Murilo,
Precisaríamos entender o que está acontecendo realmente - sua descrição precisa ser um pouco melhor e mais detalhada (se possível com fotos do problema).
Não sei das características mecânicas da maquina, mas me parece que há a possibilidade de uma série de pequenos fatores que poderiam estar contribuindo para ter problemas:
- motores relativamente fracos (mas é um comentário relativo, pois depende do tipo de transmissão de movimento - se correia dentada, fuso, cremalheira, reduções mecânicas etc)
- fonte de alimentação relativamente pequena = motores de passo perdem torque o quanto mais rápido rodam, então se o drive aceita alimentação mais alta, muitas vezes é recomendável que se trabalhe em tensões mais elevadas para minimizar problemas de torque e jogar a curva de aproveitamento mais para frente.
- Quantidade de micropassos = muitas vezes é mais negócio trabalhar com divisão de passos menor, explico: supondo o seu caso, onde estou acionando um fuso direto (sem redução entre motor e fuso) com passo de 5mm com este motor de passo.
Quando um motor de passo gira (no mundo perfeito) eu precisaria de 200 passos para dar uma volta completa - são duzentos impulsos, 200 passos que o PC precisa gerar para que ele dê esta volta, então o drive precisa de um certo tempo em cada etapa de cada passo para fazer a corrente crescer e cortar, assim sucessivamente em cada fase durante o giro - quanto mais rápido tento girar este motor, mais depressa o drive precisa acionar cada fase na sua sequencia logica para que o motor gire.
Se eu agora multiplicar por dez para que o drive gere 2000 passos para dar 1 volta. a velocidade de crescimento e corte da corrente necessária para cada etapa do movimento é muito menor e muito mais complicada de se obter - é por isso que pode estar ocorrendo perda de passos:
- muita subdivisão, fonte de alimentação pequena, ajuste de tamanho de pulso complicado...
Quanto mais tensão se tem na fonte, mais rápido a corrente chega no patamar exigido pelo motor, e menor os problemas de perda de passo...
Só para você ter uma idéia - eu tenho um conjunto de drives "Smile" especialmente preparados que usam uma fonte de 100 VDC alimentando motores de apenas 11 kgf numa máquina que tem uma pequena redução de 1.25:1 entre os motores e fusos (passo 5mm), e os drives funcionam com meio passo - a máquina vai facilmente a 8 metros/minuto sem absolutamente nenhuma perda de passos, e de quebra tenho deslocamentos centesimais exatos com ela...