Metendo minha colher enferrujada nesse angu de caroço:
Como disse o Jack, se vc introduz um redutor de 1:3 a velocidade do motor terá de ser triplicada pra manter a velocidade anterior. Simples e claro.
Como calculou o Fábio, com base nos dados que forneceu, o motor deverá ser capaz de atingir 240 RPM para uma velocidade de deslocamento do eixo de 15 metros por minuto.
Isto equivale a uma frequência de passo de 1.600 Hz, considerando motor com resolução de 200 pasos operando em modo meio passo ou 800Hz com o mesmo operando em passo cheio.
(240 / 60) x 400 = 1.600
(240 / 60) x 200 = 800
Frequência bastante baixa, admissível pela maioria dos motores, com exceção dos otimizados pra micro-passos e alguns mais parrudos e certamente alcaçável pelo Mach em quase qualquer circunstância.
Se após a reconfiguração dos parâmetros ocorre perda de passos e/ou o motor entra em stall, as causas que considero mais prováveis são:
- Mach3 incorretamente instalado e/ou configurado. Releia a seção do manual sobre instalação e configuração, particularmente sobre a utilização do DriverTest.exe
http://www.machsupport.com/documentation/M3M1_84-A2.pdf- Motor inadequado à aplicação (forneça a data sheet do motor, sem as curvas de torque é impossível estimar o comportamento a certa velocidade)
- Conexão inadequada do motor
- problemas mecânicos (travamentos, etc)
Creio que vale comentar que a resolução da máquina será um tanto baixa:
62,8 / 400 = 0,157 mm por passo ...
Veja como confiugurei o perfil do eixo na imagem abaixo.