ja vi oq é um cabo blindado. Então, meu painel tem cabeamento blindado na maioria das ligações, exceto fios de uma perna só, tipo o aterramento do inversor, aterramento da fonte, conexão daas chaves seletornas na porta do painel tbm são ligadas no inversor e na fonte. Estas ligações entre as chaves e os dispositivos internos do painel são também fios de cobre comum sem blindagem adicional além da cobertura deles mesmo. Os fios de sinal que vem do DB25 são fios de telefonia ou automotivos, fios de "eletronica" são mprateados identicos aos dos motores NEMA. Estes tambem não tem blindagem adcional. Poderia separar ele em 3 grpos e isolar . No caso dos demais fios não vejo muita alternativa de isolamento a não ser colocar fios maiores e fazer percursos neles internamente no painel com uma distancia um do outro.... n sei se isso resolveria.
Agora os cabos blindados: Cabos de alimentação 220 do trafo ao inversor, e do trafo a fonte, estes vem de fora do painel do trafo que ta no chão. Cabos de alimentação dos Drivers são blindados 2 vias, cabos de pulso dos drivers aos motores são blindados de 2 vias. Os motores vem com um conjunto de fios soldados internamente. São fios prateados em 4 pares a cada motor. Eu fiz uma ligação destes oito fios 2 a 2, ou seja de par em par, no Driver saem 2 cabos blindados de duas vias, cada via liga a um par específico de fios do motor nema. eu poderia remover esta fiação dos motores e colocar os cabos de duas vias soldados direto ao motor ou colocar um plug femea em cada nema destes de 4 polos de informatica, e deixar bem curto os fios que saem do nema23... hj estes fios tem uns 20cm são prateados não blindados e todos soltos unidos com abraçadeiras plásticas. um amigo me recomendou reetirar o inversor de dentro do painel, e ver se muda o efeito na usinagem
oq acham?