Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Laser => Tópico iniciado por: marcelodiego em 10 de Junho de 2015, 14:08
-
Ola.
Estou tendo problemas com uma máquina laser, e talvez alguém do fórum já passou pelo mesmo e possa me ajudar.
Quando inicio o corte de um arquivo ela não executa o corte por completo, corta em posições diferentes, as vezes sobre parte de uma peça que já foi cortada na mesma execução, a cada execução do mesmo arquivo a posições do curte muda. O erro ocorre em ambas as direções da maquina (X/Y), oque já elimina o problema ser em um motor ou drive.
Já foi testado os sensores de fim de curso, programa, alimentação e aterramento, troquei o computador (a placa é ligada via PCI).
Será que pode ser a placa?
Detalhes da maquina.
Marca : RAMGE, empresa nacional que foi a falência a alguns anos.
Placa controladora: GALIL DMC-1832
Drives: Panasonic MUDS043A1A
Motores: Panasonic MUMS042A1E0S
Canhão 100w.
Usada somente para cortar E.V.A
Alguém tem alguma ideia da origem do problema?
Desde já agradeço.
-
Fiz mais alguns testes.
Cortando uma peça pequena ela executa o mesmo arquivo corretamente varias vezes, depois começa a perder a posição.
-
Cara estou com mesmo problema que vc, meu caso é uma router, to usando controlador Mach3. Uma peça isolada é feita perfeitamente, quando são feitos repetições minha maquina executa os detalhes todos corretos na hora do corte (perfil) de finalizar mesmo as peças ela mantem as proporções e forma porem erra no posicionamento dos perfis em relação a detalhes previamente executados no memso gcode. Com certeza todos os 3 drivers funcionando 100%, minha duvida se pode ser a fonte fraca. Uso uma fonte de 24v e os drivers operam com 20 a 50v. Usei Artcam 2011, artcam 2008, com diferentes tipos de POSTp, e agora usei o Aspire Vectric 8, e deu a mesma coisa, paguei o vectric achando que o problema era no artcam e me dei mau... ajuda alguem!
-
Diminua a velocidade máxima da máquina (e a aceleração proporcionalmente) e teste - pode ser perda de passos...
-
Perdas de passo acarretariam numa perda de proporção ou forma, o que não ocorre aqui, as peças tem eprfeita forma e medidas, só que a posição dos cortes em relação aos detalhes internos das peças multiplicadas está errada, a posição. Detalhes importantes para esclarecimento do caso:
A maquina ate ontem executava o corte em perfeito posicionamento e posição mas estava "comendo" os angulos e cantos vivos dos vetores . Por este motivo me inidcaram que eu alterasse o campo "Stop CV on Angles" (45°) em configuração geral do mach3. Feito isto a maquina executou os detalhes como de costume, e manteve a proporção e medidas do perfil como de costume, parou de desbastar angulos e cantos dos vetores ( isso foio bom) porem começou a errar o posicionamento dos contornos de perfil em relação aos demais detalhes. Por este motivo creio que a perda de passo não é o problema, falta alguma configuração no Mach3 e eu preciso descobrir qual é. Desde ja obrigado.
-
Perdas de passo acarretariam numa perda de proporção ou forma, o que não ocorre aqui, as peças tem eprfeita forma e medidas, só que a posição dos cortes em relação aos detalhes internos das peças multiplicadas está errada, a posição
Não necessariamente - a perda de passos pode estar ocorrendo durante movimentações em velocidades altas entre os desenhos, mas durante as execuções a velocidade de corte é menor o que minimiza o problema...
Pode ser perda de passos por excesso de aceleração, de velocidade, por tamanho de pulso...
Faça os testes como sugerí e verifique se ocorre o mesmo problema.
-
Obrigado, vou testar sim! ;D ;D ;D
-
funcionoooooowwwwww wwwwwwwwwwww!
Diminuindo proporcionalmente vel e acel em x e Y e pronto! O problema eh a fonte de 24v com o set de tunning do jeito q tava reealmente perdia passo! Agora eh so produzir e juntar grana pra uma fonte de50v. obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
No meu caso era defeito na placa.
Acabei adaptando a maquina para trabalhar com uma placa chinesa.
Está trabalhando muito melhor agora.
-
Olá Fabio.
como eu disse anteriormente funcionou, mas no mesmo dia que eu mechi no Tunning ( Vel, Acel) dos motores, eu também coloquei um parametro na config geral, que foi o "Dist Tolerance CV", também configurado para 45.
No primeiro momento eu tinha angulos e quinas desbastados e desconsiderados, com perfeito posicionamento e proporção.
No segundo momento, eu ativei o "Stop CV on angles" com set em 45, oque corrigiu os angulos e quinas dos vetores, mas começou a errar a posição dos perfis em relação aos detalhes internos.
No terceiro momento eu modifiquei o tunning mas tbm adicionei o valor de 45 na tolerancia do CV. Agora estou na duvida se foi o tunning ou a tolerancia cv que corrigiu meu problema.
Marcelo, qual driver vc usava antes, e qual driver vc usa atualmente?
-
Marcelo, qual driver vc usava antes, e qual driver vc usa atualmente?
a desculpe, ja li novamente, sua maquina é a laser. que bom que resolveu
-
Murilo,
Provavelmente o erro de posição foi do tamanho de pulso...
Os ajustes de Velocidade Constante (CV) servem justamente para acertar a máquina de forma que faça seus movimentos relativamente suaves e sem perder a trajetória em curvas e quinas...
-
olá mais uma vez fabio,
Primeiramente Bom dia , parabéns por este fórum que é muito muito útil a comunidade do CNC !! ;D
Cara desde nosso ultimo contato ocorreram varias coisas e obstáculos, danifiquei acidentalmente ( por descuido meu) o meu spindle, ja comprei outro e só agora retomei o controle da minha Router.
Eu queria humildemente pedir sua ajuda mais uma vez. Após seguir suas orientações eu reparei uma melhora na usinagem, porem ainda está a quem do que deveria. Cortei um circulo pra testar e não ficou perfeito e as posições dos perfis nas peças multiplicadas ainda está ruim :o Me ajuda por favor...Gastei bastante nesta maquina e sai do emprego pra comprar ela, e agora ela será meu sustento... ;)
Eu modifiquei o tunning como vc sugeriu, vou descrever as principais caracteristicas da Router, e em seguida os valores do tunning
Motores Nema 23 19 KGF 3A
Drivers DM542 (on/on/off/off/off/on/on/off) Sw4 full Current Peak :2.84 Table : 2.03 Pulse 2000
Eixos de esferas. Y e Z 12mm e X 16mm
Mach3 Tunning:
(Y e Z iguais) Steeps: 500 / Vel: 2299.8 / Acel: 60
X Steeps: 200 / Vel: 2299.8 / Acel: 60
Stop CV on Angle: 45
Cv Dist: 45
-
Desculpe faltou falar, fonte 24 v... está no limite minimo dos Drivers :-\
-
Murilo,
Precisaríamos entender o que está acontecendo realmente - sua descrição precisa ser um pouco melhor e mais detalhada (se possível com fotos do problema).
Não sei das características mecânicas da maquina, mas me parece que há a possibilidade de uma série de pequenos fatores que poderiam estar contribuindo para ter problemas:
- motores relativamente fracos (mas é um comentário relativo, pois depende do tipo de transmissão de movimento - se correia dentada, fuso, cremalheira, reduções mecânicas etc)
- fonte de alimentação relativamente pequena = motores de passo perdem torque o quanto mais rápido rodam, então se o drive aceita alimentação mais alta, muitas vezes é recomendável que se trabalhe em tensões mais elevadas para minimizar problemas de torque e jogar a curva de aproveitamento mais para frente.
- Quantidade de micropassos = muitas vezes é mais negócio trabalhar com divisão de passos menor, explico: supondo o seu caso, onde estou acionando um fuso direto (sem redução entre motor e fuso) com passo de 5mm com este motor de passo.
Quando um motor de passo gira (no mundo perfeito) eu precisaria de 200 passos para dar uma volta completa - são duzentos impulsos, 200 passos que o PC precisa gerar para que ele dê esta volta, então o drive precisa de um certo tempo em cada etapa de cada passo para fazer a corrente crescer e cortar, assim sucessivamente em cada fase durante o giro - quanto mais rápido tento girar este motor, mais depressa o drive precisa acionar cada fase na sua sequencia logica para que o motor gire.
Se eu agora multiplicar por dez para que o drive gere 2000 passos para dar 1 volta. a velocidade de crescimento e corte da corrente necessária para cada etapa do movimento é muito menor e muito mais complicada de se obter - é por isso que pode estar ocorrendo perda de passos:
- muita subdivisão, fonte de alimentação pequena, ajuste de tamanho de pulso complicado...
Quanto mais tensão se tem na fonte, mais rápido a corrente chega no patamar exigido pelo motor, e menor os problemas de perda de passo...
Só para você ter uma idéia - eu tenho um conjunto de drives "Smile" especialmente preparados que usam uma fonte de 100 VDC alimentando motores de apenas 11 kgf numa máquina que tem uma pequena redução de 1.25:1 entre os motores e fusos (passo 5mm), e os drives funcionam com meio passo - a máquina vai facilmente a 8 metros/minuto sem absolutamente nenhuma perda de passos, e de quebra tenho deslocamentos centesimais exatos com ela...
-
Belissimas palavras mestre!
Meus fusos são de esferas e castanhas de esferas tambem, guias tipo trapezoidal ( com canais laterais de esferas) e patins de aço usinado em U.U , com chassis de titanio. 4 em X e Y e 2 patins em Z.
Cara tu me fez me entender direito.
Já imaginava que a fonte fraca influenciaria nos trabalhos mas não imaginava que tanto, vendo em números e exemplos entendo melhor a dimensão disto. Então a corrente peak table serve pra isto, quando chega ao pico ele da um pulso pro motor. Esta oscilação demaseadamente rápida em DipSwitch para 2000. Vou tentar tratar como posso por enquanto ainda não posso comprar a fonte apropriada. Vou experimentar diminuir o numero de pulsos por revolução no driver,testarei primeiro uma redução de 20%, alternando para 1600, depois tento 800
-
olá fabio,
Mais uma vez bom dia
Efetuei as mudanças nos Switchs dos drivers, de 2000 para 800 subdivisões ( pulsos ) por revolução, e mantive as configurações de tunning, apenas calibrei os motores fazendo teste de deslocamento, mas mantive as velocidades e aceleração. o resultado foi ainda pior, os perfis continuam com posicionamento incorreto em relação aos detalhes internos das peças....
-
Ok - Os drives precisam que os sinais de passo tenham uma sequencia inicial conhecida, e isso é controlado pelo tipo de sinal - nível alto ou nível baixo.
Vá no menu "Config > Ports & Pins", e na aba "Motor Outputs" procure a coluna "STEP LOW ACTIVE":
-Se estiver com um "X" vermelho, clique em cima da marca para transformar num "V" verde" - faça isso em todos os motores
-Se estiver com um "V" verde, clique para deixar com o "X" vermelho...
Experimente
-
fabio, farei o teste agora mesmo. Mais uma vez obrigado. Quero uma forma de enviar as fotos das usinagens pra vc mas não queria publicar aki no forum, teria um email?
-
fabio, mais uma vez obrigado. farei o teste agora mesmo, só que eu estava a lembrar da minha trajetoria pra programar esta router: No inicio eu conseguia com 2000 subdivisoes nos drivers, uma usinagem em condições perfeitas exceto pelo desbaste incorreto nos cantos vivos dos vetores. Me indicaram que eu modificasse Stop CV on Angles de 0 para 45, e CV Dist. Tolerance, de 0 para 45. Feito isto resolvi o desbaste errado nos cantos dos vetores porém começou uma odisseia, os perfis que até então estavam em posicionamento correto começaram a ficar totalmente assimetricos na sua posição em relação ao desenho. Ou seja, forma e medidas perfeitas e posicionamento incorreto. Mais recentemente vc me indicou a mudança das subdivisões, diminui então de 2000 para 800. As peças então continuam com o mesmo erro só que a posição dos perfis ficou aind amais assimetrica em relação aos detalhes internos da peça.... isso cansa né ? hehehe Mais uma vez obrigado. Quero uma forma de enviar as fotos das usinagens pra vc mas não queria publicar aki no forum, teria um email?
-
Pode enviar os arquivo para meu e-mail...
-
Eu não sei inserir imagens aqui, gostaria do seu endereço de email, procurei no forum e apenas achei um metodo de mensagem padrão de forum e desculpe a ignorancia eu não sei postar fotos em foruns
-
corrigindo, eu não sei enviar mensagem com anexo imagem através do email do forum, e gostaria de enviar para um email particular seu
-
Outro dado importantissimo sobre minha Router que eu não mencionei. Não disponho de placa controladora. Meu DB25 está plugado num macho, e atraz do macho tem contatos, soldei fios finos nos contatos dos machos e então eu liguei os fios direto nos borns do driver seguindo as numerações do tutorial. Funciona a maquina, e até fazia os perfis em posição correta no inicio mas depois que eu mudei este tal de CV bagunçou uma coisa pra corrigir outra
-
fabio, vou tentear enviar imagens
-
AAAH conseguii! 8)
Então, as imagens são apenas ilustrativas, o formato do perfil é real, mas eu modifiquei os detalhes do interior.
O importante é que:
Imagem 1-Na primeira imagem, vc vê o vetor no computador, que também seria um reflexo de uma usinagem quase perfeita ou perfeita, é o meu objetivo.
Imagem 2- No segundo quadro vc vê o resultado das usinagens com desbaste errado nos cantos, ignorando o vetor e até mesmo o código que simulado estava perfeito. Neste momento eu queria corrigir o unico erro dela o formato do perfil.
Imagem 3- No ultimo quadro, oq vc vê e a representação da usinagem atualmente. Para corrigir o desbaste indevido das quinas e angulos, Setei a pedido do fabricante da router, o "Stop CV on angles" ativando-o com 45°. E ativei tambem "Dist CV Tolerance" 45 Units. vc nota que ocorreu uma correção no formato. O resultado foi um perfeito formato do perfil, porem a sua posição em relação aos detalhes internos que era correta no quadro dois acima, agora ficou toda cagada. Ocorre um deslocamento na posição dos perfis sem destorção de forma nem proporção. Apenas a posição dos vetores vai se alterando com uma tendencia que vai da origem ao oposto e de baixo pra cima, sendo o canto oposto da origem o mais afetado e as primeiras peças prox a origem são " aproveitáveis" . preciso de ajuda Fabio, veja se as fotos te esclarecem algo por favor!
Ah e desculpa o flood ai cara mas é a necessidade de ajuda que é grande e o conhecimento no manuseio de foruns que ainda sou iniciante!
-
aparentemente é perda de passos - para isso é necessário analisar tudo - desde o PC de controle até como a máquina está montada.
Pode ser problema mecânico, pode ser eletrônico, pode ser ajuste de software, de geração de arquivo etc.
Antes de mexer nos ajustes de velocidade constante (CV) você disse que funcionava direito - volte atrás e vá testando uma coisa de cada vez - se alterar diversos parâmetros não se sabe o que pode estar ocorrendo...
-
blza, reparei que o comportamento também é oscilante, ela imprega resultados sensivelmente distintos executando o mesmo gcode. reparei também que diminuindo as subdivisoes no driver com a
OPÇÃO " STEEP LOW ACTIVE" LIGADA não solucionou o problema , mas visto sua explicação sobre fontes e como elas interferem no sistema, eu acho que a melhor opção é deixar mesmo como está .
Vou fazer oq vc sugeriu , retomar do ponto onde o erro era no formato dos angulos, tentar resolver na aba ALT+6 e desmarcar CV no general config...
-
Axoo que conseguiii!
Ainda é cedo pra comemorar, mas de qq forma, como excluir uma mensagem minha? ou retirar da rede as imagens que postei na mensagem ?
-
Como nós imaginávamos Fabio, deixei opção "stop Cv on angles" DESATIVADA, e o" dist tolerance CV" em 10 units, a usinagem foi como no quadro 2 de imagens que enviei, o posicionamento agora está correto e o formato está errado pois ele está desbastando as quinas. É um saco isso vc corrige uma coisa e erra outra . Alguem que estiver lendo este post e puder me ajudar ficarei grato!
-
Você sabe o que o valor de CV distance representa?
Sabe que não é simplesmente jogar um valor alí que fica bom, né?
`
Para exemplificar, no seu ajuste você está dizendo que o Mach3 deve considerar que a distancia para o controle de velocidade constante seja de 10mm - creio ser uma distancia bem grande para controle de alguma coisa, não?
Experimente ir diminuindo... veja o que acontece !
-
certo, e sobre o angulo do CV, ele tem stop cv on angles > (x), no caso todos os angulos maiores doque X serão considerados correto?
Vou tentar colocar Dist. em 1 mm e testar sei la, se não der certo eu pensei numa outra saida, usar um retangulo externo e fazer uma gravação inteligente no artcam, vai demorar mais pq ele vai retirar todo o excesso de madeira como fosse um desbaste 3d, mas acho que vai deixar tudo no seu devido lugar.
-
Olá pessoal, olá fábio, Boa tarde a todos!
Fabio eu fiz diversos testes com variações de dist cv , de 1mm a 0.01 e não obtive resultados satisfatorios. Foi então que tive a ideia de colocar um retangulo exterior aos vetores contornando eles, e no artcam coloquei o percurso de corte como sendo um percurso de gravação inteligente. Com CV angles 45, e tolerancia em 0.1, eu testei tres tipos diferentes de gravação para cortar as minhas peças: roast, offset e também a opção "somente perfilar". Nos tres casos a maquina executou corte das peças com exatidão perfeição forma posição tudo certo, parece outra maquina, sendo que a opção somente perfilar seria a com menor consumo de maquina. Ai fica a pergunta: Solucionado?
Na minha opinião seria caso pra outro topico talvez, no mach3, ou sei la, a efeito de produção eu consegui driblar o erro que pra mim ficou claro ser erro na programação do mach3, e eu quero descobrir oq seja.
Eu acho que isto elimina a posisbilidade de ser perda de passo fabio? corrija-me se eu estiver errado
-
Pela explicação está mais com cara de erro de criação de arquivo pelo artcam do que qualquer outra coisa...
-
ñão não fabio...
olha só, eu tenho até de fazer uma retificação aki, na verdade não ficam perfeitas as usinagens com gravação no lugar de perfil... ficam melhores, mas não ficam corretas. eu olhei direito com paquímetro e notei isto.
-
Alguma ideia ?
Cara não se trata de erro no CAM isto posso assegurar, pela explicação eu quis explanar que mudando a estratégia de corte tem um resultado melhor. Pra mim fica so a impressão de que tem algum parâmetro do mach3 que tem de ser mudado, talvez se eu uso outro controlador no lugar do mach resolva, pois sem CV a maquina acerta um lado e erra o outro, ao se colocar CV nas configurações ela erra oque acertava, e acerta oque antes errava. Na minha opinião isso não é Artcam pois ambos os resultados são obtidos de um mesmo arquivo código apenas mudando configurações no Mach3 .
Por favor pessoal me ajudem!
-
Fabio, Fiz a coisa certa e procurei na internet algum documento pdf que falasse sobre CV. Achei um tecnico Artsoft em um forum onde ele postou um pdf falando sobre isto. Fiz as seguintes alterações e obtive melhoras: 1-aumentei a aceleração de 50para 100 em todos os eixos,
2-coloquei a opção Dist CV em 0.1
3- Desmarquei a opção Stop CV angles.
4-Coloquei feedrate em 1 na tela Alt+6.
5-Aumentei a leitura watchDog de 20 linhas para 150 linhas a frente. Resultado: decréscimo de 70 % no tempo de usinagem que era 1 hora caiu pra 19 mintos, melhora muito significativa na qualidade da usinagem, vou aumentar um pouco mais a aceleração e diminuir um pouco a dist cv pra ver se chego na perfeição mas estou muito animado.
-
fabio boa tarde, boa tarde a todos
galera, mudei de endereço, e como de costume a simples mudança de endereço faz minha maquina parecer diferente, mesmo sem tocar em nenhuma configuração. mesma maquina mesmo computador mesma configuração tudo igual, mas aqui no novo endereço a maquina que antes quando errava era no corte, agora ta perdendo passo no eixo y violentamente. eu ja tinha conseguido resolver os meus problemas tava tudo estável, ate esta mudança.
relendo este post eu então decidi diminuir ainda mais as subdivisoes nos drivers, que estavam trabalhando com 800 subdivisoes agora está configurado para 400. mas notei medindo as usinagens de teste que o erro era apenas no eixo y. a pergunta é; eu preciso dos drivers todos com mesmo set nos switchs ou eu posso colocar diferente um do outro
grande abraço
-
tenho uma router maluca.
ja postei aqui no forum sobre meu problema e consegui algumas respostas mas nada foi suficiente para solução do problema. Preciso muio da ajuda dos senhores. vou resumir um pouco; eu comprei a oruter nova, a parte eletrica foi montada por mim e toda a configuração tbm. não possuo placa integradora, os fios de pulso que vem do plug db5 macho direto ligados aos borns dos drivers. ela nunca funcionou perfeitamente, mas até então eu só tinha um problema nos percursos do tipo PERFIL/CORTE/CONTORNO, e os demais percursos executavam perfeitamente. eu consegui apos alguma ajuda aqui no forum contornar o problema e até semana passada minha maquina estava na sua melhor forma. ME MUDEI DE ENDEREÇO E AGORA TUDO PIOROU. Antigamente ela errava apenas no corte, agora aqui no novo endereço ela perde passos em todos os tipos de tarefa, seja desbaste corte scallopamento , qualquer tipo. Codigos ja utilizados que antes estavam sendo executados normalmente agora ela faz tudo zuado. NOTEI DEPOIS DE USINAR, QUE ARRASTANDO MANUALMENTE A MAQUINA A POSIÇÃO DE ORIGEM , NO PAINEL DO MACH3 ELA APRESENTA VALORES DIFERENTES DO REAL, OU SEJA; PERDE PASSO. ONDE; EIXO Y. Vendo as imagens vcs poderão notar que que eu to falando.
obs; na segunda imagem tem um valor z -4 mas está correto é que ela estava realmente com altura inferior a origem. MAS O EIXO Z E EIXO X ESTÃO TUDO OK, O PROBLEMA É NO EIXO Y COMO PODEM VER NAS IMAGENS DA USINAGEM TBM. ontem eu diminui as subdivisoes do driver Y de 800 para 400 que é o minimo do driver, e não adiantou, ME AJUDEM POR FAVOR
TÁ DIFICIL SER FELIZ... :'(
-
A titulo de esclarecimento, isto é um case de iphone 7 feito em madeira. as linhas pretas mostram como estão as arestas dos orificios da case. orificio do plug de carregador e saidas de som do celular. estas arestas deveriam estar retinhas, mas estão inclinadas, a cada novo passo da maquina, que no exemplo da foto eh um escalopamento com noseball 3mm, a cada um dos 6 passos que ela fez neste percurso, ela ganhou aprox. 0.4mm de incremento na posição Y. no fim de 6 passos temos uma referencia de origem com Y=2,7 mm acima da origem quando iniciou o percurso. SABE TO CANSADO SÉRIO NÃO AGUENTO MAIS VELHO... NÃO TENHO DINHEIRO AGORA PARA UMA PLACA INTEGRADORA. E NÃO CONSIGO GANHAR DINHEIRO DESTE JEITO.
-
transportou empenou a maquina este ´e o seu problema
luciano
-
Manooo sim voce disse algo sim agora. inclusive no momento que o motorista a amarrou no seu carro eu senti que ele usou muita força e pedi pra folgar mais . mano sim sim que merda... ele usou esta corda que passou por entre as guias estruturais de aluminio. sao duas camadas quadradas de guias lineares unidas nas quatro corners por mais colunas da mesma guia medindo 63mm. ele usou um no e esta corda passava proximo da coluna direita posterior da máquina , forçando a maquina contra a mesa de madeira abaixo, se fosse mesa mais forte então seria mais fatal a máquina penso eu... a mesa de madeira aliviou os danos. Pois então se voce estiver correto, e tenho 95 por cento de inclinação a acreditar que voce está... será que se eu folgar e reapertar os parafusos ajuda... tambem tem sapatas de regulagem na maquina e na mesa abaixo... um melhor nivelamento ajudaria será...
-
mano acabo de cotar com paquimetro digital, e as distancias das guias de aluminio naval estão aparentemente regulares. pra ter certeza precisa de equipamentos que não disponho. de qualquer maneira, um empenamento do equipamento em sua estrutura teria que ser vizualmente detectável bem como mensurável para refletir negativamente no desempenho da maquina, bem como isto provavelmente se refletiria em todos os eixos em principal o eixo z que atualmente está com variações na minha mesa de trabalho de 0.2 mm no máx, isso com as sapatas corretamente niveladas. então não acho que seja empenamento. mas tá me parecendo mais um problema de passos mesmo. só no eixo Y como eu mostrei nas fotos...
-
Mudei até a frequencia kernel no desespero de 25 khtz para 35 khtz,
desativei CONSTANT VELOCITY e relacionados, ativei exact estop.
diminui a velocidade em todos os eixos de 3200x, 2800y, 1800z para 1600,1400 e 1200 no z
nos drivers todos com 400 subdivisões por revolução, minimo do driver.
fiz uma regulagem mais rigorosa nas sapatas da mesa usando uma regua micrometrica ,e utilziei app no iphone para calibragem fina na mesa do cnc.
executei o codigo novamente, tem fotos mostrando detalhadamente o problema. Em uma das iamgens vcs encontrarão uma area rachurada. desconsiderem isto é pq eu usei a madeira para teste e já havia sido trabalhada na face inferior da madeira, dai girei ela e refiz o teste no verso, mas reparem nas arestas da usinagem. se trata de um POCKET 2D do fusion 360. deveria obter faces perfeitas internamente como tava sendo antes da mudança :'( :'( :'( mas nota-se mais uma vez como eu disse a cada novo passo a maquina faz em uma posição mais acima em Y doque o anerior. Sendo um pocket de estratégia espiral, a cada revoluçao ela deveria preservar o centro, mas o eixo y a todo instante está movimentando alguns pulsos adicionais no momento de ascender no eixo, ou seja, no movimento vertical ascendente, no caso o sentido horário do eixo Y dá pulsos a mais,ou mais provavelmente no movimento antiorário do motor Y, ou seja na vertical descendente, ele perde passos. para identificar ao certo onde é o problema, vou cambiar os drivers entre os eixos mudando os conjuntos de borns nos drivers. se o problema persistir no mesmo eixo Y modificando os cabos em drivers diferentes, então o problema é no PC podendo ser; placa mãe, windows, instalação do mach3 , OU no MOTOR DE PASSO OQ SERIA RUIM... Se quando eu mudar os cabos de posição, O DRIVER Y provocar a mesma perda ao controlar o EIXO X POR EXEMPLO , ENTÃO O PROBLEMA SERIA NO DRIVER , estou certo ou errado. desculpem meu teclado ta faltando interrogação .
veja as fotos, vou cambiar os drivers entre os eixos e tirar mais fotos e botar depois...
-
refiz o teste realizando a troca dos drivers nos eixos, cambiei eixo Y com X , voltei o kernel pra 25khtz, retomei comfiguração de constant velocity, e não carecem fotos pois o resultado foi o mesmo.
o problema ou é no motor, ou é no computador.
nos Drivers, a configuração de correte é ; 2,84 A no pico, e 2,03 A
-
é isso emsmo, o problema persistiu no eixo Y com a mudança de driver, ou é no motor de passo zuado, ou o pc com alguma bruxaria , pra bruxaria só reza ou formatação, as vezes.... motor só outro... pode ser a fonte tbm mas bem pouco provável atrelar isto a um motor se for a fonte.... pode ser tbm os cabos do chicote elétrico Y isso tbm explicaria o problema...preciso de mais opnioes dicas ajudas eu to falando sozinh o :'( :'( :'( :'( :'( :'(
-
oh... tem alguma coisa de errada na forma que eu falo ? ou ngm vai com minha cara kkkkk eu tenho dois dias postanto aqui ninguem me ajuda
-
meus motores de passo são nema 23 19kgf, a corrente nominal de consumo dos motores é 4.2A, e a corrente de saída dos Drivers é de 1.6 a 4.2A ( ele então pode controlar perfeitamente motores que estejam neste intervalo) Minha fonte de alimentação é fraca para meu sistema eu bem sei disso. Eu uso uma fonte da minha antiga cnc, fonte tem saída 24Vac 15A. Os drivers tem um consumo de 1A, sendo assim ao trabalhar com máxima corrente nos motores, eu estaria ultrapassando o limite da fonte; 4.2x3 =12.6(motores) + 3x1 =3 Drivers, somando se tem 15.6A, por este motivo eu trabalhei sempre com a opção de 2.8 A em pico e 2.03A em pulso tendo asism uma folga confortável na fonte, somada a uma baixa velocidade no mach3 pra ter uma curva de aproveitamento melhor ( aprendi com o mestre Fabio hehe)
a dúvidas:
1- Trabalhar com baixa corrente ( abaixo da estabelecida pelo fabricante) nos motores pode danificá-los ?
2- eu posso ter configurações diferentes nos switchs dos Drivers? ( acho que é uma pergunta burra mas eu tenho esta dúvida sobre os switchs)
se os drivers puderem ficar diferentes eu posso mudar a corrente apenas no Driver Y, preservando a folga de corrente na fonte e melhorando o desempenho do motor ( caso o problema seja a baixa corrente por 2 anos de uso)
-
Murilo,
Eu pretendo dar algumas opiniões e espero que você compreenda que é como eu vejo a coisa...
Lendo seus posts anteriores, fica claro que você tem aí uma série de fatores que estão colaborando para ter fracasso atrás de fracasso.
:Fonte inadequada aos motores - em tensão e corrente...
Se cada motor consome 4A/fase e são 3 motores, você precisa de uma fonte que atenda pelo menos 75% da soma das correntes...
3 x 4 = 12A - a fonte precisa fornecer com garantias pelo menos 10A - parece que sua fonte velha atenderia "em corrente.
Trabalhe com a máxima corrente que os motores suportarem - sempre
Outro ponto importante - tensão de alimentação dos motores...
Se o drive suporta por exemplo 60 Vdc, alimente-o com uns 50 a 55 Vdc - 24 volts é pouco, e ahá uma tendência à perda de passos dos motores...
Trabalhe com a máxima tensão que o drive suportar (bem perto do máximo é claro)
Outro ponto importante - para evitar dores de cabeça: Interface decente...
Com uma interface você tem mais segurança nas conexões, e se a interface tiver por exemplo portas opticas de alta velocidade, segurança para seu PC, ainda mais se a porta paralela for onboard...
Limpeza da máquina:
Limpeza dos trilhos, fusos etc - importante para não ter problemas
-
cara então, to sempre limpando e lubrificando a máquina. Eu vou citar sobre as coisas que vc disse:
sobre a fonte, sim de fato tá fraca para a máquina que possuo, como eu disse é a fonte da antiga cnc mesmo.os driver trabalham de 24 a 50 V. de fato os motores vem trabalhando com baixa alimentação. Vou tentar aumentar apenas no Driver Y, a corrente.Quanto a interface, seria o computador cabos e tudo mais né ? os meus cabos de alimentação são p2 de cobre , eu acho que são de 5amperies os cabos. Já os cabos dos pulsos não são de cobre, eles são bem fininhos e dentro são us 8 fios prateados...
O computador possui saida db25 onboard, porém se trata de um pc antigo dual core...
-
bom dia fabio, bom dia forum
iniciando os novos testes hoje. analisei os dados tecnicos dos motores bem como dos drivers, e me surgiu uma duvida agora sobre o driver. Na pagina http://www.longs-motor.com/productinfo/detail_12_80_131.aspx (http://www.longs-motor.com/productinfo/detail_12_80_131.aspx)
temos uma tabela que informa dados tecnicos do driver. lá informa que o consumo do driver é 80w 6A. Isso significaria dizer que para ligar drivers eu preciso de 18A eh isso ...estou sem interrogação aki kkkk sim ou não....
-
Seus drives precisam de tensão de alimentação (para os motores) de até 50Vdc e suporta motores de no máximo 4A/fase
Precisaria de uma fonte que forneça uns 45VDC e pelo menos 10A para estar mais confortável.
-
então, minha fonte é 25v 15A. coloquei a corrente no driver y em 4.2, divisão de passos 400, velocidades baixas, e não adiantou. perdendo passo em y, a usinagem vai subindo ao longo de y a cada nova profundidade feita... não entendi uma coisa, vc disse fonte 10A , isso em tese não sustentaria meu sistema, ou eu estou calculando errado ... se cada motor tem necessidade de 4.2A, ainda tem o consumo dos drivers, que eu li agora 6A, isso daria 30A ao todo eh isso /..... preciso entender ate para comprar a fonte correta
outra duvida; eu trabalhei com este cnc desde quando comprei com esta fonte fraca, e alimentando os motores com corrente abaixo do especificado para ligação bipolar paralela, segundo kalatec isso exige 4.2 A e eu tva alimentando com 2.8A. a questão é se isso danificou os motores, no caso o motor Y, se sim os outros entao tambem sofreram desgaste e seria o motor x a bola da vez ja que o z trabalha menos
sao estas as duvidas
-
então, minha fonte é 25v 15A. coloquei a corrente no driver y em 4.2, divisão de passos 400, velocidades baixas, e não adiantou. perdendo passo em y, a usinagem vai subindo ao longo de y a cada nova profundidade feita...
Isso pode ser causado por alguns fatores já comentados anteriormente:
- Especificação do sinal (nível alto ou nível baixo)
Caso o nível de sinal estiver ao contrario do que se espera, haverá SEMPRE a perda de um passo a cada mudança de direção desse eixo.
Maneira de testar: coloque os drives na menor resolução (passo cheio) e crie um arquivo que faça com que se tenha um movimento alternativo (por exemplo da direita para esquerda e que se repita indefinidamente) - se estiver com o nível de sinal errado se percebe o deslocamento do eixo depois de algumas iterações.
Nivel de sinal de passo - pode ser alto ou baixo, depende do drive ou de testes
- tensão de alimentação relativamente baixa e corrente relativamente baixa para a velocidade, aceleração e esforços empregados.
É de certa forma comum que se o motor de passo esteja sendo alimentado com tensões relativamente baixas, uma falta de torque em velocidades relativamente menores do que se poderia obter, então veja o seguinte quadro: se a maquina tem fusos de passo muito curto, é normal o operador tentar velocidades de deslocamentos altas (ou o mais altas possível), e isso faz com que a faixa de rotação exigida seja alta demais para o torque que pode fornecer - o caso se agrava com fusos de rosca comum - o rendimento desses fusos é absurdamente baixo, roubando torque do motor...
O que se faz nesse caso? abaixa-se em muito a velocidade máxima e a aceleração do eixo envolvido em problemas para se fazer algum teste...
Como resolver? instala-se fusos melhores, com mais passo e melhor aproveitamento da força disponível.
não entendi uma coisa, vc disse fonte 10A , isso em tese não sustentaria meu sistema, ou eu estou calculando errado ... se cada motor tem necessidade de 4.2A, ainda tem o consumo dos drivers, que eu li agora 6A, isso daria 30A ao todo eh isso /..... preciso entender ate para comprar a fonte correta
Na minha forma de ver: você tem 3 motores que consomem 4A por fase cada motor. Com os 3 motores parados, o consumo (teórico) seria de 4A x 3 motores = 12A.
Como se trata de drives que funcionam por PWM, pode-se usar uma fonte que forneça pelo menos 70 a 80% da soma das correntes consumidas, então creio que uma fonte de 10A atenda.
Quer apelar para algo mais exagerado? Imaginemos que os 3 motores estejam alimentados e com as duas fases de cada um deles alimentadas - serão então 4 x 2 x 3 = 24 Amperes - a fonte precisa ser de pelo menos 18 A...
Eu tenho drives alimentados com 100 Vdc e uma fonte que fornece 10A no máximo - meus motores (unipolares) consomem cerca de 3A cada - minha fonte está folgada para eles...
Aí é com você...
Apenas por comentar - aqueles 6A que você leu se refere à um circuito de segurança interno - não tem nada a haver com os motores nem com o consumo de corrente real
outra duvida; eu trabalhei com este cnc desde quando comprei com esta fonte fraca, e alimentando os motores com corrente abaixo do especificado para ligação bipolar paralela, segundo kalatec isso exige 4.2 A e eu tva alimentando com 2.8A. a questão é se isso danificou os motores, no caso o motor Y, se sim os outros entao tambem sofreram desgaste e seria o motor x a bola da vez ja que o z trabalha menos
sao estas as duvidas
Eu acho difícil dar problemas em motor de passo - trabalho com isso a muito tempo e até hoje só encontrei 2 casos de motores queimados ou com defeito - e não foram causados por alimentação menor em tensão e corrente...
-
fábio acho que a gente tá chegando lá . faz muito sentido como sempre o que vc fala. mais uma vez obrigado.
Sim há uma perda de passo no eixo y e ela é uniforme, acabo de fazer um teste de desbaste e mais uma vez notei akele efeito similar a degraus na aresta inferior, no final da usinagem mais uma vez a maquina ao tentar retornar ao ponto origem, se deslocou a um ponto um pouco acima no eixo y. as posições origem x e z ficaram preservadas.
não manjo muito de g-codes e não sei as palavras que coloco no arquivo pra que ele repita este movimento
vai-vem, poderia colocar aqui para eu copiar num bloco de notas e salvar /...
eu utiliso fuso de esferas , não uso rosca comum não. Mas acho que voce tem razão sobre a perda de passo pois o eixo Y tem o menor passo de rosca, ou seja , ele gira numa frequencia maior do que o x que tem o calibre maior do fuso bem como o avanço maior. o fuso z é igual ao fuso Y, então se voce estiver correto, se isto for uma questão de sinal, o eixo z está apresentando o mesmo problema porem não é notado em usinagem tão facilmente quanto é notável e visivel em Y. para testar eu precisaria de um código de repetição como vc falou cujo qual não sei confeccionar. irei entretanto, trocar os motores Y e Z de posição. eles tem fusos iguais, se o problema se repetir no eixo y com o motor que antes tava no z, dai o problema seria no sinal. a questão é pq ele não se manifesta no eixo X /...só por ele ter avanço maior e frequencia de rotação menor /...
tem como mandar um código de teste ai /...
-
outra coisa, voce falou em sinal, se eu aumentar a frequencia do kernel para 5khtz resolve será /....
oque poderia ser feito para resolver /... compra de uma fonte mais forte e placa integradora resolve será /...
-
testando o z com uma furação repetida 50 vezes assim
G17
G0Z35.000
G0X0.000Y0.000S1200 0M3
G0X0.000Y0.000Z24.5 00
G0Z20.500
G1Z8.500F1200.0
G0Z24.500
G0Z35.000
G0X0.000Y0.000
G17
G0Z35.000
G0X0.000Y0. ... repetidas vezes
-
fiz o teste no z e no Y, similar ao mostrado acima. resultado é que o z está zerado, sem perdas, e o y como eu já havia constatado apresentou um deslocamento a cada vez que repetia o movimento ele apresentava uma posição a mais em y..coisa muito infima, que ao longo de 10 repetições apenas já somou um incremento de 4 mm no eixo y. como eu havia constatado na usinagem a perda de 0.4mm aproximadamente a cada vez que muda de diereção
-
não manjo muito de g-codes e não sei as palavras que coloco no arquivo pra que ele repita este movimento
vai-vem, poderia colocar aqui para eu copiar num bloco de notas e salvar /...
mais ou menos assim:
G21
G0 Y0
Y100
M47
Pode depois experimentar alguma variante - no lugar de G0 coloque G01 F500 (ou outra velocidade) e teste
outra coisa, voce falou em sinal, se eu aumentar a frequencia do kernel para 5khtz resolve será /....
oque poderia ser feito para resolver /... compra de uma fonte mais forte e placa integradora resolve será /...
Não tem nada a haver com velocidade de kernell - é se o sinal de passo está em nível alto ou baixo - janela config - portas e pinos - motor outputs...
-
aaaa so li agora ja estou em ksa... vou ver se consigo ir na minha oficina amanhã e testar isso ( não me deram chaves ainda os demais integrantes do ateliê)
mas agora lendo isto vc me deu uma divina luz da esperança suprema sabia fabio ?
Ocorre que na mudança anterior que fiz ( para o meu antigo endereço ) a máquina tva com os pulsos invertidos (provavelmente pq eu inverti os fios na hora de montar o painel elétrico que eu adiquiri no antigo endereço) ai para resolver o problema eu habilitei a opão STEP LOW ACTIVE e ai solucionou, será que é esta opção que vc tá falando ? Não to com o cnc aqui agora tá na oficina mas tenho certeza que esta opção está ativada
-
estava como eu informei, habilitada opção step low active no mach3 em motor outputs. mas tenho meses utilizando a maquina com esta configuração sem problema algum deste tipo, foi a meses atrás que fiz esta mudança de configuracão e por sinal esteve em seu melhor periodo até hoje a router. coisas da vida não dá pra entender infelizmente não tenho conhecimento suficiente pra compreender isto. vou reinstalar o mach e ver se resolve
-
só para deixar atualizado o post.
estive ontem na oficina , fiz alguns testes. retirando a opção STEEP LOW ACTIVE na janela "motor outputs" da aba port and pins, e executei um teste e notei a mesma perda de passo em y.
então decidi desinstalar o mach3 apagando todos os seus rastros e reinstalar o mach 3 e configurar do inicio, mas agora nada funciona!!!! HAHAHAHA não sei deve estar faltando algum detalhe já olhei endereçamento de porta e tudo, uma duvida, o protocolo EPP 1.7 e EPP 1.9 (na bios) fazem alguma diferença para o desempenho de pulsos? E o ECP ? tem tbm o BIDIRECIONAL ... pelo que li tem que ser porta LPT em EPP para funcionar né isso?
-
com uma instalação nova do mach3, e todas as configurações de calibrar motores eu fiz e testei a máquina, que me apresentou a mesma perda de passo no eixo y. Atualmente o driver y ta em full corrent(4.2) e os demais estão com 3,6 A em pico.
Em quesito de corrente, Posso com 15A alimentar 3 drivers dm542 e 3 nema 23 4.2A ? (desculpa isto ainda não ficou bem claro)
Amanhã ou talvez segunda testarei com uma instalação do windows xp 32bit recem isntalado.
-
cara faz como eu depois de perder os cabelos com mach3 comprei uma placa controladora que ncstudio ela e ligada direto na placa mae do pc e acabou meus problemas antes não podia nem mexer no mouse que a maquina já se perdia
-
cara faz como eu depois de perder os cabelos com mach3 comprei uma placa controladora que ncstudio ela e ligada direto na placa mae do pc e acabou meus problemas antes não podia nem mexer no mouse que a maquina já se perdia
sim meu cnc não possui placa integradora,eu liguei os pinos do cabo db25 direto nos drivers. Qual modelo e valor da sua placa integradora?
-
Mais uma atualização importante aos que estão acompanhando este thread:
se você buscar um pouco mais de informação você verá que o mach3, necessita de uma porta db25 (preferencialmente integrada onboard) com barramento LPT em protocolo EPP 1.5 acima ( enhanced Parallel Port ). Protocolo ECP pode não funcionar bem e gerar perda de passos como eu venho lendo. Na Bios da minha máquina la dá oficina, tenho a configuração BIDIRECIONAL no protocolo da porta LPT. Isto, em tese, significa que o PC decide quando usar ECP ou EPP. O problema é que ao mudar esta configuração na BIOS, meu windows 7 23bit trava na tela de login, só concluindo BOOT se tiver configuração que foi usada na sua instalação que é a opção BIDIRECIONAL.
Para solucionar este problema então, eu realizei uma instalação nova do Windows XP 32bit, utilizando de antemão o protocolo EPP 1.9 na BIOS. Mas ainda não realizei nem os testes preliminares pois tive que sair ontem da oficina cedo :-[ :-[ :-[ :-[ agora só segunda feira para saber. Mas pretendo fazer DUAL boot na máquina com win7 64, pois preciso do SOLID WORKS e FUSION 360 rodando tbm nesta mesma máquina só que em sistema separado. Segunda postarei os testes preliminares e espero que dê tempo de testes conclusivos tbm
-
cara faz como eu depois de perder os cabelos com mach3 comprei uma placa controladora que ncstudio ela e ligada direto na placa mae do pc e acabou meus problemas antes não podia nem mexer no mouse que a maquina já se perdia
qual modelo do seu card nc studio /...
-
Já tentei de tudo, preciso ajuda.
formatei windows XP32 bit em um OUTRO HD, fiz uma NOVA INSTALAÇÃO MACH3, a corrente no driver Y ta 4.2A, e no x e z tá 3.6A. Alimentaão da máquina é 24v. SUBDIVISÃO 400 em todos os drivers que é o minimo, apertei o acoplamento do motor no eixo Y ...
Feito tudo isto fiz testes e encontrei A MESMA MERDA DE PERDA EM Y .
realmente não sei oq fazer mais para solucionar, as opções restantes ao meu ver limitado, envolvem compra de peças que não posso no momento. se alguem entende de mach 3 , ou sabe outro controlador que possa solucionar isto favor deixe seu comentário. obrigado
-
Ou a porta está ruim, ou o drive está ruim...
Troca de pinos que alimentam os sinais do drive e testa...
Ahhh - lembrei - como você não tem interface, então vai dar um pouco mais de trabalho...
-
mais um vez o mestre me jogando luz no final do túnel. amanhã farei a modificação dos pinos e informarei o resultado. uma dúvida, no meu caso cada driver recebe 4 pinos, eu devo substituir apenas os dois que informa lá no mach , no meu caso x -2 e 3 (17 e 18)/
Y 4 e 5 (19 e 20) / z 6 e 7. (21 22). sugere então que eu troque apenas pinos 4 e 5 do eixo Y ou troca os quatro, 4, 5, 19 e 20 ?
quem tiver link de interfaces como nc studio e placas controladoras para drivers dm542 4.2 A 3 eixos, favor colocar link aqui não sei como começar a busca de uma placa controladora ainda....
-
qual esta versão do mach
http://blog.poscope.com/mach3-setup-tutorial-first-movements/ (http://blog.poscope.com/mach3-setup-tutorial-first-movements/)
eu nunca vi estas telas no mach
o que eu fiz foi apenas no eixo y,
antes x tinha pinos; 4, 5, 20 e 21. com a modificação que fiz fica 8, 9, 16 e 17 vou testar
-
qual esta versão do mach
http://blog.poscope.com/mach3-setup-tutorial-first-movements/ (http://blog.poscope.com/mach3-setup-tutorial-first-movements/)
eu nunca vi estas telas no mach
o que eu fiz foi apenas no eixo y,
ANTES NO EIXO Y EU TINHA OS SEGUINTES PINOS; 4, 5, 20 e 21. com a modificação que fiz fica 8, 9, 16 e 17 vou testar , SENDO 4 E 5 INFORMADOS NO MACH PASSARÃO A SER 8 E 9
-
fiz o teste como citado acima, e agora o eixo y não responde... mudei a numeração no mach seguindo o que foi modificado no cabo, e até reiniciei o windows e mach e o y não responde. existe algum local específico que pode colocar isto, se tiver vai ser necessario relocar todos os fios de todos os eixos...
-
já sei o problema kkk desculpa.... ai pra quem tá lendo é o seguinte... na verdade não se trata de uma lógica do mach3, mas sim arquitetura db25.Os sinais vem de 4 fios sendo dois neutros e dois fase. a pinagem precisa de sinal tipo GRD ou seja ground ou seja positivo + , e no db25 a zona GND é 18-25, eu to mudando o 16 e 17 do y para 24 e 25 e posto aqui o resultadooo
-
apos relocar os sinais do eixo Y para os pinos 8,9, 24 e 25 em um windows xp profissional recem instalado com mach3 em configuração padrão , devidamente calibrada a máquina apresentou perda de passo no eixo Y. infelizmente não tenho como dormir no local onde meu cnc se encontra , então cada dia para mim conta muito. ajudem socorro
-
qual esta versão do mach
http://blog.poscope.com/mach3-setup-tutorial-first-movements/ (http://blog.poscope.com/mach3-setup-tutorial-first-movements/)
eu nunca vi estas telas no mach
o que eu fiz foi apenas no eixo y,
antes x tinha pinos; 4, 5, 20 e 21. com a modificação que fiz fica 8, 9, 16 e 17 vou testar
alguem se habilita dizer qual é esta versão do mach 3
-
Provavelmente a última versão - 3.043.066
-
suspeito, após conversar com @soette, que o problema seja a proximidade dos cabos de alimentação do eixo y e do spindler. Interferencia magnética.... um com 240voltz outro fio com 24v juntos pode ser o problema...
de qualquer forma vou comprar a interface hoje
-
oq pode ser feito quando se tem interferencia de campo magnético dentro do seu Painel elétrico ?
interferencia entre inversor e drivers por exemplo, ou cabeamento dos mesmos...campo eletromagnético pode gerar perda de passo ?
-
Claro!
Você deve ter lido em diversos lugares que a gente recomenda o uso de interfaces, de cabos blindados, de aterramentos etc...
-
não na verdade não li sobre isso ...a interface ajuda nisso na diminuiição do ruído magnético? como seria este cabo blindado?
-
E porque sempre trabalhou de boa e agora do nada deu isso? kkkk meio doido eu não entendo direito mas acredito nisso
-
ja vi oq é um cabo blindado. Então, meu painel tem cabeamento blindado na maioria das ligações, exceto fios de uma perna só, tipo o aterramento do inversor, aterramento da fonte, conexão daas chaves seletornas na porta do painel tbm são ligadas no inversor e na fonte. Estas ligações entre as chaves e os dispositivos internos do painel são também fios de cobre comum sem blindagem adicional além da cobertura deles mesmo. Os fios de sinal que vem do DB25 são fios de telefonia ou automotivos, fios de "eletronica" são mprateados identicos aos dos motores NEMA. Estes tambem não tem blindagem adcional. Poderia separar ele em 3 grpos e isolar . No caso dos demais fios não vejo muita alternativa de isolamento a não ser colocar fios maiores e fazer percursos neles internamente no painel com uma distancia um do outro.... n sei se isso resolveria.
Agora os cabos blindados: Cabos de alimentação 220 do trafo ao inversor, e do trafo a fonte, estes vem de fora do painel do trafo que ta no chão. Cabos de alimentação dos Drivers são blindados 2 vias, cabos de pulso dos drivers aos motores são blindados de 2 vias. Os motores vem com um conjunto de fios soldados internamente. São fios prateados em 4 pares a cada motor. Eu fiz uma ligação destes oito fios 2 a 2, ou seja de par em par, no Driver saem 2 cabos blindados de duas vias, cada via liga a um par específico de fios do motor nema. eu poderia remover esta fiação dos motores e colocar os cabos de duas vias soldados direto ao motor ou colocar um plug femea em cada nema destes de 4 polos de informatica, e deixar bem curto os fios que saem do nema23... hj estes fios tem uns 20cm são prateados não blindados e todos soltos unidos com abraçadeiras plásticas. um amigo me recomendou reetirar o inversor de dentro do painel, e ver se muda o efeito na usinagem
oq acham?
-
não na verdade não li sobre isso ...a interface ajuda nisso na diminuiição do ruído magnético?
Isso com certeza você não leu, mas leu que é absolutamente comum o emprego de cabos blindados para sinais de toda espécie...
como seria este cabo blindado?
https://www.google.com.br/search?q=cabo+blindado+de+comando&ie=&oe=#spf=1 (https://www.google.com.br/search?q=cabo+blindado+de+comando&ie=&oe=#spf=1)
-
Já foram dadas as dicas de como tentar resolver... agora cabe a você resolver...
-
E porque sempre trabalhou de boa e agora do nada deu isso? kkkk meio doido eu não entendo direito mas acredito nisso
É como os Americanos dizem: "Shit Happens"... acontece.
Aqui mesmo no Fórum há um outro colega (Paulo Boids) que está com um problema parecido...
-
então, entrei em contato com a LAPP BRASIL, que vende os cabos blindados de vários tipos de uma industria alemã... n sabia que tinha nacional tambem! LEGAL vou conferir.
Comprei uma interface baseada em MACH e uma de arduino R3 baseada em GBRL que pretendo usar na controladora TB6560 que já possuo da máquina anterior.
Ocorre que comprei até outra placa mãe , a que tinha pifou, blindei os cabos eu mesmo com aluminio e dupla face, n ficou mto bonito mas ACHO que ficou funcional, Retirei o Inversor de dentro do Painel, coloquei ele trabalhando do lado de fora e testei. Resultado perda de passo ainda maior doq antes no mesmo motor do mesmo eixo Y. Realizei ainda outro teste com inversor desligado... após 15 transições ida/volta do eixo y, a perda de passo foi de 10mm, tanto com inversor/spindle desligado ou ligado estando o inversor fora do painel... acho que dá pra descartar a falha por ruído magnético... Começo a reforçar a hipótese de que o MOTOR DO EIXO Y está ruim e piorou com o passar das ultimas 4 semanas de testes. Os Circuitos de mach 3 e GBRL que comprei chegam em 10 dias, e to pensando em colocar um NEMA 23 9KGF para substituir o motor hipoteticamente defeituoso. Planejo colocar este motor de 9kgf no eixo Z, o problema é que ele tem 6 fios e não sei como ligar eles no meu driver dm542. Saberia ligar tudo na TB6560, mas quero testar com o driver. Alguem sabe como ligar motor nema 23 9KGF 6 fios em driver DM542 ?
-
[/quote]
É como os Americanos dizem: "Shit Happens"... acontece.
Aqui mesmo no Fórum há um outro colega (Paulo Boids) que está com um problema parecido...
[/quote]
http://www.guiacnc.com.br/eletronica-163/motores-falham-pulso/msg220105/#msg220105 (http://www.guiacnc.com.br/eletronica-163/motores-falham-pulso/msg220105/#msg220105)
o problema dele era o laptop.... mas oia meu caso como é bem mais doido !!!!
-
o problema dele era o laptop.... mas oia meu caso como é bem mais doido !!!!
E o seu pode ser o computador também...
-
Seu problema tb pode ser pela regulagem errada da corrente dos motores.
Já vi muita máquina se comportar estranhamente por isso.
Alguem sabe como ligar motor nema 23 9KGF 6 fios em driver DM542 ?
Se o motor for igual o do video (C051),
https://www.youtube.com/watch?v=WyPwAt64aOc (https://www.youtube.com/watch?v=WyPwAt64aOc)
a sequência deve ser:
Vermelho
Amarelo
Azul
Laranja
ou
Vm
Am
Lar
Az
-
Pessoal, quero primeiramente agradecer a todos que de alguma maneira tentaram me ajudar, principalmente o Fabio e o Soette, que trocou mensagens comigo no telefone na tentativa da solução. Eu descobri entretanto o problema sozinho mas sem duvida a bateria de testes e modificações que fiz na parte elétrica da maquina vão surtir efeito positivo também. O problema foi identificado como problema MECÂNICO! Sim, meu acoplamento flexivel estava desgastado, possibilitando que o eixo do motor patinasse dando impressão de perda de passo. Eu notei que a perda vinha aumentando quanto mais eu mexia e testava. O parafuso do acoplamento estava no máximo de aperto, porém houve um desgaste no acoplamento. Solução foi abrir um furo no acoplamento com rosca para um parafuso bujão alie, que agora trava direto no eixo do motor! Acabei comprando semana passada uma interface R3 arduino baseada em GBRL para operar com minha antiga TB6560, e tambem comprei uma interface baseada em mach 3 para operar com meus Drivers DM542. Não seria necessário se eu tivesse descoberto isto antes mas não me arrependo das compras com certeza vão melhorar o desempenho da máquina, e além disso terei um sistema backup do arduino caso algum driver me deixe na mão :) :)