voltei.
achei o que eu estava procurando.
muitas informações muito boas e importantes para quem
esta começando nesse mundo do laser como eu.
o link
http://www.thefabricator.com/article/lasercutting/the-importance-of-focal-positions-in-laser-cuttingeu tenho o tradutor que faz o trabalho e facilita a minha vida.
quem não tiver eu posso pegar as informações e postar elas aqui.
uma cópia de uma parte do texto
Da mesma forma que a intensidade do sol, afecta a capacidade de a lupa para concentrar e criar um tamanho de mancha eficaz, o mesmo acontece com a influência do feixe de laser-prima como também pode focar a sua energia e o tamanho do ponto focado que os resultados. Aqui é a regra geral: quanto maior o diâmetro do feixe-prima, quanto maior o diâmetro da cintura, resultando focal, e quanto mais o ponto focal é projetado a partir da lente.
Outra forma de mudar o tamanho do local de forma eficaz é através de uma lente com um comprimento focal diferente eficaz (EFL). Isto cria não só um tamanho de ponto diferente, mas também uma profundidade de focagem (DOF), como ilustrado na Figura 3 . Tenha em atenção que não é apenas DOF onde o feixe é menor (cintura focal), mas também inclui uma gama imediatamente antes e após o menor tamanho de mancha.
Como um exemplo de mudar o tamanho do ponto e DOF, considere um CO 2 do feixe de laser com um comprimento de onda de 10.600 nm, a 20 mm de diâmetro do feixe em bruto, e um M 2 , de 2. Se passar este através de um feixe de 3,75 polegadas da lente (95,25 mm), o diâmetro ao nível da cintura focal seria aproximadamente 128 microns (0,128 mm). Agora, se substituir a 5-in. (127 mm) da lente, através do feixe de 20 mm mesmo cru, o diâmetro ao nível da cintura seria focal 170 microns (0,170 mm). Ao mesmo tempo, uma alteração da profundidade de focagem entre as duas lentes iria ocorrer. A 3,75-in. lente terá um DOF de aproximadamente 1,2 mm, em comparação com um DOF de 2,16 milímetros para o 5-in. da lente (veja Figura 4 ).
Ainda uma outra consideração que pode alterar a projecção do ponto focal do feixe é uma mudança na parte da frente de onda do feixe antes que este atinja a lente. A frente de onda do feixe de cru pode ser descrito como ou convergente, em paralelo, ou divergentes. No caso de uma frente de onda de convergência, o feixe é essencialmente ficando cada vez menor à medida que viaja. Como esta frente de onda atinge a lente convergente, a projecção de foco resultante é menor do que a de uma frente de onda paralelas devido ao menor diâmetro do feixe de projecção, na parte superior da lente. Por outro lado, resulta uma focagem onda divergentes da frente num projecção ponto focal mais do que a de uma frente de onda paralela, devido à maior diâmetro do feixe projectado na superfície superior da lente (ver Figura 5).
vale a pena ler.