tenho uma hipótese do que causa o problema...
COmo eu ja disse eu usava CAM comuns como Artcam e mais ultimamente vectric. A maquina já apresentou o mesmo problema antes mas foi resolvido. O que ocorre é que os codigos gerados no FUSION 360 além de exercer total influencia na atividade da maquina ( parametros como feedrate e speed influenciam completamente a velocidade de trabalho ) tem outro fator diferente dos codigos dos demais CAM que usei até hoje. O Número de palavras e linhas de código que é muito maior . Mudei as configurações do mach3 colocando STOP CV on ANGLES>89 e dist cv tolerance em 1mm e reiniciei o mach e executei o mesmo codigo e o resultado foi o mesmo. Notei porém que há um ganho positivo de posição no eixo Y que da uma diferença de 0,7mm na posição do corte físico na madeira em relação as tarefas anteriores. O eixo x sofre um acréscimo de posição irrelevante de 0.1mm. Sendo assim a maior diferença da programação pra o real é no eixo Y. Repeti o teste compensando a diferença notada com paquimetro digital, reposicioando a origem de trabalho apenas na hora da execução da ultima tarefa ( tarefas divididas em 3 códigos por usar 3 fresas diferentes). então após executar os dois primeiros codigos eu modifiquei a posição da origem de trabalho pra compensar a diferença na hora de cortar. O resultado foi: a primeira peça foi cortada aproximadamente correta, mas quando a maquina realiza os movimentos pra as prox ilhas de corte, ela novamente perde posição, e como sempre o acréscimo positivo de posição ao longo do eixo Y . Baseado no fato de que o meu fuso Y (bem como fuso z)é de 12mm enquanto o fuso x é de 16mm , pude gerar a hipotese de que: o numero de revoluções geradas no eixo Y(e z) é maior doque no eixo X pra desenvolver um mesmo deslocamento o Y roda mais doque o x... somando isto ao fato de que eu NUNCA REALIZEI OS CALCULOS MATEMATICOS DE STEEP PER ( eu apenas calibrei usando uma régua milimetrica ) creio que possa haver um erro centezimal e talvez decimal no valor de STEEP PER em MOTOR TUNNING. Como os códigos do FUSION demandam mais linhas e consequentemente mais movimentos, este descompasso é mais proeminente no eixo Y que dá mais giros (multiplicando o erro de calculo steep per exponencialmente passo a passo) ele sofre um desalinhamento maior. Bom é apenas uma hipótese eu posso estar errado, O fato é que eu preciso muito de uma luz ai, uma ajuda eu já postei as fotos das configurações , por favor pessoal me ajuda