Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: rcaetano em 12 de Abril de 2010, 22:17
-
Pessoal, estou com problemas na minha maquina de corte a laser CO2
Quando corto peças pequenas a máquina funciona muito bem, porém quando vou cortar peças maiores começa a aparecer um erro progressivo que só vai aumentando e a máquina nunca volta para o mesmo 0,0 do inicio.
Estou usando duas placas da hobbyCNC modelo smc-u-adv e motores de 10kgf, ligados diretamente em uma transmissão por correias que movimenta o cabeçote onde fica a lente.
Fiz as configurações dos motores para largura de pulso step de 10us e dir para 1us, ja tentei outras configurações e até sherline enable. O valor do erro variou bastante mas nunca zerou totalmente.
Mudei as configurações de kernell para 25, 45 e 100, mas também não resolveu
Ajustei o backlash mas o erro é progressivo e isso acaba não interferindo.
O fabricante da placa especificou o seguinte:
-Sinal STEP: Este sinal deverá ser um pulso negativo com uma
duração mínima de 10 microsegundos e um intervalo mínimo de 10 microsegundos
-Sinal DIR: este sinal
deve estar estável pelo menos 20 microsegundos antes do pulso de passo ser gerado no conector
STP
Porém no mach3 a largura do pulso para o dir vai somente até 15us e eu não sei se isso pode estar causando esse erro progressivo e fazendo com que a maquina nunca volte para a mesma posição de origem corretamente.
Também ja tentei deixar a aceleração e a velocidade nos menores valores possiveis e continuou dando esse erro.
Gostaria de saber se alguem ja teve problemas com essas placas ou sabe o que pode estar causando este erro.
Amanha vou verificar a tensão da fonte e o sinal de saida 5v que tem na propria placa que é usando como referencia.
Segue uma foto do arquivo que estou usando para tentar regular a máquina. Os traços verticais eram para sair todos dentro da linha horizontal....
também estou postando o manual da placa
(http://s3.postimage.org/kxPqJ.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqkxPqJ)
-
Caro Amigo;
Se voce pesquisar no forum. verá que o a maioria que já usou essas placas, não guardam boas experiencias.
Pode até ser uma boa eletronica, mas somente a nivel ditatico e hobbie, quando se espera alguma coisa mais especifica, é bem recomentavel melhorar a eletronica.
-
Realmente eu não estou tendo boas noticias dessa placa, e ja vi algumas pessoas aqui do forum reclamando...mas enfim, como eu ja estou com ela, tenho que tentar arrumar antes de partir para outra placa.
Pelo visto o pessoal daqui gosta da smile, qual placa você usa?
-
hehehe, eu sou mais um suspeito, uso as Smile, Já comentei isso muitas vezes, lá nos primordios de minha esperiencia com cnc, eu comprei umas placas do Celio, com essa eletronica, p/ fazer o percuros em volta de um quadrado de 100mm x 100mm a maquina demorava 90 segundos, depois com a Smile, passou a fazer o mesmo percuros em 7 segundos, é essa diferença que eu tive, a minha ideia foi em sair do Hobbie e partir p/ uma eletronica de gente grande.
-
Rodrigo,
Apesar dos relatos relativo à estas placas serem um pouco negativos, vamos tentar um ajuste para ver como ficam as coisas.
Posso estar errado, mas experimente alterar o ajuste de "PASSO" que está atualmente ajustado
Olhe a figura abaixo - provavelmenye os eixos estão em "nivel alto" com um "X" vermelho...
Deixe os 3 eixos com uma marca verde (nivel baixo), assim com o eixo "Z" da imagem - deixe os 3 eixos assim e experimente.
Aumente o tempo do sinal de direção dos 1us que deixou para pelo menos 10 us...
-
Uso as placas do Celio e não tenho nehum problema......smu-pro... faço o percurso 100x100 em uns
13 segundos (passo de 1.75 barra roscada na 1º maquina) ... rsrsrs...
No começo quando fui usar essa placa com o mach 3 não conseguia tambem , perdia passos não tinha velocidade , dai parti pro emc2 e ficou muito melhor, ficou perfeito .... Eu tentaria mudar de software primeiro ... é mais barato .....
-
Eneias,
Eu acho que todas as opiniões são importantes sim, mas penso que o mais simples por enquanto é manter o que se tem e fazer alguma alteração simples e de forma ponderada para verificar se realmente resolve.
Se esgotarem todas as possibilidades com o que se tem, aí sim se parte para uma atitude mais radical, como a troca de um programa, de um computador e quem sabe até de uma eletronica completa.
Seria muito interessante se o fabricante dessa eletronica se manifestasse - ele participa do fórum - lê todas estas mensagens que escrevemos à respeito dos produtos dele mas...
Espero que o Rodrigo consiga resolver suas pendências, e acredito que a coisa é simples.
-
Obrigado pelas dicas, vou fazer os testes hoje a noite
Liguei para o fabricante das placas, ele me disse para verificar se o active low para o sinal do step esta selecionado, como mostra a figura que o Fabio postou.
Ele me disse também que se não estiver sempre vai ocorrer a perda de passo toda vez que o motor mudar de sentido de rotação. Que é realmente o que esta acontecendo, o erro só vai aumentando a cada mudança de movimento.
-
Fabio, fiz a modificação que você sugeriu e ativei todos os campos do step low active e dir low active, mas ainda não resolveu o problema. Na verdade o eixo x e y já estavam com step low active.
Fiz um outro teste e modifiquei a configuração para placa que estava em 1/4 de passo para 1/2 e depois para passo cheio, mas ai é que as coisas pioraram de vez, perdeu muito passo e a vibração era muito grande, pricipalmente em baixas velocidades.
Também alterei o step pulse e o dir pulse para 10us e modifiquei o motion mode para constant velocity. Enfim, ainda não consegui bons resultados.
Peças pequenas ela esta cortando bem, o maior problema se percebe quando vou cortar peças maiores.
Seguem duas fotos, uma da maquina aberta e a outra é uma peça que cortei e não tive problemas. Ja pensei que era problema do arquivo, mas o erro repete para diferentes peças maiores.
(http://s3.postimage.org/o4fAi.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Pqo4fAi)
(http://s2.postimage.org/zJ_W9.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=TszJ_W9)
(http://s1.postimage.org/EEvxA.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gxEEvxA)
-
Voce ja tentou diminuir a corrente da placa???? ontem fazendo uns testes, os movimentos ficaram mais suaves quando diminui a corrente .... cheque a corrente dos motores no data sheet e veja se é possivel diminuir....
-
RCaetano;
Tá parecendo erro de configuração no passo do fuso.
O "Steps per" em "Config" -> "Motor Tuning" esta correto?
Caso necessário, utilize várias casa depois da vírgula, ou proceda a configuração automática.
Abraços...
-
Posso estar errado, mas tb acredito que o erro está na configuração do passo, uma vez que o passo estiver errado . A cada volta do fuso, ele vai somando o erro.
Quando os percursos são pequenos a somatória desses erros tb são pequenas e quase não se percebe. Mas com grandes deslocamentos a somatória de erro fica notável!!!
-
Não acredito que seja um problema de configuração do passo, pois na verdade o que esta acontecendo é que ele anda mais quando se movimenta em um sentido do que para o outro, parece que perde passo só quando se movimenta em +y e em -y não.
Se fosse um problema de numero de passos por unidade ele sempre voltaria para o 0,0 e hoje não esta voltando.
-
Tá parecendo erro de configuração no passo do fuso. O "Steps per" em "Config" -> "Motor Tuning" esta correto?
Não me parece que seja este o prob. Essa configuração quando incorreta provoca erro de escala, ou seja, as dimensões da peça serão incorretas, mas não ocorrem erros de alinhamento.
Se o erro for igual para ambos os eixos, o desenho será o correto, apenas maior ou menor. Se o erro for desigual, haverá uma distorção na forma, mas sempre ortogonal, um quadrado tornar-se-a um retângulo, mas sempre no esquadro, com os lados paralelos e as linhas coincidindo nos vértices.
-
A cada volta do fuso, ele vai somando o erro.
Não, erros de escala não são cumulativos.
-
...ativei todos os campos do step low active e dir low active, mas ainda não resolveu o problema. Na verdade o eixo x e y já estavam com step low active.
Sómente os campos de passo ("STEP") - não de direção.
Fiz um outro teste e modifiquei a configuração para placa que estava em 1/4 de passo para 1/2 e depois para passo cheio, mas ai é que as coisas pioraram de vez, perdeu muito passo e a vibração era muito grande, pricipalmente em baixas velocidades.
Sim - é de se esperar... provavelmente estava trabalhando nas velocidades críticas de ressonância natural do motor, e em passo cheio é onde se percebe mais este efeito.
Também alterei o step pulse e o dir pulse para 10us e modifiquei o motion mode para constant velocity. Enfim, ainda não consegui bons resultados.
Minha esperança era também no tamanho do pulso, mas pelo visto não funcionou
Peças pequenas ela esta cortando bem, o maior problema se percebe quando vou cortar peças maiores.
Faça um teste (se puder) - desconecte o motor da estrutura, e faça ele girar indefinidamente para qualquer lado, e procure escutar seu som...
Se junto do ruído natural gerado pelo funcionamento, voce escutar um ruído compassado que se repete de tempos em tempos num período relativamente curto, quase como um relógio fazendo "tic...tic...tic", provavelmente tem uma questão qualquer de micro - pode ser algum ajuste de BIOS ou mesmo alguma irregularidade no Windows como sistema operativo.
-
bah! nao entendo nada da parte mecânica, mas vou arriscar um chute... essa altura nao custa tentar né...
bom.. vc deve estar usando algum fuso ou cremalheira ou outro mecanismo de transmissao de movimento. no caso do fuso, pode haver erro na estrutura e fazer com que de resultados diferentes em locais diferentes da maquina. como vc disse, para y+ o erro aumenta e para y- diminui. Isso nao aconteceria se fosse problema de configuraçao de passo ou pulso, pelo menos acredito que nao.
Um teste simples que se pode fazer, é inverter os eixos XY. á em portas e pinos, troque os pinos de pulso e direcao de Y por X e vice-versa. se o erro continuar ocorrendo no eixo y (da maquina e nao do mach ja que vai estar trocado) o problema é mecanico. se o erro for transportado para o outro eixo, é problema no comando.
espero nao ter falado muita bobagem... rsrs
-
Pessoal, hoje fiz novos testes
Deconectei os motores da maquina e tentei rodar um programa de corte com varias barrinhas formando varias colunas, similar a primeira figura deste post. Pois bem, o motor deveria girar 180º e voltar 180º varias vezes, mas isso não acontecia, ele girava e depois nao voltava no mesmo ponto!
Depois tentei somente com o jogle deixar ele girando um bom tempo e aconteceu depois de algum tempo uns tic tic e voltava a rodar normal e depois outra vez e outra vez...
O computador que estou usando é um atlhon 64 com placa de video offboard com 1G de memoria
Amanha vou tentar trocar por um intel celeron 430 1,8ghz e fazer novos testes usando o mach3
Se não resolver vou partir para a troca dos drivers da hobbycnc