Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: vitor_cia em 14 de Março de 2008, 19:20
-
Ola amigos
Alguém sabe me dizer porque quando eu exporto um desenho em DXF o programa não efetua os ângulos de 90°???
Exemplo: vejam a foto em anexo - Desenhei um quadrado no AutoCAD e exportei – a linha vermelha é o quadrado e a verde é por onde a ferramenta esta correndo
-
Que programa gerou o DXF e que programa gerou o percurso?
-
Desenhei no AutoCAD
e rodei no mach 2 e 3 e os dois apresentaram o mesmo sintoma
-
Gerei dois arquivos idênticos no tamanho (quadrado de 100 x 100mm), mas em versões diferentes:
Um é R12 e o outro 2000
Experimente e veja se há diferenças - o CAD que usei é o QCAD...
-
o mech não conseguiu abrir nenhum dos 2 arquivos
::) ::) ::)
-
Aqui abre...
-
Vitor,
Experimenta este:
-
olha o erro que da
-
Vitor
O erro é dos primeiros ou desse último?
-
este ultimo abriu porem continua com o mesmo problema
veja
-
Vitor,
Posso estar errado, mas o erro é na geração do DXF...
Este último programa que eu usei, ajustei o desenho para formato DXF 2004,2005,2006...
Provavelmente se for gerado em outra versão de DXF funcionará...
Experimente ir alterando os ajustes do DXF no seu AutoCad ...
Há ainda um componente que à princípio não estou levando em consideração, mas não descarto nem ignoro - se o Machxx que está usando for "alternativo", pode ser ele o culpado...
-
é realmente o meu Mach é alternativo
o programa custa $159 Dólares é isso?
tem a versão em Português????
Alguém que tem o Mach alternativo para ver se isso acontece mesmo???
Alguém que tem o Mach original para ver se o problema é resolvido???
Fgilii vc tem o Mach ai??? Se tiver, é alternativo???
-
Vitor, vc acha na mula, vou te mandar uma mp...
-
galera leva esse papo pra MP por favor...
tá ficando feio...
-
Resolvi hahahahah
É so tirar o G1
E substituir por G0
Do código G
-
Vitor,
Tem como explicar melhor?
Isso é código_G - não tem nada a haver com DXF ou importação...
-
Realmente, fiz um teste aki no Mach 3 e o problema é a geração do código g.
G0 - Posicionamento ponto a ponto (deslocamento em linha reta).
G1 - Posicionamento por interpolação dos eixos (deslocamento em arco)
Espero ter Ajudado.
Abraço a todos
Alexandre Zilves
-
Azilves,
Corrigindo:
G00 = Deslocamento de um ou mais eixos em Rápido (Maxima velocidade que foi ajustada no programa, e que ignora qualquer comando prévio de ajuste de velocidade de avanço (feed rate))
G01 = Interpolação Linear (pressupõe-se dois ou mais eixos, mas funciona com um eixo só) com deslocamento em velocidade de avanço que é controlada pela letra "F" de "Feed Rate"...
G02 ou G03 = Interpolação Circular em um determinado plano de trabalho...
-
Boa Noite pessoal,
Esta é a primeira vez que tenho contato com voçes meste fórum. Espero que seja bem vinda. Ainda sou principiante nas usinagens CNC e meu objetivo nesta área são gravações em produtos personalizáveis.
Gente, eu acessei o Site da ARSOFT e baixei as versões Mach3 3.042.008 e Mach 2.
Instalei as versões em dois micros. Um Pentium3 550Mhz e Atlon 1.2Ghz, ambos com WINXP no modo PC STANDARD. Tenho 2 gravadoras 300x300 servo e um router 500x1000 servo corte com jato de água.
O programa roda muito bem em ambos os micros com Kernel de demonstração.
Como as linhas no modo demo são limitadas, usei um filtro gcode para reduzir a quantidade destas linhas e com isto efetuar um teste de avaliação ( uma simples gravação 2d).
Antes de usar as versões, li atentamente os manuais e assisti todos os vídeos. Instalei os plugins Barcode, Joystick entre outros e tudo funcionou corretamente entretanto:
1 - Na versão demo ou alternativa, não consegui fazer funcionar o modo REVERSO- usinagem reversa.
2 - Não entendi ainda porque no MAch2 quando se manda IR PARA ZERO, o eixo Z sobe para zero antes do X,Y (correto) e no MACH3 perigosamente sobem XY vão para zero rasgando e quebrando a ferramenta pois o Z é zerado por último.
Se alguém possui a versão release ou licenciada, por favor me informem se esta é uma limitação da versão demo.
Comentário:
Não consigo entender o revendedor da ARTSOFT no Brasil! Sem comentários e não vou levar este pessoal a sério e sim vou me apoiar nas informações das pessoas que usasm o Mach e se colocam à disposição através deste Fórum.
Conto com voçes, porque voces são a partir de agora o meu suporte se me permitirem usar seus conhecimentos e práticas.
Ninguém nasce sabendo. Aprendemos com os que de boa fé nos aconselham e disponibilizam suas experiencias e suas amizades.
Amizades e troca de experiências profissionais sempre trazem novas idéias e criam novos horizontes e perpectivas em todos os envolvidos.
Para quem vai iniciar no MAch uma certeza. Ele funciona mesmo e em máquinas abaixo de 1 GHZ. Funciona muito bem em um Pentium 3 550Mhz com 256 MB de memória e Windows XP COM kERNEL DE 35 sem ploblema algum.
Li muitos fazendo referência precipitadas e relatando problemas de tela azul, crash e tudo mais. Se todos leverem atentamente os manuais ( 8 ao todo) acharão as respostas para todas as questões, inclusive os problemas de compatibilidade, processadores, memórias etc..
Estou contente e empolgada mesmo com a versão demo.
Só a opção de BARCODE para produção e controle somada a opção de criar telas e profiles de acordo com o gosto de qualquer um e tambem a disponibilidade de se criar rotinas novas, buttons, plugins etc... fazem este software ser único com estas opções, ou estou enganada.
Então pessoal, tenho apenas duas dúvidas ( relatadas acima) e depois serei feliz para sempre com esta maravilha de software CNC, onde tudo se pode fazer ( totalmente paramétrico e independente nos 6 eixos) só aqui vale os dólares pedidos.
Beijão para voces e estou disposta a trocar idéias profissionais sobre o MAch neste Fórum e tambem fazer amizade com gente que faz acontecer no CNC.
-
Jessica,
Bem vinda ao fórum...
Não sei se posso te ajudar com estes programas, mas talvez uma ou outra opinião sirvam para um comêço...com certeza há pessoas por aqui que usam este programa, e poderão te ajudar mais que eu.
Sobre o comportamento diverso entre as duas versões do programa, penso que pode ser um caso de se fazer uma simples alteração na geração dos arquivos de corte, fazendo com que eles terminem com o "Z" mais alto, ou melhor ainda, que os últimos comandos sejar para enviar os eixos para as origens mas com o "Z" em altura de segurança, assim evita-se equívocos de operação que podem prejudicar o andamento dos trabalhos no dia a dia...
Apesar de eu não confiar em programas de controle de máquinas baseados em Windows, penso que o Art Fennerty e sua equipe fizeram um excelente trabalho de programação, e o programa em questão está ficando cada vez mais funcional, valendo cada dólar que custa.
Recentemente montei uma máquina para um cliente que usa servos e o Mach3 para controle, e fiquei bastante satisfeito com os resultados.
-
Windows XP COM kERNEL DE 35
O que é esse "kernel de 35" ?
-
Jorge,
Acredito que ela está se referindo à aquele ajuste de frequencia para a geração de pulsos que o Machxx tem...
-
1 - Na versão demo ou alternativa, não consegui fazer funcionar o modo REVERSO- usinagem reversa.Não conheço essa função, vc pode mostra uma figura de onde fica essa função?
2 - Não entendi ainda porque no MAch2 quando se manda IR PARA ZERO, o eixo Z sobe para zero antes do X,Y (correto) e no MACH3 perigosamente sobem XY vão para zero rasgando e quebrando a ferramenta pois o Z é zerado por último.aqui deve ser somente a configuração de Z ir pra altura de segurança, mas na geração do codigo tambem pode ser colocado pra o z subir primeiro depois a maq ir pro ZERO dos outros eixos.Se alguém possui a versão release ou licenciada, por favor me informem se esta é uma limitação da versão demo.já usei a demo e nunca tive este problema tanto no 2 como no 3.
escolhe uma versão pra aprender a usar ;) eu recomendo a 3 pois tenho aqui e tá funcionando bem alem de que, poderemos te ajudar melhor
-
Ola amigos tudo bom???
Depois de muito tempo tentando resolver meu problema ainda não consegui.
Fiz alguns milhões de testes e vi que o problema não é do DXF pois agora estou usando o ArtCam para gerar o código-G e nem assim o problema se resolveu
Porem descobri q conforme eu aumento a velocidade de aceleração dos motores o problema vai se resolvendo porem tem uma hora q de tanto aumentar a velocidade os motores perdem passo e mesmo assim não fica 90° Perfeito
Será q pode ser a configuração do programa?? Vou coloca-la em anexo para vcs verem
Já testei no Mach2 no Mach2 BR e no Mach3 e todos saem do mesmo jeito
valeww
-
Depois de muito tempo tentando resolver meu problema ainda não consegui.
Vítor, o seu prob é uma característica do contorno em velocidade constante ... configure para exact stop e verá que isso não acontece ...
-
PROBLEMA RESOLVIDO
Obrigado a todos q tentaram ajudar
Valew
-
PROBLEMA RESOLVIDO
Obrigado a todos q tentaram ajudar
Valew
blza resolveu como?o que tava errado ou faltando fazer?
-
Bom para saber o que estava de errado é só dar uma lida anteriormente
O q eu fiz para solucionar meu problema:
1- Segui a dica do nosso amigo C N C N o w ! e mudei a configuração no Initcal State Settings na parte Modal States de Constant Velocity para Exact Stop (resolvendo o problema e criando outro pois quando a maquina ia fazer um circulo ela ia aos solavancos, um eixo por vês).
2- Percebi q a causa do problema era o Codigo-G q estava mandando ponto por porto ao invés de usar as G2 e G3, ai vi q no ArtCam tinham algumas outras maneiras para salvar o Codigo-G então salvei com a opção mais correta no meu ponto de vista q é a G-Code Arcs (MM)(.Tap).Porem o mach3 dava o erro : Radius to end of arc differs from radius to start on Line number #2817
3- Fuçando no programa descobri q agora tinha q mudar uma outra configuração na mesma aba Initcal State Settings porem agora na parte IJ Mode mudando de Absolute para Inc
Agora aparente mente o programa ficou redondinho.
Quero aproveitar novamente para agradecer todos os membros do fórum
-
Alguem sabe me responder como que eu importo arquivo do rhinocam para mach2 ?
-
Josephcarv,
Faz um bom tempo que não mexo com o Rhino, e quando vou fazer algum arquivo, eu usava o VisualMill (que agora pertence ao Bob McNeel do Rhinoceros) diretamente.
Me parece que o Rhinocam é um plugin que faz a mesma coisa - pega o objeto e cria os percursos num ambiente do VisualMill.
Então voce deve escolher as táticas desejadas, escolher um pós processador compatível com o Mach2 e gerar os arquivos de corte.
-
Já que se faou em Rhino...
Tenho um arquivo feito no Rhino... se exportar para DXF haverá alguma diferença como ocorre com o Corel, i.e., os valores e/ou curvas poderão ser diferentes do original ?
-
... se exportar para DXF haverá alguma diferença como ocorre com o Corel,...
Normalmente não - o Corel é um programa "artístico" - de longe se presta a geração de arquivos vetoriais onde se necessite de alguma confiabilidade...
-
Salve, Gilii.
Sou Corel-maníaco e sempre fiz projetos vetoriais conjugando corel com cad, Ilustrator e outros.
O que penso que o que acontece com alguns softwares, acerca destas diferenças, está diretamente ligado aos filtros de importação e exportação, em alguns casos funciona perfeitamente (ex.: AutoCad, Ilustrator,) pelo menos no que se refere a manutenção de medidas exatas.
É bem verdade que o Ilustrator é um vetorial de excelente qualidade e que tem muito mais aceitação por diversos softwares, como no Artcam.
Pesquisando os filtros do Corel não vi incluido o Rhino.
-
Moreno,
O Corel não tem filtros para Rhinoceros porque os arquivos - mais precisamente a tecnologia de criação dos objetos é completamente diferente entre eles.
O Rhinoceros lida com sólidos NURBS ou "meshes", que são objetos em 3D digamos puros, enquanto o Corel está preso ao mundo 2D.
O Corel lida com arquivos gráficos raster muito bem, mas 3d ainda não - e nem acredito que migrem para este lado porque o foco deste programa não é a criação de objetos em 3d, a não ser que façam a grande besteira de seguir os passos da AutoDesk, que criou um absurdo de "DXF 3D" que só existe para o mundo deles...
DXF - que seria uma exigência para praticamente todos os pacotes de desenho, que deveriam lidar com este formato justamente para promover a troca de arquivos, sofre influência da Autodesk fortemente - tanto é que há diversas variantes dos filtros de importação-exportação para este formato, e que nunca se chegou a um resultado (ou formato) fixo e definitivo...
-
Perfeito mestre.
Acho que tive um sentimento paternalista quanto ao Corel ser um programa artístico sem confiabilidade no que tange a precisão.
-
Acho que tive um sentimento paternalista quanto ao Corel ser um programa artístico sem confiabilidade no que tange a precisão.
Eu não iria assim tão longe, e também não sou a pessoa mais indicada a falar dele (bem ou mal) - só acho que há programas mais adequados ao desenho de peças técnicas...
O que me incomoda no Corel - e diga-se de passagem que nem deve ser responsabilidade direta da empresa - é que a cada nova versão os filtros e ferramentas de exportação são alterados e passam a funcionar mal.
Um caso típico é por exemplo exportar DXF pela versão 11 e 12 do Corel - mesmo escolhendo a mesma versão de DXF (que eu acho um absurdo ter diversas) os resultados são absolutamente diferentes (e péssimos)
-
Eu tenho a versão 9 do Corel... parece que esta "comete" menos erros... ou não.
Embora pareça não ser confiável, mesmo assim ::)
-
eu sou um ferenho defensor o corel..
usu-o desde de a versÃo 3 no win 3.11
o que acontece com ele é simples,,, nÃo é um CAD..
concordo com o Gilli qundo colocou que nõ é o indicado pra peças técnicas,mas para uma grande parte dos amantes cnc do forum ( que usam a máquia para fins artesanais e ou hobbie, ele é definitvamente mais fácil de usar e tem uma boa confiabilidade vetorial,para as peças bidimensionais e para desenhos mais "orgânicos" (digamos assim)
acredito que desenhar componentes técnicos é uma virtude específica dos CAD's da vida..
mas o corel dá seus passos corretamente no mundo 2D de forma imbativel e sólida.
-
Também sou defensor do Corel.
Acredito que o Corel cative por ser bastante completo e fácil de usar ao que se destina. Lembro de uma versão em que Corel aventurou-se em um soft 3d, mas não vingou.