O Laser de Co2 corta chapa de aço, aluminio, etc... De qualquer espessura, tudo vai depender - Logicamente - Da potencia empregada.
Um laser co2 de 500w por exemplo vai cortar aços finos sem uso de oxigenio. Já o de 150w corta 1mm no maximo com rios de oxigenio e o custo torna proibitivo.
O Oxigenio auxilia no corte e "aumenta" a potencia do laser, digamos assim... Outro gás que "aumenta" ainda mais é o Oxido nitroso (N²O). (E alguns oxidades liquidos que são tão ignorantes que em testes aqui pingou no trilho com graxa e a graxa entrou em combustão
)
Existem laser Co2 (que não são do tipo de vidro selado, como estamos acostumados) de milhares de Watts que cortam chapas super grossas sem gastar rios de oxigênio:
Nos fabricamos esses sistemas sob encomenda, em breve vou postar um video das coisas que ja fizemos. Sobre o cabeçote especial:
O laser tem o mesmo problema que o plasma para cortar materiais finos (a chapa empena com o calor) e a altura de foco muda. Então é necessario um THC que acompanha essa variação.
Já fiz umas brincadeiras com um cabeçote desse, é simples, uma bobina induz na chapa e uma segunda bobina detecta a variação da corrente de Foucault e baseado nisso um micro-controlador processa os dados e acerta a altura.
Vou ver se acho um video dessa cabeça aqui no PC.