Olá boa noite a todos!
Tenho uma máquina de corte laser 60w a quase 3 anos. Em dois anos funcionou perfeitamente. Os problemas começaram quando nos cortes começou a sair um risco duplo e mesmo alinhando o risco não sumia. O feixe duplo saia diretamente do tubo pois no primeiro espelho já se viam duas marcas (nunca tinha visto isso antes). Depois a maquina simplesmente parou de cortar. Ela fazia o trajeto mas o laser não saía. Além disso a maquina começou a fazer um pequeno barulho quando o braço do eixo X trabalhava. Notei então que a máquina não voltava ao ponto inicial. Para desenhos menores era quase imperceptível. Mas para desenhos grandes a diferença chegava a 5, 6 mm.
Foi trocado o tubo, a fonte. O risco duplo sumiu mas ainda assim o laser falhava. Descobrimos que a questão do laser não sair era um problema no sensor do chiller. Este tb foi resolvido.
PORÉM... continuava o problema de não voltar ao ponto inicial. Desmontaram a maquina toda, limparam, remontaram. Foram trocadas as polias. A maquina voltou a funcionar, porém percebi que o eixo X estava pontilhando o corte. Continuei trabalhando com ela assim, mas foi piorando cada vez mais (a maquina chega a trepidar no eixo x).
Agora o braço trava, enrosca de um jeito, patina, como quando bate nas laterais e o motor continua girando. Faz um barulho enorme e simplesmente aqueles milimetros de diferença viraram centímetros. E assim, uma hora funciona perfeitamente (mas com os pontilhados) e em outro momento, inicia o corte legal mas em seguida enrosca novamente.
O problema é tão somente no eixo X. O corte no y está perfeito!
Outra coisa que notei é que depois que desmontaram e remontaram a maquina, os cortes estão dando uma pequena diferença em escala de tamanho. E quanto maior o desenho, maior a diferença. No caso, se coloco um quadrado de 100x100mm para cortar ele corta 98x98mm, algo assim.
Eu estava realmente crente que o problema era mecânico, no entanto, o que mais me deixa confusa é que hora funciona e hora não (mas os pontilhados sempre lá). E quando faço o teste ele nunca trava. Já alterei velocidade e nada. Chego a pensar se não seria configuração (e se for aí ferrou...).
Outra questão interessante: hoje fiz cortes pela manhã. A 1ª "leva" foi bem (mas sempre com os pontilhados o que dificulta muito o destaque das peças...). Porém na 2ª, ao final do corte a maquina tentou voltar ao ponto inicial e parou na metade do caminho. Desliguei a maquina, reiniciei e esperei. Executei o "DATUM" e para minha surpresa a maquina se perdeu. Ela empurrava o bico para o lado oposto batendo na lateral. Tive de reiniciar a maquina 3 vezes e ai ela executou corretamente o comando.
Eu realmente já não sei mais o que fazer. Já se foram mais de 4 mil em visita técnica, peças e nada...
Importante: ao movimentar o braço com a maquina desligada, se for em movimento lento ela não trava. Mas se for num movimento um pouco mais rapido, patina. E ela pula.. (faz um toc toc) compassado. Não no mesmo lugar, mas com intervalo de tempo iguais.
Alguém teria alguma dica do que poderia ser o problema? Motor de passo, configuração, correia tensa?
Agradeço se alguém puder me dar uma luz pois meu sustento vem todo desse trabalho e sem conseguir trabalhar estou me afundando e minhas reservas se foram tento arrumá-la (desespero geral...)!
Obrigada de coração!
PS: Perdão pela extensão da mensagem, mas quis explicar certinho o que se passa... talvez assim alguém tenha uma ideia mais clara do que pode ser o problema.
Grande abraço amigos!