Atualizando o tópico:
Realizei a primeira limpeza da maquina laser. Infelizmente não tirei fotos de antes e depois.
Ocorreu que: O tubo esta impregnado como se tivesse criado limo, algo que acredito ajuda a superaquecer mais rápido.
Bom realizei a limpeza do tudo em 3 etapas:
1ª etapa: Liguei apenas a bomba de água, com o ciclo invertido, pois assim seria mais fácil desprender as partículas, isto ocorreu durante 6 horas, após esse tempo, coloquei no sentido normal, por mais 1 hora (poderia ter deixado 2 horas).
2ª etapa: troquei a água suja por água limpa para realizar a remoção da água usada anteriormente, para isto foram 2 horas no sentido normal.
3ª etapa: troquei a água usada para limpeza por uma limpa.
Bom, e qual a fórmula ?
R: 20 litros de água mineral + 4 litros de água sanitária.
Resultado, o tubo internamente está limpo, somente nos pontos de soldagem do vidro e sobre a parte metálica da lente do tubo que não está 100% o resto ficou como novo, me surpreendi.
Porém agora ainda tem uma... e é uma dica importante.
Não adianta botar produtos de limpeza se a água não for filtrada na entrada, pois a sujeira irá circular da mesma maneira, assim, um simples e eficaz filtro é uma esponja, compre uma esponja que não seja densa, pois irá atrapalhar o fluxo de água, a esponja impedirá a entrada de qualquer sujeira no tubo, assim, terei um tubo limpo por mais tempo, somente precisarei trocar a dita esponja.
A esponja estará de forma definitiva no meu sistema de refrigeração, tanto nas horas de limpeza quanto no uso cotidiano.
Espero que possa ajudar aos amigos com maquinas laser e sistemas de refrigeração artesanais.
Att.,
Eliseu André