acontece, quando, coloco de 25 para cima.
minha maquina tem um sistema que ligo para evitar que a cabeça comece a bater, para fazer cortes com velocidade muito alta,
isso só acontece quando coloco velocidade superior a 40.
este parametro que mencionaste é da sua laser de 60wats???
grande abraço
ricardo
-
Grande Ricardo,
É claro que não poderia deixar de participar é graças ao guia que todos nos participantes vamos aprendendo cada vez mais.
As configurações que te dei foi do laser de 80w. E já estou com ele á 18 meses, trabalhando em média 6 horas.
Abs.
Maquete ( Carlos Silva)
-
olá recentemente a minha laser chinesa tembem perdeu potencia, ela é nova e tem muito pouco uso, desmontei a lente focal e esta toda picada como se tivesse sido gravada pelo proprio laser, sera que o problema da perca de potencia esta na lente focal?
para substituição que lente devo escolher, a actual tem 1mm de diametro e 2 mm de espessura e um foco de 5,5 cm
agradeço a vossa ajuda.
esta ja é a 2ª laser a 1ª foi devolviada e esta veio substituir a 1ª começo a ficar desiludido.