Ricardo, boa tarde
Fiquei "curioso" sobre sua pergunta de como cobrar o serviço a ser feito.
Não sei se você tem uma empresa, ou esta começando a prestar este tipo de serviço.
Não sei se será útil, mas fiz uma planilha simples em excel para calcular os custos, impostos e preço de venda de um produto produzido.
Não tenho aqui a pretensão de discutir cálculos de custo mas apenas auxiliar num cálculo rápido.
Considerei:
Mão de Obra Direta: desenhista, operador da CNC, embalador, etc ( normalmente nós mesmos fazemos tudo
)
Mão de Obra Indireta: motorista, secretária, porteiro ( segue a mesma observação acima)
Insumos: materiais utilizados para fabricação como a chapa de acrilico, cola, entre outros, inclusive considerando a perda
Custos fixos: aluguel, telefone, luz, etc
Impostos: considerei apenas 3: sobre mão de obra, IPI e ICM.
Para o preenchimento dos insumos (materiais) utilizando o seu exemplo da chapa, eu coloquei da seguinte forma:
Supondo que a chapa inteira custe R$ 800,00 com perda de 10% e vou utilizar metade dela. Na planilha coloquei estes valores e na quantidade coloquei 0,5 ( 50%), ou 2,5 de vou utilizar duas chapas e meia.
Para o preenchimento da Mao de Obra (direta ou indireta), colocar o valor do salário total e na aba final indicar os impostos
Eu coloquei algumas "caixas azuis" explicando as entradas, que estão em "amarelo" na planilha.
Espero ter ajudado
Ari