Boas.
Ao fazer o teste de ir ao 100 e voltar ose o G0, para verificar se não há perda de passos na deslocação rápida.
o outro trilho do Z eu coloquei paralelo. Duis trilhos em paralelo ajuda a estabilizar o motor de furação e impede ele de rodar sobre o eixo,já que as guias de gaveta têm bom ajuste lateral mas não têm muita rigidez quanto à torção.
Bem, como disse ontem, assim numa fugida, fui ali com o telemóvel tirar umas fotos ao meu "frankanstain" por isso a baixa qualidade, mas dá pra ter ideia.
A caveira está irregular porque ainda preciso testar a velocidade de corte, rotações da fresa e etc. Esta foi a primeira usinagem real que fiz.
Caveira em dobro do tamanho original. Usei o scale do mach para duplicar o tamanho. (como disse, julgo que tive de editar para dar movimento ao Z, já que ele tem esse bug e o Z fica sempre a 1)
Erro com Testa da Caveira.... MACH3
De seguida algumas fotos da geringonça que a fez
Erro com Testa da Caveira.... MACH3
Erro com Testa da Caveira.... MACH3
Erro com Testa da Caveira.... MACH3
Esta mostra um tampo de aglomerado de madeira que coloquei para poder zerar a superfície, mas não resultou por ter camada pequena de folha e começar a esfarelar quando passo a fresa para retificar a altura. Vou trocar por PVC para garantir um plano firme.
No cantinho pode ver-se a minha (placa) eletrônica.
Estou à espera de ter a maquina completamente funcional para fazer a board PCB para ela, com ela mesma
Erro com Testa da Caveira.... MACH3
Reparem que os motores são os comuns e banais motores de impressora Epson de agulhas.
Para um brinquedo com este tamanho, não vejo necessário investir em motores XPTO. Estes estão a trabalhar com a voltagem nominal e já dão boa velocidade.Com o chopper os eixos voam.
PS: Também tou tipo o zaappedro, descalço de €€ e de maquinaria pesada que me permita fazer algo mais robusto.eheh