Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: ismael em 23 de Janeiro de 2011, 10:01
-
Gostaria de saber se consigo controlar umas 50 saidas com o mach3 ? Digamos com varias portas paralelas.
Consigo ?
Abraço.
-
Isso pode te ajudar:
http://www.rogercom.com/pparalela/32dispositivos.htm (http://www.rogercom.com/pparalela/32dispositivos.htm)
-
Ismael,
Consegue, mas não com portas paralelas (no máximo duas pelo Mach3), mas sim com uma placa "ModIO"
-
Ismael,
Ao invés de voce ficar telegrafando, porque não explica logo o que pretende fazer - aí a gente responde de forma mais direta e não foca garimmpando respostas às suas perguntas... ;)
-
Fgilli.
Ok. Preciso acionar varias valvulas pneumaticas isso comandado pelo mach3 um programa G-code que diga aciona valvula 1 depois desloca x e y para uma posição e depois acione a valvula 5 e 6 não sei se fui claro.
-
Tudo depende de como deve ser o processo - se necessitar de controle de posição (supervisão) e forem muitos controles, pode acontecer do programa perder tempo tentando controlar as coisas periféricas além do processo principal, coisa muito comum e que deve ser evitada a qualquer custo.
Normalmente tarefas secundárias são delegadas a um CLP por exemplo, que executa e cuida da rotina - só sinaliza para o programa principal quando terminou e se terminou direito.
Se é uma ou outra válvula simples, o Mach3 pode controlar diretamente seja por macros seja pelo "cerebro", que é um executor de rotinas paralelas do Mach3 - depende do caso.
-
Fgilli
Realmente preciso de umas 30 saidas, mas se quando esta acionando uma valvula ele so esta fazendo isso pode se tornar lendo e quando esta movimentando o x e y so esta fazendo isso. Nunca ira fazer tudo ao mesmo tempo se estiver movimentando o X e Y so isso se acionar uma valvula é so isso não é tudo ao mesmo tempo e sim uma coisa por fez e rapido cada troca.
-
Fgilli.
Vou explicar qual a ideia.
Imaginem uma cnc convencional X - Y - Z, maquina normal isso o mach3 controla tranquilo.
O que quero fazer é um cabeçote adapatado no motor Spidle do eixo Z que nesse cabeçote tenha 16 eixos que avansem individualmente quando eu preciso ( quando o programa gerado em G-code mandar) pode acontecer de ter que fazer 3 furos um no lado do outro ai avanço 3 eixos e avanço o Z normalmente ai não preciso desses 3 vezes e eixo Z pois ja teria feito os 3 em uma unica vez.Tenho peças de plastico para furar e que tem varios diametro um no lado do outro ai ao invez de fazer um magazine para trocar as brocas faria esse sistema que avança as brocas.
Não sei se fui claro o que quero fazer ?
Ate pensei em usar um CLP para fazer esses avanços so fiquei pensando como fazer um sistema seguro para trabalhar o Mach3 e o CLP sem dar margem de erro, por isso pensei em usar varias portas paralelas mas o mach so aceita 2 e isso para mim é pouco.
Qual seria a saida.
Abraço.
-
Faz um desenho do que voce quer fazer.
-
Fgilli.
Segue um desenho mais ou menos o quero fazer. Esses eixos cromado é que irão avançar quando for necessario e apos avançar, o eixo Z ira avançar para realizar a furação, eles apenas irão avançar para dizer que aquele eixo foi selecionado quem ira furar é o Z.
Fui claro ?
-
Fgilli.
É coisa de loco né ? Vc ja vez alguma comunicação do Mach3 com um clp ?
Abraço.
-
Ismael,
Cada eixo independente?
Já ví máquinas assim mas não com tantos eixos e não eram independentes.
Sim, já fiz alguns trabalhos com clps e Mach3.
-
Ví agora suas postagens no outro fórum...
O Enoch está certo - voce quer reinventar a roda - está complicado demais.
-
Fgilli.
Na verdade é com menos eixos. Mas se vcs acham que não vale apena sem problemas.Foi so uma ideia.
Agora me interesa saber como fazer para comunicar o mach3 com o CLP, pois quando precisa de entradas e saidas que não tem na paralela posso usar o clp, correto.
Abraço.
-
Fgilli.
Bom dia.
Estava pensando em usar um CLP para poder ampliar as saidas do Mach3, para ligar morsas e sensores que indicam que a peça esta presa para furar aluminio, ja que tem como comunicar com um CLP, vc pode ajudar, ja que vc utilizou esse sistema.
Tenho que fazer 22 morsas pois a maquina tem 6mt de comprimento, e os furos são bem proximo um do outro, ai para segurança decidi colocar as morsas interligadas com o mach3 para ter uma certeza que a peça esta presa. Tenho como acionar as morsas pelo mach3 ? Ai poderia numerar as morsas e acionalas quando precisase.
Abraço.
-
Ismael,
Sem saber detalhes do que precisa, não se pode indicar uma solução - pelo que voce vem relatando me dá a impressão que voce precisa de uma consultoria mais abrangente, pois nnão dá para ficar tentando descobrir o que voce quer fazer e nem ficar arrancando detalhes importantes.
O que voce quer dizer com "acionar a morsa pelo Mach3"?
Voce pode usar offset de fixação - o Mach3 tem capacidade de gerir até 254 pontos de referencia diferentes... na minha forma de ver não precisa de sensor nenhum e sim de um funcionário sério e bem treinado...
-
Fgilli.
Pesso desculpa se não estou sendo claro, nas perguntas.Vc tem razão quanto ao aconar as morsas posso fazer com botão externo, pensei em fazer acionamentos pela tela do mach mas da muita mão.Quanto as morsas pode deixar que dou um geito.
Como funciona esse offset de fixação ? Caso queira colocar mais de um cabeçote e utilizar saidas de um clp e o clp ser comandado pelo Mach3 ligar saidas pelo G-code tem como faço isso ? Sei que estou pedindo bastante informações sem custo, se tiver algum custo é so falar, sei que ninguem trabalha de graça.
Tanto vc quanto o ecarmo ja me ajudaram de mais, acredito que ate demais.
Se tiver algum custo por favor falar.Desde ja agradeço pela atenção.
Muitas vezes faço perguntas como essa do clp com o Mach3 por curiosidade, depois com essas dicas ver o que se pode fazer.Isso em algum casos,por exemplo essa do clp e mach3 surgiu a ideia de avançar as brocas como no exemplo.
Abraço.
-
Ismael,
Uma máquina cnc usa um sistema de coordenadas com pontos de referencia específicos e controláveis através de códigos pré definidos.
G53 é a coordenada-máquina - são os conjuntos de coordenadas que a máquina toma como referencia de espaço.
O conjunto de coordenadas de trabalho (ou de fixações) vão de G54 em diante (G54 a G59), e depois G59.P7, G59.P8 e assim por diante até G59.P253 são usados para designar posições fixas para referenciamento, como por exemplo cantos de morsas ou de blocos em bruto para usinagens posteriores...
Então, se por exemplo eu quiser reperir um desenho (ou operação) em digamos 5 blocos presos em posições diferentes na mesa da maquina (ou em morsas), simplesmente mando executar este desenho uma vez para cada ponto de referencia - só sou trocando de coordenadas automáticamente através das chamadas de fixação.
Existe uma tabela de pontos de fixação no Mach3: neste exemplo estou usando dois pontos de fixação diferentes
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/Mach3/fixa%E7%E3o.PNG)
-
Fgilli.
Muito legal isso, vai ser muito util isso para mim. Vc acha que funciona bem a comunicação entre um clp e mach3, pois tenho um clp em casa que tem comunicação 232 ou 485 queria fazer um teste vc me auxilia ?
Abraço.
-
Ajudo sim.
-
Fgilli.
Estava falando para o ecarmo quando tiver pronto o magazine e se funcionar conforme previsto vcs terão um para testar tambem, isso posso garantir pois sem a ajuda de vcs não teria feito nada. Claro quando falo de vcs não querendo deixar de fora os outros colegas que me auxiliam.
Vc acha que devo começar por aonde ? Para fazer esses teste ? Tenho um clp que tem IHM incorporado não tem problema ?
O clp é da Dacol vc conhece ?
Abraço.
-
Eu creio que em primeiro lugar voce deve fazer um programa de testes simples no CLP mas que responda corretamente - por exemplo que ligue algum led ou um relé qualquer para comprovar que funcione - depois de posse do manual deste clp, veja quais são as configurações de comunicação para poder acertar o Mach3 de forma que se comunique e que reaja com o CLP...
Eu não conheço este CLP e portanto não posso ajudar nesse ponto.
-
Fgilli.
Quanto isso deixa para mim deixo pronto e testado um programa e quanto a comunicação deixa que verifico.
O mach3 ira ler e escrever é isso ?
Abraço.
-
Normalmente a coisa não é por aí - simplesmente o Mach3 envia um sinal para disparar uma rotina, e o CLP devolve um sinal quando esta rotina termina...
-
Fgilii.
Sei que não é simples assim, mas vamos la, irei fazer o programa e deixar pronto a parte de comunicação e depois nos falamos.
Abraço.
-
Fgilli.
Semana quevem farei um programa no clp e farei a configuração do 232 ou 485 para comunicar com o Mach3 depois nos falamos.
Era para ter feito mas surgiu alguns contratempos.
Abraço.
-
Boa noite.
Estou com vontade de usar dois cabeçotes na mesma maquina mas porem cada cabeçote com desenhos diferentes, por exemplo um cabeçote corta o material, e o outro fura, não sei se fui claro ?
So para não ter que pegar na mão duas vezes a peça. Sei que o mach3 controla ate duas portas paralelas, como o mach3 interpretaria ?
Abraço.
-
Boa tarde.
Se tenho uma maquina com 6 eixos, como faço para gerar o G-code ? Para que a maquina interprete cada eixo ?
Para ter 6 eixos teria que usar 2 portas paralelas correto ?
Abraço.
-
Não - uma porta paralela pode controlar 6 eixos com o Mach3 ou EMC².
Existem diversos programas para geração de códigos para 5 eixos, mas para 6, desconheço...
Se for um braço manipulador, aí a coisa é diferente - se usam programas de cinemática inversa para criação de arquivos...
-
Fgilli.
Como um braço manipulador ?
Abraço.
-
http://tinyurl.com/4lxcfzz (http://tinyurl.com/4lxcfzz)
-
Fgilli.
Tentei entrar mas deu erro.
Abraço.
-
aqui funciona...
-
Fgilli.
Pensava que se usase duas portas paralelas consegueria controlar X-Y-Z e mais 3 eixos independentes, mas se não da paciencia.
Pensava que por exemplo teria X-Y-Z-A-B-C 6 eixos e que no G-code quando digitase no X100 Y100 Z100 A100 B100 C100 ele mandase andar ambos 100mm isso um exemplo.
Abraço.
-
Talvez funcione, mas como voce não explica suas idéias, não se pode dar certeza de nada.
-
Fgilli.
Desculpa muitas vezes não sei explicar da maneira mais simples ai complica tudo mas tudo bem.
Vc entendeu o que eu quero fazer ?
Consigo gerar um G-code com algum programa ou tenho fazer a mão ?
Quero fazer uma maquina com 6 eixos isso que acione os eixos independente, conforme o exemplo anterior.
Não sei se fui claro ? Qualquer coisa explico melhor.
Abraço.
-
Veja - Uma coisa é ter 6 eixos independentes, onde se pode controlá-los com o código que voce postou por exemplo.
O que não dá é ter uma máquina com dois cabeçotes independentes, e fazer cada um deles desenhar uma coisa diferente um do outro.
Isso se chama processamento paraleo, e são poucos os cncs que tem esta capacidade.
-
Correto. Vc falou que consigo gerar o G-code para no maximo 5 eixos é isso ? Que vc não conhece um programa para gerar ate 6 eixos.
No caso de 6 eixos teria quer ser feito a mão o G-code ?
Abraço.
-
Ismael,
Eu só conheço programas que geram arquivos para máquinas de 5 eixos - nunca ví uma máquina de 6 eixos...
Se for gerar arquivos para um 6° eixo, talvez tenha que criar a coisa na mão, mas de novo, como não se sabe o que voce deseja fazer, fica dificil de responder alguma coisa com mais conteúdo.
Se for para geração de arquivos em código-G para por exemplo um braço manipulador, o caminho é um pouco diferente do que numa fresadora, mas a idéia é sempre a mesma - coordenadas que são interpretadas pelo programa de controle....
-
Fgilli.
Não é um braço manipulador que estou pretendendo fazer é mesmo uma fresa cnc mas porem com 2 braços. Um cabeçote faz um desenho que seria X-Y-Z e o outro A-B-C faria os chanfros na peça com outro modelo de fresa ai não preciso pegar a peças 2 vezes na mão. Sera que tenho que usar dois computadores para fazer isso e limitar ate aonde ira cada cabeçote ?
Abraço.
-
Creio que eu entendí o que voce quer fazer....
Isso pode ser feito com a quantidade de eixos que o programa fornece, bastando gerar códigos que façam o cabeçote que tem a ferramenta que voce deseja ativar...
Estes dias um colega aqui do forum me perguntou isso, e eu respondí a mesma cois a ele - é só uma questão de geração de códigos que façam o que voce quer...
Dependendo da operação, será usado código-G puro pelo interpretador ou então talvez tenha que usar macros para executar operações específicas, mas nada de muito complicado...
De qualquer forma, não conheço nenhum programa pronto de prateleira que faça o que voce quer - será sempre necessário alguma intervenção manual, a não ser que voce crie um programa para isso.
-
É só um eixo "Z" em separado - as movimentaçoes nas coordenadas XY funcionam normalmente...
-
Fgilli.
Certamente terei que fazer alterações no G-code mas não tem problema.
Abraço.
-
Fgilli.
Não entendi a ultima pergunta ?
-
Não fiz uma pergunta - fiz uma afirmação...
A máquina se movimenta normalmente - o que muda é que terá dois ou mais cabeçotes "Z"...
Um é o normal (Z) e os outros todos são para operações extras, como a de rebarbar ou chanfrar suas peças...
Nota:
Só funciona um de cada vez isto é, se o "Z" estiver ativo, os outros cabeçotes ficam parados - não dá muito certo tentar fazer o "Z" padrão e outro cabeçote funcionar ao mesmo tempo - até dá, mas isso depende muito da mecanica e de um ajuste de coordenadas preciso, e é claro de arquivos de corte preparados para tal função.
Dependendo do que queira fazer, sai mais barato fazer duas ou mais máquinas para operações secundárias como a de chanfrar peças.
-
Fgilli.
Entendi.
Me diz uma coisa se usar 6 eixos em uma paralelas teria que eliminar algumas entradas da paralela, ou ja estão reservadas para caso queira usar 6 eixos?
Quando usaria 2 paralelas em que ocasião ?
Abraço.
-
Não - as portas paralelas tem pinos de entrada e de saída distintos... a porta LPT1 sempre é a responsável pela comunicação com os drives - a LPT2 não necessáriamente
No caso exclusivo do Mach3, quando se coloca uma segunda porta LPT no micro, tem-se a opção de usar todos os pinos de "saída" como "entrada" isto é, se consegue aumentar a possibilidade de ligar mais sensores para controle de processos por exemplo...
O máximo continua sendo de 6 eixos pela porta LPT1, mesmo tendo uma LPT2 instalada.
-
Fgilli.
Endendido. Então o mach3 controla no maximo 6 eixos, não importa se tem 2 portas, apenas aumenta as entradas.
E no caso se usar os eixos A-B-C ele tambem aparecem na tela poi selecionei eles e na tela não apareceu os eixos ?
Normal.
Agradeço pela paciencia.
Abraço.
-
Isso - precisa de uma interface que tenha 6 eixos...
Experimente esta aqui:
http://www.machsupport.com/screens/6_axis.zip (http://www.machsupport.com/screens/6_axis.zip)
-
Fgilli.
Ok. Show de bola, so não consegui movimentar os eixos A B C tem que configurar as teclas ?
O problema vai ser achar uma placa isoladora com saida rapida o suficiente para os 6 eixos a não ser que use duas placas da pede ?
Abraço.
-
Que modelo de placa da Photon voce tem?
Talvez seja preciso mapear as teclas de movimento que queira usar para estes eixos...
-
Fgilli.
Na verdade em casa nem uma pois ja usei a que eu tinha, mas era o modelo novo com Charge Pump.
Teria que providenciar uma placa.
-
Desculpe, mas não estou entendendo - voce não tem uma placa de interface?
Porque quer duas?
-
Que eu me lembre, todos os modelos de placas da Photon tem pelo menos 6 saídas rápidas para passo - creio que não precisa se preocupar com isso.
-
Fgilli.
Vc esta certo todas tem 6 saidas rapidas, eu ate achei uma aqui modelo velho que nem lembrava que tinha.
Esta certo, como sempre.
Abraço.