O Mach3 tem um sistema de limites "lógicos" e limites "fisicos", mas para poder fazer isso funcionar precisa entender certos conceitos.
Para o Mach3, um final de curso fisico é um dispositivo de emergencia - ele sinaliza ao cnc que a máquina tentou ultrapassar uma determinada posição fazendo uma padada de emergencia completa, pois se sabe que se o movimento continuar haverá colisão.
O Mach3 pode usar o sistema de coordenadas para conhecer certas dimensões de deslocamento de movimanto - o que se chama "área de trabalho - mas para que este sistema funcione corretamente é necessário que se instale sensores de "origem".
Tais sensores, quando bem configurados dizem ao sistema onde estão pos pontos de referencia de cada eixo - a origem de cada eixo "fisicamente" falando...
Uma vez que se conhece as origens, pode-se usar a tabela chamada "Home and Limits" e informar o tamanhop "lógico" da área de trabalho da máquina.
Então na tela principal, com o comando "Soft Limits" habilitado, clica-se na tecla "REF ALL HOME" para enviar os eixos para reconhecimento da origem de cada um deles - uma vez reconhecidas as origens (o contorno dos botões zero X, Y e Z ficam verdes) pode-se deslocar os eixos até os limites sem bater nos finais de curso.
Fabio Gilii