Gil, não complica meu filho...
O ar ali apaga o fogo, geralmente no acrílico, como se sopra uma vela.
Outra coisa, o Co2 tem alta compressão, e ao se expandir a temperatura vai la embaixo ajudando mais ainda, o problema é o $$$... Em alguma aplicação especifica quem sabe...
Rodrigo.
Compressor é uma coisa que se usa muito dependendo da oficina, Eu tinha um compressor velho que meu pai me emprestou, mas era bem fraquinho... Construi uma plasma pra mim e resolvi comprar um compressor dedicado pra ela, ai comprei esse laranjinha que segundo as especificações iria atender a plasma com uma pequena folga.
https://www.dropbox.com/s/zoel9vdwl4d246r/2015-12-17%2010.08.50.jpg?dl=0Acontece que a vazão dele não era nem metade da rotulada e não aguentou acompanhar a plasma, acabei encostando e usando o meu velhinho, mas meu pai pediu ele devolta e comprei um da Einhell:
https://www.dropbox.com/s/y27df0zl0qtl93q/2015-12-17%2010.09.08.jpg?dl=0Que aguentou bem a plasma, mas não segurava a onda da oficina toda, quando cortava na plasma e pintava, ou usava a lixadeira pneumatica, ele arregava, já estava cansado da plasma ficar parando, perdendo posição, tinha que voltar, etc... Ai enfezei e comprei um de 7.5hp, que alem de tudo é mais silencioso:
https://www.dropbox.com/s/pegnuvm81pnx4fo/2015-12-17%2010.11.31.jpg?dl=0Estou vendendo o laranjinha ou o Einhell, um dos dois, pois o que sobrar vou dar pra minha irmã por no consultório odontológico dela quando ela formar.
Se tiver interesse manda MP.
Sobre a vazão necessária, não se tem nada certo sobre isso, é meio no olho mesmo, mas é pouca coisa, não precisa de muita coisa como uma plasma, só pra dar um leve sopro na caneta. Tem maquina que o exaustor é tão forte que nem usa ar comprimido na caneta, mas eu não recomendo para maquinas mais forte pois a lente esquenta um tanto considerável e o ar ali também refrigera ela.