Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Linux => Tópico iniciado por: rymaeda em 04 de Agosto de 2015, 17:18
-
Prezados,
Tenho aqui um desses microscópios USB, que são vendidos nos dealextreme da vida, utilizo para verificar fresas V, trilhas de circuito impresso, e acopladas à máquina CNC fazer algumas medidas com boa precisão, mas sempre utilizando o microscópio USB acoplado ao notebook pois testei no programa Cheese na máquina Linux e a geração de imagens é muito lenta. A CPU é um P4 1.8GHz.
Até já tinha visto na wiki do LinuxCNC que era possível integrar uma webcam ao LinuxCNC mas diante do péssimo desempenho que já havia experimentado com o Cheese não me interessei muito pela coisa, até hoje cedo quando resolvi tentar fazer a coisa funcionar. E funcionou!
Notei que a velocidade em que a imagem é atualizada na tela depende do tamanho dela na janela, então diminuindo se o tamanho da imagem melhora o desempenho.
Em se tratando de Linux, infelizmente, minha relação é de tentativa e erro mas vou tentar colocar um passo-a-passo que seja um pouco mais fácil de seguir do que aqueles que consultei.
Para integrar uma webcam ao LinuxCNC é preciso que haja um programa externo que suporte a camera. Aqui testei dois programas o 'mplayer' e o 'camview-emc'.
***MPLAYER***
Para fazer o 'mplayer' funcionar é mais fácil, deve-se instalá-lo com o 'synaptic' que é o instalador de programas do ubuntu:
[System]->[Administration]->[Synaptic Package Manager] onde se deve procurar o 'mplayer' e instalá-lo.
Depois deve-se editar o aquivo NOME-DA-CONFIGURACAO.ini (localizado em 'NOME-DO-USUARIO/linuxcnc/configs/NOME-DA-CONFIGURACAO/') adicionando as seguintes linhas na seção [DISPLAY]:
EMBED_TAB_NAME = MPlayer
EMBED_TAB_COMMAND = mplayer -wid {XID} tv://0
Pronto basta conectar a câmera e (re)iniciar o LinuxCNC. :)
***CAMVIEW-EMC***
O 'mplayer' além de ser mais fácil de instalar, tem menor atraso na geração das imagens mas o 'camview-emc' oferece linhas e círculo de referência que podem ser bem úteis.
Para instalar o 'camview-emc' o 'synaptic' também pode ser utilizado, porém o 'camview-emc' só está disponível em psha.org.ru, por isso para incluir esse repositório devemos proceder da seguinte forma:
No 'synaptic' acessar [Settings]->[Repositories]->[Other Software]->[Add] e informar a linha seguinte:
deb http://psha.org.ru/debian/ (http://psha.org.ru/debian/) NAME-OF-YOUR-DISTRIBUTION contrib
Onde NAME-OF-YOUR-DISTRIBUTION pode ser 'precise', 'lucid' ou 'hardy', conforme a distribuição sendo utilizada:
precise (ubuntu12.04), currently only camunits packages,
lucid (ubuntu10.04)
hardy (ubuntu8.04), only small subset of packages
Mantendo o espaço antes e depois de NAME-OF-YOUR-DISTRIBUTION.
Confirmar a adição e na janela principal do 'synaptic' clicar em [reload]. A seguir instalar o 'camview-emc'.
Depois deve-se editar o aquivo NOME-DA-CONFIGURACAO.ini (localizado em 'NOME-DO-USUARIO/linuxcnc/configs/NOME-DA-CONFIGURACAO/') adicionando as seguintes linhas na seção [DISPLAY]:
EMBED_TAB_NAME = Camera
EMBED_TAB_COMMAND = camview-emc -w {XID}
Pronto basta conectar a câmera e (re)iniciar o LinuxCNC.
Ricardo
-
Ricardo não entendi direito qual seria a utilidade, mas se funciona pode ser um bom acessório, ou ao menos um acessório interessante ;D ;D
Pergunto a imagem e a usinagem pode ser simultâneos?
-
Boa noite, Cientista!
Já utilizava essa câmera USB para verificar as fresas V (medir a largura efetiva e qualidade da ponta) e o medir largura de trilhas de circuitos impressos... a vantagem de se integrar numa aba do LinuxCNC é justamente poder movimentar a máquina acompanhando pela imagem vi por ai algumas telas em que sobre a imagem aparecem coordenadas. É possível também alinhar uma peça, talvez alinhar em e mesmo medir ângulos, pois as linhas de referência do 'camview-emc' são "inclináveis", talvez não com muita precisão, mas o recurso está lá. E o melhor de tudo é que fica baratim ;)
Tempos atrás vi na Rede um sujeito que adaptou uma webcam na ponta de uma haste, de modo que o centro da imagem ficava concêntrica com o eixo do spindle dai dá pra centrar, alinhar, etc. com muito mais qualidade. Mas pra isso tem que acordar com muito mais paciência do que a que acordei hoje :D
Ricardo
-
Ricardo, essa foto é sua? Onde foi instalada a câmera? A imagem do microscópio ou câmera aparece na tela do emc2 enquanto usina?
Não entendi bem o funcionamento :P. Vc pode explicar mais detalhado?
Obrigado.
Jorge
-
Me metendo onde não fui chamado, penso que este dispositivo pode ter diversas utilidades - uma delas é pode exemplo centrar um serviço, mas creio que, dependendo do plugin pode-se medir objetos e até escanear alguma coisa (dependendo do plugin é claro).
Me parece que o Mach3 tem esta função também de centralização, mas confesso que nunca usei...
-
Salve, Jorge!
A foto é minha, mas o microscópio não está montado na máquina ainda, estava aqui fazendo uns testes e fiz aquele print de tela. Mas o que certamente ficou confuso é que o Linux enxerga esse microscópio como uma webcam, então a instalação no LinuxCNC é a mesma. Normalmente utilizam webcams normais mesmo.
Tenho esse microscópio há mais de 4 anos, sua ampliação é de alegadas 200x, para confecção de pcis tem sido útil, vou anexar uma imagem de uma placa usinada cheia de rebarbas (foto 01) e da respectiva fresa utilizada (foto 02), observando que essa fresa estava "girando de lado" estando até gasta nas "costas" a olho nu parecia perfeita. Foi uma das primeiras placas que usinei.
Ah esse microscópio tem "dois" focos, num o aumento é de umas 20x e na outra é de umas 200x. Na foto 03 aparece o microscópio sobre um suporte que fiz para examinar ferramentas montadas no spindle. Ao fundo uma webcam comprada em supermercado.
Dá sim pra visualizar as imagens durante a usinagem, mas no uso que já faço do microscópio me serve mais para, com o uso do DRO do LinuxCNC, fazer medições (de trilhas, posição de furos), alinhamentos e verificações de ferramentas (arestas de corte, geometria, etc), tudo isso em joging com o spindle desligado. A grande vantagem que vi com o uso do 'camview-emc' são as linhas e círculo de referência, antes utilizava as bordas da imagem como referência.
Ricardo
PS: 1 demorei tanto para responder que o mestre Gilii já respondeu antes. 2 Agora posso editar minhas mensagens ;)
-
Não consegui, ou melhor, não entendi como obter o "camview-emc" .
Tenho que baixar num computador e depois instalar naquele que está lá na máquina, até porque na oficina não tem internet.
:-\ :-\
Como eu faço?
-
Cientista,
tem algumas sugestões para instalação offline aqui:
askubuntu.com/questions/974/how-can-i-install-software-or-packages-without-internet-offline
Sei muito pouco de Linux, então se estivesse nessa situação não esquentaria a cabeça e levaria a CPU para um ponto de rede e instalaria a bagaça e de quebra atualizaria o LinuxCNC.
Boa sorte! (espero que não precise ;) )
Ricardo
-
tentei ... mas não deu muito certo >:( >:( >:( >:(
conectei o pc na internet, fui lá no tal 'synaptic' adicionei o repositório, recarreguei e ai deu um erro
"W: Erro GPG: http://psha.org.ru (http://psha.org.ru) hardy Release: As assinaturas a seguir
não puderam ser verificadas devido a chave pública não estar
disponível: NO_PUBKEY AA4F0D0A0AC6427D"
Ai eu fiquei sem saber o que fazer agora :-[ :-[ :-[
que eu faço??
-
Bom dia, Cientista!
Segundo o São Google:
www.vivaolinux.com.br/dica/Solucao-para-erro-GPG-error-aptget-update-NO_PUBKEY-AED4B06F473041FA (http://www.vivaolinux.com.br/dica/Solucao-para-erro-GPG-error-aptget-update-NO_PUBKEY-AED4B06F473041FA)
ccm.net/faq/809-debian-apt-get-no-pubkey-gpg-error
É uma questão comum... mas o chato que ontem, ou anteontem, ao verificar por atualizações do sistema, recebi a mensagem de que a minha versão não é mais mantida, Lucid... :(
Boa sorte!
Ricardo