A condensação no tubo ocorre se a temperatura da água for menor ou igual a temperatura de ponto de orvalho, que por sua vez depende da umidade do ar e varia de localidade para localidade no Brasil, a estação do ano, ....
Há locais muitos secos, muito úmidos, ..... Por exemplo, em Manaus, onde a umidade é elevada, qualquer temperatura não muito baixa causa condensação. Além disso, o uso de ar condicionado na oficina abaixa o ponto de orvalho, pois "seca o ar".
É o famoso fenômeno do "copo suado".
Se o tubo trabalha com algum aquecimento decorrente do uso, estando acima da temperatura ambiente, não deve ocorrer condensação.
É como eu já disse em outra discussão, "potência sem controle não é nada". Quente é ruim, mas frio demais também é ruim.
Então, em tempo quente, a temperatura da água 19 a 22 está bom, mas em tempo frio (dependendo), aí pode ficar em torno dos 24 ou 25 graus para evitar a condensação, é isso?
É basicamente o contrário, mas ....
O que leva à condensação da umidade (ex.: um "copo suar") não é a temperatura ambiente, mas sim a umidade relativa. Quando a umidade for elevada, a temperatura da água (para evitar a condensação) deve ser mais elevada. Quando a umidade for baixa, a temperatura da água pode ser menor.
Existe uma coisa chamada "ponto de orvalho", que é a temperatura na qual ocorre a condensação da umidade ambiente. Num ambiente muito úmido essa temperatura de "ponto de orvalho" é mais alta, num local mais seco, o "ponto de orvalho" é menor.
E também, se a umidade relativa aumenta, o "ponto de orvalho" também aumenta e vice versa.
O "ponto de orvalho" geralmente é menor que a "temperatura ambiente". Por isso um copo só "sua" se a temperatura do copo for mais baixa, o quão mais baixa é função da menor umidade.
Mas há lugares frios onde a umidade é alta, por exemplo, em Curitiba de manhã. Por isso, dependendo da temperatura, ocorre a geada ou apenas o orvalho da manhã.