Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: Ricardo de Oliveira em 17 de Outubro de 2009, 09:54
-
Senhores:
Meu eixo z está " impreciso". Configurei o motor tuning com os dados que o fabricante me mandou. O eixo x e y funcionam beleza. Mas o z está teimoso. Por ex: eu toco a fresa na superfície de trabalho e zero o eixo z. Subo o eixo z com o jog e retorno ao ponto inicial, isto é, tocando a superfície de trabalho, e não está mais zerada. Dá uma diferença. O erro é acumulativo. Se eu, digamos, entalho uma palavra com dez letras numa placa, a última letra tem um erro enorme no eixo z. Eu não estou usando o valor certo de steps/unit, certo? Achei algo sobre motor tuning no tutorial do mach 2 aqui do forum e o valor, com o método do tutorial, é bem diferente do que o sugerido pelo fabricante. Não testei ainda. Achei o item motor tuning do tutorial um pouco confuso. As contas pra achar steps per unit fazem sentido. Mas velocidade não. Nem aceleração. Algum outro jeito?
Grato
Ricardo
-
Fabricante de que Ricardo ?
É simples calcular os parâmetros com base nos dados do motor/driver e fuso e tb fazer um ajuste fino posterior. Mantenha velocidade e aceleração em valores bem baixos, de modo a garantir que não ocorra perda de passos, não se preocupe ainda com isto, deixe pra descobrir os limites da máquina pra depois que conseguir o deslocamento correto.
-
Fabricante da máquina, Jorge. Ele me mandou uma configuração básica pro Mach 2.
Dá aí, por favor, uma dica de como calcular os parâmetros com base nos dados do motor/driver e fuso.
Grato pela atenção.
Ricardo
-
É simples Ricardo. Vc tem que informar o número de passos por unidade. Então:
resolução do motor / passo do fuso = passos por unidade
Por exemplo, supondo um motor com resolução nativa de 200 passos por revolução operando em meio passo e fuso de passo 3 mm:
400 / 3 = 133,3333 passos por milímetro
-
Olá Ricardo;
No Mach3 tb é possivel configurar a relação do deslocamento sem a necessidade de calculos; basta tomar a referencia de posição do eixo (medir) abrir a tela "Setting" (Alt 6) ; Clicar em "Set Steps per Unit", escolher o eixo a ser configurado, marcar qual é o deslocamento pretendido, Ok, medir qual foi o deslocamento real e marcar ; pronto o programa indica e seta a relação correta.
Abraços...
-
Jorge,
vendo a pinagem ( é assim que se fala?) no driver e a tabela impressa ao lado dele, vejo que está operando em 1/8 de passo. É isso? Aí seria 1600 dividido pelo fuso, que é 3. Resultado 533,33 steps/unit. Certo? Bom, não tá funcionando também. Estranho que seguindo o mesmo procedimento, nos eixos x e y dá 160 steps/unit e vai tudo que é uma beleza nessas duas direções. O z não vai. Diacho...Onde estou moscando?
E obrigado pela atenção.
-
Ricardo,
sei que a questão não foi dirigida a mim, mas será que está realmente correto no passo do fuso?
Pergunto porque supondo que o fuso seja de passo 5mm, o motor estaria em 1/4 de passo:
200 x 4 = 800 passos/giro
800 / 5 = 160 passos / mm
-
Jorge, vendo a pinagem ( é assim que se fala?) no driver e a tabela impressa ao lado dele, vejo que está operando em 1/8 de passo. É isso?
Que driver vc tá usando ?
Aí seria 1600 dividido pelo fuso, que é 3. Resultado 533,33 steps/unit. Certo?
Certo, se o passo do fuso for 3 mm e o driver operar a 1:8 ...
Bom, não tá funcionando também.
Ainda está acontecendo a mesma coisa que vc descreve em sua primeira msg ?
Mesmo que vc tenha configurado erroneamente o dslocamento, o eixo deve deslocar-se pela mesma distância, ou seja digamos que comande 100 mm e o eixo percorra 80 mm, ao comandar novamente 100 mm, o eixo deverá percorrer novamente 80 mm ... se isto não acontece, então é muito provável que esteja ocorrendo perda de passos ...
Como está a mecânica, bem livre e suave ? Tudo firme no lugar, não há algum acoplamento solto ?
-
Jorge,
Não, o eixo se desloca " progressivamente errado". O meu teste atual - fiz vários - é fazer seis letra "i" em fila, tipo pocket fêmea, em uma tábua de pinus. O primeiro sai com 7 mm e o último com 11 de profundidade, por exemplo. O erro depende do valor de steps/unit. Mas nunca é constante. Medidas no eixo x e y, exatas. Isso é característico de perda de passo? O que comanda o passo justo: steps/ unit ou aceleração?
O driver opera a 1/8 segundo a tabela. O pino 5 indica que é passo duplo ( double step). O que isso significa, exatamente?
Agora não sei te dizer o driver. A máquina está em um local e a internet em outro.
O fuso não é 3. Medindo direito é 4. Mas a essa altura já abandonei a racionalidade e testei pra fuso 3, 4, 5. E medidas " in between" também, com todas as acelerações imagináveis. Desmontei a mesa do eixo y lubrifiquei tudo, apertei direitinho. Catso.
Alguma outra fixture do mach 2 pode causar essas variações?
Acho que vou chamar um pai de santo. Só pode ser o terrível Exu do Eixo Y me atazanando.
Chutar a mesa da máquina também não funciona. Só doi o dedão...
Fabio, boa a sua sugestão. Fui checar o fuso e não era três. O acesso ao eixo é meio mala para um paquímetro. Desmontei a mesa para lubrificar, acessei o fuso e chequei a medida certa:4. Grato a todos.
-
Ricardo,
Um colega de Portugual que frequenta o fórum estava com um problema parecido - o movimento perdia passos mais ou menos como o seu caso.
Resolvemos verificando e ajustando a "largura do pulso" enviada pelo programa Mach3 para os drivers.
No caso dele, era preciso que os pulsos tivessem ao menos 10 us de duração.
O ajuste foi feito na janela "Configuração do motor" para cada eixo...
Teríamos que verificar quais as necessidades deste seu driver para podermos tentar encontrar a pendenga...
-
... o eixo se desloca " progressivamente errado" ... Mas nunca é constante. Isso é característico de perda de passo?
É característico de perda de passo, embora não seja exclusivo, há outras causas, como algum prob mecânico ...
Sugiro que faça o teste sem carga, em vazio, não usinando. Use uma régua, escala ou aenas marque o deslocamento de algum modo conveniente e verifique se o prob se repete ... isto vai ajudar a isolar o prob ...
O que comanda o passo justo: steps/ unit ou aceleração?
Todos os parâmetros podem afetar a operação do eixo ... a princípio, o parâmetro "passos por unidade" ajusta o deslocamento do eixo, mas se por exemplo, a velocidade e/ou aceleração forem excessivas ou se houver algo solto ou preso, o sintoma poderá ser semelhante ... pra diagnosticar o prob temos tentar isolar cada coisa ...
O driver opera a 1/8 segundo a tabela. O pino 5 indica que é passo duplo ( double step). O que isso significa, exatamente?
Deve significar meio passo, mas tb ode ser alguma outra coisa ... por essa e outras perguntei que driver está usando ... com o manual na mão poderemos verificar algumas outras coisas ... não é incomum que a corrente seja ajustada incorretamente, só pra citar um caso ...
Agora não sei te dizer o driver. A máquina está em um local e a internet em outro.
Bão, anote o modelo e fabricante, se tiver o manual, melhor ainda, mande e a gente dá uma espiada ... é bom informar tb as caracterísicas dos motores e fontes ...
... já abandonei a racionalidade
Mau negócio ...
Desencana com a aceleração ... bote lá um valor bem baixo ... o mesmo pra velocidade ... é melhor reduzir o número de variáveis e tentar caracterizar melhor o prob e isolar a causa, senão a coisa vira loteria ...
-
Resolvemos verificando e ajustando a "largura do pulso" enviada pelo programa Mach3 para os drivers.
É mesmo uma possível causa, por isto insisto em conhecer as características do driver, se for possível ... pra não falar em outras coisas, como uma BOB preguiçosa ...
-
Sim,
Conhecer as características do driver e da BOB (se empregada) será imprescindível...
-
Hoje, por último, acoplei uma caneta no spindle e fiz os testes apenas com traços numa folha de papel. Mesma inhaca. Amanhã cedo verei o modelo do driver lá na marcenaria, acho os dados do bicho na internet e passo pra vocês. Valeu mesmo. Obrigado pela atenção. Mas, o que é uma BOB ?
-
Senhores,
Info: Micro Step Motor Driver CW250AC.
Na web, achei só isso:
http://www.alibaba.com/product/us106345704-106049616-101345540/CW250AC_Type_Driver.html
O fabricante não tem um site, parece. Cruzes.
Aumentei a largura do pulso para 5, seja lá isso o que for, e deu resultado. O erro continua progressivo, mas diminuiu muito. Assumi que o fuso é 4 e o valor de steps/unit: 400.
Entalhei uma placa com muitos movimentos do eixo z e o erro foi, acumulado do início ao fim, menos de 2mm. Não dá ainda para fazer peças aeroespaciais para a NASA. Mas acho que é por aí o fine tuning.
Só queria entender o que é largura de pulso, bob, estas coisas...
Grato pela atenção.
Ricardo
-
Ricardo,
Extraído do manual:
"Stepping Inpulse Terminal (+CP, -CP) Effective Lifting Edge, Continuous Period >= 10uS
Experimente aumentar a largura de pulso para 10 us...
Nota:
Se aumentar a largura de pulsos mas o driver estiver ajustado para muita subdivisão, provavelmente terá que alterar a velocidade de kernel do Mach3 para 45 KHZ ou mais.
Se alterar as velocidades de Kernel, "sempre" reinicialize o programa para que as alterações façam efeito.
-
ricardo e gilii
esses drivers sao exactamente iguais aos meus
tenho aqui o manual se precisarem.
fabio, neste momento e sem falhar um unico passo esta a trabalhar a cerca de 8 dias com esta configuraçao.
fuso de 5mm, 1/4 de passo, velocidade 5mts/min, acelaraçao 0,25, 10us de micro pulso, 55volt na alimentaçao.
abraços
-
À todos que ajudaram, muito obrigado. 10 us de largura de pulso e está rodando com a precisão esperada.
Gostaria de saber o que é largura de pulso exatamente. Até o barulho da máquina está mais redondo.
O Exu foi embora, mas acho que ele baixou na minha serra de fita...
Novamente obrigado. Até a próxima dúvida.
-
Gostaria de saber o que é largura de pulso exatamente.
Os passos são comandados por pulsos, pra cada pulso, um passo. "Largura de pulso" refere-se - pasme ! - à largura (no tempo) desses pulsos:
| L | | L |
+-----+ +-----+
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
/-----+ +----------//----------+ +----------//---------- ....
A velocidade é proporcional à frequência desses pulsos.
-
Veja a imagem:
-
Desculpe Jorge,
Quando postei não ví que você tinha respondido...