Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: caio corchado em 29 de Outubro de 2017, 11:06
-
Então esta acontecendo o seguinte, eu fiz a configuração do mach3 segundo oq alguns vídeos e o próprio datasheet que me veio ao comprar a controladora (tb6600) mas acontece isso os eixos X Y e Z estão trabalhando conforme o gcode manda agora os eixos A e B ficam com uma tolerância nos valores que o gcode manda.
fiz um gcode aleatório so para testar os eixos. sendo
g00 x 10
g00 y 10
g00 z 10
g00 a 10 -> aqui ele fica uma tolerância de até .5 (10.128 em um teste que fiz)
g00 b 10 -> aqui vale o mesmo para o eixo A
alguém poderia me ajudar?
-
quais são as configurações de passo dos eixos angulares?
Está acionando os eixos diretamente ou tem alguma redução?
-
então amigo, não entendo muito, eu "configurei" ela conforme um vídeo no youtube mostrava (), quando fui usar as configurações do datasheet, as passos eram maiores no eixos a e b e acabavam dando uma tolerância grande.
Eu não entendi oque você quis dizer também... Desculpe a ignorância mas não entendo muito sobre isso (projeto de tcc de mecatronica).
-
Pelo filme (supondo que seja a mesma maquina) não dá para saber se os eixos A e B tem redução - aparentemente sim, e de qualquer maneira todo e qualquer eixo rotativo pode ser um problema para configurar, pois estamos lidando com "deslocamentos angulares"...
Então apenas como exemplo: - no filme, o sujeito colocou 26.666 passos por unidade (e estou supondo que falamos de milímetros, ou no caso específico de A e B, de GRAUS), então seriam 26.666 passos por grau.
Matematicamente é uma dízima periódica (26.666666.....) passos, então nunca terá um display que te mostre o deslocamento cheio isto é - se você pedir para deslocar 10 graus, serão enviados para o motor 26.666 x 10 passos = 266.666 passos para andar 10 graus...então há um erro inerente ao tipo de acionamento por ser angular.
A probabilidade de ter redução ainda existe, pois estou me baseando no fato que motores de passo tem nativos 200 passos/volta completa.
Se eu acionar este motor com micropasso de 16x, serão 3200 passos/volta (200 x 16), maaaaaaasssss, como é rotativo, serão 3200/360, o que dá 8.88888..... passos por grau!
Provavelmente tem uma redução de 3:1 ou seja, para o eixo (ou placa) dar uma volta completa, serão necessárias 3 voltas do motor = 3200 x 3/360 = 9600/360 = 26.666666 !!!!
Num talvez assim bem de longe, eu tentaria ver se seria possivel por exemplo colocar uma redução de por exemplo 4.5:1, pois aí daria 40 passos por grau, e os deslocamentos seriam mais "redondos"...
Até daria para colocar uma redução de 2.25:1 (seriam então 20 passos/grau), mas pode ser que ocorra outro problema (independente da redução):
Como se trata de deslocamento angular, quanto maior for o diametro do objeto na placa (por exemplo um tarugo de uns 100 mm de diametro), o menor deslocamento possivel (com redução de 2.25:1) será de 0,0555555... graus ! > de novo a tal da dízima periodica ;)
Tá bom - é um deslocamento aparentemente pequeno, mas quanto maior for o diametro do objeto a ser usinado, maior será o erro aparente... daí a explicação porque eu optaria por uma redução maior
Bom, tudo isso apenas para fazer com que os digitais angulares mostrem valores cheios - o que de certa forma não importa muito (em alguns casos), porque o que manda são os erros angulares, então a conclusão que se chega é que:
Quanto maior for a redução, menor será o erro angular aparente.
Agora foi possivel entender?
-
Sim boa parte eu consegui captar, uma das coisas que não sei esta certo meu pensamento é:
quanto maior o passo por grau, mais redendo fica os deslocamentos? como vc disse 4.5:1 ele vai estar elevando o numero de passo por grau mas arredondando os deslocamentos e se eu fizesse um passo mais 'baixo', assim dizendo, ele possivelmente teria algum erro?
Outra coisa (desculpe atrapalhar) o fuso pode acabar interferindo? tenho um fuso em casa, que esta tendo um deslocamento de 20mm por giro. (para nos é muita coisa).
Desde já agradeço pela sua paciência e pela sua ajuda
-
... uma das coisas que não sei esta certo meu pensamento é:
quanto maior o passo por grau, mais redendo fica os deslocamentos?
Isso !
como vc disse 4.5:1 ele vai estar elevando o numero de passo por grau mas arredondando os deslocamentos e se eu fizesse um passo mais 'baixo', assim dizendo, ele possivelmente teria algum erro?
Mais ou menos - agora sua maquina tem uma redução de 3:1 e que te dá um certo erro - se você aumentar a redução, este erro deve diminuir um pouco.
quanto maior a redução, menor o erro aparente - o que deve ficar claro é que a quantidade de passos é algo fixo ou melhor - está atrelada à redução, então se você tem uma redução pequena, a quantidade de passos para que exista um certo deslocamento será menor do que se você tiver uma redução maior...
Outra coisa (desculpe atrapalhar) o fuso pode acabar interferindo? tenho um fuso em casa, que esta tendo um deslocamento de 20mm por giro. (para nos é muita coisa).
Bem, não sei onde entra a estória desse fuso na redução dos movimentos angulares - estávamos falando de uma redução num movimento polar - fuso é usado para fazer deslocamentos lineares...