Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: Paolini em 28 de Abril de 2016, 08:59
-
Bom dia A todos!
Gostaria de tirar uma dúvida, para saber se ficaria mais pratico na operação de minha maquina.
Tenho uma router com mach3, ele é 3 eixos (é a da foto em anexo), a diferença é que 1 dos eixos é rotativo no caso o eixo "Y", fiz ela somente para usinar tubos de diversos diâmetros. Hoje trabalho da seguinte maneira:
Faço o desenho na artcam planificado, ou seja, faço o plano Y pelo perímetro do tubo, ai dependendo do diâmetro, tenho que ir no mach3 e alterar no motor tuning para ajustar a divisão para bater com a medida do tubo. Vi e ja fiz uns testes no art cam de criar um RELEVO ROTATIVO e ficou simples.
Minha dúvida é se é possível deixar o mach3 de 3 eixos co 1 rotativo, ai pelo o que li, trabalharia em Graus, sendo assim os parametros do motor tuning ficaria fixo, assim, independente do diametro do tubo, os parametros seriam os mesmo e eu faria o desenho no artcam como relevo rotativo. E se possível essa configuração, como fazer?
-
Bela maquina Daniel, foi você quem a construiu? o tubo q esta usinando e de alumínio?
Abs.
Jr.
-
Obrigado! foi sim!
Esta ficando bacana, mais ainda tem alguns detalhes para acertar nela.
É tubo de aluminio 6" x 8mm de parede.
-
É possível sim - basta descobrir quantos passos precisa para fazer 360 graus e ajustar de forma correta na janela "Motor Tuning"...
-
Boa tarde!
Hoje mina configuração no eixo esta assim (foto anexo)
Cheguei nessa configuração nesse tubo que estou usando diâmetro 168.5mm
-
Bom dia!
ajustei o eixo Y (rotativo) de acordo com o diamentro do tubo que estou usando (168mm ) que um perimetro de 527.78mm, mais no caso o desenho é feito como se fosse plano, porém queria transformar esse eixo Y em angulo, mais não consegui achar essas configurações no mach3. Outra dúvida seria se eu conseguir transformar em Graus, eu teria que fazer o desenho em forma de cilindro no Artcam também?
-
A menos que a peça seja precisamente definida em graus, o uso de unidades angulares (graus, radianos, ...), apesar de ser uma opção por questões geométricas, não me parece ser a solução ideal.
Caso a peça não seja precisamente definida em graus, considerando as distâncias a serem percorridas e os ângulos de cada trajetória da ferramenta no plano de movimentação (cilíndrico), a precisão da movimentação (em mm) piora se o raio da peça aumentar, pois a distância percorrida na superfície da peça é proporcional ao produto do ângulo x raio, sendo o ângulo mínimo de movimentação constante.
A meu ver, o ideal seria um sistema de movimentação por atrito ou por correia dentada, onde o eixo motriz se acoplasse à superfície da peça cilíndrica. O acoplamento poderia ser feito colando um trecho de correia dentada à peça. Desse modo, à medida que o raio do cilindro (peça) aumenta, mais passos serão necessários para completar uma circunferência. Evidentemente, a dimensão circunferencial da peça varia, sendo proporcional ao raio. Mas, algo que pode ser compensado a nível de programação.
-
Esta é uma discussão interessante...
O Daniel me escreveu e eu sugerí exatamente o contrário - que trabalhasse em ângulo e não planificando o desenho.
Acabei de assistir a alguns filmes no youtube sobre como fazer trabalhos através do Artcam (que é o que ele usa) para eixos rotativos.
No caso, todas as máquinas que já possuem um 4º eixo a coisa fica mais fácil, já que basta configurar o eixo rotativo de forma que se movimente de acordo com o esperado - uma volta completa serão 360 graus.
Em todos os casos o desenho parte de uma imagem planificada, que é posteriormente "enrolado" para ser então enviado para a máquina.
Onde eu acho que pega é quando a máquina em questão não tem um 4º eixo nativo - é feita uma adaptação de drive, onde um dos eixos comuns vira eixo rotativo (X ou Y), e é aí que pega - para todo tipo de trabalho, o operador precisará ajustar a quantidade de passos planificando o perímetro do material que vai ser cortado isto é - mudou o diâmetro do material, mudam os ajustes do eixo rotativo...
Na minha opinião acho isso meio contraproducente, mas de repente é uma forma de fazer a coisa...
-
Bom dia!
Então, é o que venho fazendo, de acordo com o diâmetro do tubo, eu ajusto meu eixo Y (que é o rotativo) de imediato, estou fazendo da maneira que vinha fazendo, com o desenho planificado, pois estou com uma certa urgência aqui, mais estou com um desenho feito no artcam, onde esta como cilindro já, ai vou fazer um teste no mach3. Procurei muitos videos e, até encontrei uma maquina fazendo um trabalho parecido com o meu, porém, só tem o video, as configurações não tem.
Segue uma foto do trabalho que faço com a máquina.
Agradeço a ajuda de todos, mais vamos discutindo mais sobre o assunto.
-
boa tarde
E muito facil ter o 4 eixo no mach
va em config, potr and pins e motor output clique on enabled no eixo a configure a porta de acordo com o seu drive e quando voltar atela inicial aparecera o eixo a
agora vai depender da sua mecanica do eixo a(redução) e do micropasso utilizado que sera configurado no config motor tuning a steper per que sera colocado o valor de uma volta do seu mecanismo
pronto seu eixo ja pode ser usado
luciano
-
Boa tarde!
A diferença é que minha máquina é de 3 eixos, sendo que o Y é o rotativo. Ai minha dúvida de como configurar o Y para trabalhar em angulo.
Mais da maneira que esta , esta quebrando o galho, mais queria fazer esse teste para ver se fica melhor.
Obrigado!
-
configure-o
voce sabe quantos passos precisa para dar uma volta no seu eixo
é so colocar este valor no motor tuning do seu eixo y em setps per
luciano
-
Meu tubo tem 168mm de diâmetro, como estou usando como se fosse plano, eu calculo pelo perímetro, que da 527.78 e, no motor tuning esta com 16.25 para que consiga percorrer essa distancia, mais isso pode variar de acordo com o diâmetro do tubo. eu teria que fazer esse ajuste, na saida do redutor, mais ja fiz essa alteração e não deu, tem algo na configuração que preciso mudar.
-
Meu tubo tem 168mm de diâmetro, como estou usando como se fosse plano, eu calculo pelo perímetro, que da 527.78 e, no motor tuning esta com 16.25 para que consiga percorrer essa distancia, mais isso pode variar de acordo com o diâmetro do tubo. eu teria que fazer esse ajuste, na saida do redutor, mais ja fiz essa alteração e não deu, tem algo na configuração que preciso mudar.
Tem que levar em conta o fator de sua redução (polias do motor e do eixo rotativo) e o diâmetro da peça.
-
no meu eixo a eu preciso dar 160000 pulsos para dar uma volta dividi por 360 e coloquei o valor no step
o ruim é que o mach não ve angulo
luciano
-
Boa tarde!
Ahh, acabando o trabalho aqui, vou tentar fazer essa mudança. Mais me tire uma dúvida, o desenho do ARTCAM tem que vir de forma cilindrica, para na hora de gerar o código G, converter em Graus?
Só uma outra dúvida aqui, mais agora é mais sobre o artcam. Eu uso p 2011, na lista de pós processadores dele, tenho 4 tipos de G-CODE e também os do MACH3 (INC) E (MM) mais o unico que deu certo aqui, foi o G-CODE (MM) os outros, na hora que gero o código G, em várias linhas aparecem uma coordenadas "I" "J", ai atrapalha tudo, a máquina saí fazendo como se fosse uma rosca na peça. ALGUÉM saberia me dizer o por que disso?
-
...o ruim é que o mach não ve angulo
luciano
Opa! como não trabalha em ângulo???
-
na hora que gero o código G, em várias linhas aparecem uma coordenadas "I" "J", ai atrapalha tudo, a máquina saí fazendo como se fosse uma rosca na peça. ALGUÉM saberia me dizer o por que disso?
Provavelmente você deve corrigir a forma de interpretação de arcos - vá em "General Config" e altere o "IJ Mode" de incremental para Absoluto (ou vice versa)
-
... o desenho do ARTCAM tem que vir de forma cilindrica, para na hora de gerar o código G, converter em Graus?
Não conheço o ArtCam, mas creio que na hora de gerar os arquivos de corte precisa escolher um pós processador que tenha 4º eixo... mas isso é para funcionar em graus num 4º eixo - se sua máquina usa o Y como eixo rotativo, nada feito
-
meu caro amigo Fabio
Ja vi esta parte e não entendi o funcionamento aparentemente não mudou nada
se puder explicar melhor eu agradeco
luciano
-
Luciano,
É simples - se a opção de eixo angular estiver marcada, basta configurar os drives de acordo com a redução do eixo (caso tenha) para que 1 volta completa sejam 360 graus.
Se estiver desmarcadas, os deslocamentos não serão angulares...
Tenho usado assim (angular) e funciona direitinho...
-
o meu divisor tem 160000 pulsos por volta como configuro?
Luciano
-
Creio que serão 444.444..... pulsos por grau.
Experimente isso e para testar escreva no MDI A360 e veja se dá uma volta completa
-
Ola Fabio
sim já fiz isto na maquina e esta funcionando com divisão decimal
luciano
-
Provavelmente mostra os deslocamentos em ângulo decimal...
Por exemplo 25º 35' serão mostrados como 25,583333333...