Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: Pablo Antonio Rodrigues em 07 de Outubro de 2011, 23:57
-
Boa Noite.
Quando eu vou uzinar algo por exemplo uma letra P onde a broca entra e na hora que ela sai meio que fica um baraquinho maior.
Onde ela come normal sem parar fica bom so que na hora de entra pa comer e sai pa comer a peça meio que da uma lixada.
Como posso revoler isso
Obrigado.
-
Tente ativar a opção Adicionar Movimentos de Entrada / Saida na hora de gerar o percurso, isso se estiver usando o ArtCam.
-
Provavelmente seu spindle está com pinça descentralizada. Post mais dados do que vc usa como motor e como é o sistema de prender a ferramenta no spindle
-
Provavelmente seu spindle está com pinça descentralizada.
Não necessáriamenter - isso não explica o caso, pois me parece que o corte fica bom, e só aparece o problema no ponto de saída da fresa, coisa que é normal em praticamente todas as máquinas de corte.
O fenômeno se deve à uma série de efeitos físicos e de folgas presentes em todos os sistemas de movimentação da máquina, que se agrava quando a ferramenta pára de avançar dentro do material.
Para minimizar a coisa se faz uso de entradas e saídas dinamicas, seja em rampa, espiral, em curva etc, depende de cada caso...
-
adicionando Movimentos de Entrada e Saida ajuda a nao deixar essas rebarbs onde entra e sai a peça ?
E se ajuda como eu configuro aquilo para um mdf de 3mm com broca de 2 mm
obrigado
-
Se deixa rebarba eu não sei - isso creio que dependa do material a ser usinado e do estado e características da ferramenta...
Este tipo de movimentos minimiza o problema de ficar um "defeito" na peça que se parece com um furo ou "um buraquinho" de diametro maior onde a fresa parou para subir ou descer conforme a sua descrição...
-
F.gilii, olha eu aqui de novo rsrsrs
amigo, verifiquei que quando marcamos a entrada e saida, abre alguns itens que me parece poder modificar .
temos que mudar alguma coisa, ou apenas marcamos a entrada e saida e deixamos os parametros da forma que abriu????
pergunto, pois quero fazer uns testes para ver o que muda.
abraço
-
eu uso do modo padrão.
-
valeu, fou fazer uns testes para ver .
abraço
-
Boa Noite.
Eu fui frezar uma placa e clikei no Adicionar Movimentos de Entrada / Saida, ele pergunta algumas coisa eu deixei sem mexe em nada (0 em distancia e 0 em O).
Nao aconteceu nada, acrtedito que nao aconteceu nada porque deixei os dois zeros.
Queria saber o que é o segundo zero é TRANSPASSAR mais nao sei o que é isso nao tem no desenho, o D é a distancia.
Quando eu coloko no transpassar em um mdf de 3mm
e o que é trasnpassar
obrigado
-
Pode deixar as opções iguais a da imagem abaixo, vai ver que não vai mais ficar a marca da fresa.
-
obrigado Rick
abraço
-
Boa noite amigos.
Com refencia ao topico rebarba, e com as dicas do fgilii e do nobre RICK 171.
fiz alguns testes com os parametros mencionados pelo rick
segue minhas conclusões;
Este sistema de corte, beneficiou, no sistema de rampa, pois faz com que a fresa penetre no material em um sentido inclinado mas linear, diferente do sistema de movimento de rampa, que vai e vem varias vezes o que demora muito.
eu fazia a fresa penetra verticalmente, mas tinha que colocar uma velocidade vertical muito rapida para evitar queimar o mdf e a fresa. nesste novo sistema ficou ótimo pois não queima
quando eu cortava puzzle, tinha que mudar o ponto de inicio do corte pois varias peças iniciava no encaixe onde dava errado no final do corte pois a peça já estava solta, e o encaixe ficava com defeito.
neste sistema,( não sei o porque) , mas ele não inicia os cortes em nehum dos encaixes, o que facilita.
fis varios testes com varias peças de encaixe, e todas ficaram o inicio fora dos encaixes.( beleza)
fiz um teste com os parametros do rick, mas notei que dependendo do que vamos cortar podemos quebrar a fresa.
EX. se eu fizer um corte de 150mm de comp. por 6mm de largura num MDF DE 6mmn, e se deixarmos o paramentro DISTANCIA em ( 5 ), a fresa entra para dentro do corte( isto é o que não queremos ) 5mm o que faz levantar a sobra de dentro do material e pode provocar a quebra, pois quase aconteceu. se for rasgos pequenos não tem problemas mas se for grande a sobra de dentro pode dar problema. ( éla tende a levantar a sobra de dentro)
RESOLVI isso colocando o parametro DISTANCIA em ( 2) o que faz com que a fresa saia apenas 2mm inclinadamente e não faz a sobra levantar, acredito que podemos até colocar 1,5mm
outro teste com o parametro TRANSPASSAR, onde o rick colocou ( 0 ) , mas quando corta a fresa chega até o ponto certo de onde começou e dali é que sai para fora os 2mm, o que nos deixa um pequeno dentinho.
mas se colocarmos 2mm a 2,5mm, a fresa quando chega ao final do corte( onde iniciou) , ela avança mais estes 2 milimetros onde teria que poarar para depois suibir o que nos retira o dentinho e deixa a peça perfeita.
Então , só tenho que agradecer aos amigos , por mais este aprendizado.
espero que meus teste s sirva para todos.
estou a disposição para argumentarmos
abraço
Ricardo
-
Amigos, fiz mais um teste , coloquei 1,5mm, no TRANSPASSAR, tambem ficou legal.
ABRAÇO
RICARDO
-
Olá, vou tentar essas configurações, só aprendi entrada e saida semana passada onde vi um video onde era usado, fiquei curioso e comecei a fuçar no artcam e achei.
-
Então amigo Rick, com sua ajuda e dos amigos aqui, e com os testes que fiz , podemos chegar a um ponto perfeito para os trabalhos.
Realmente, eu sempre desconfiava que deveria ter um sistema como este, mas estava a procurar antes de perguntar, pois como vc sabe , se fizer perguntas sem antes pesquizar, podes levar chineladas rsrsrsrsrs
Todo dia aprendo coisa nova, e isso é muito bom , pois nos motiva a sempre melhorar nosso trabalho, pois a quase perfeição é que é faz a diferença na competitividade
abraço
ricardo