com certeza dápra resolver usando macros... sempre dá!! ^^
Fiz uma macro (conjunto de macros na verdade) que fazia uma porção de tarefas numa máquina tampográfica. O que prova que Mach não é só pra torno, fresa e plasma.
Acredito que tua aplicação seja bem mais complexa do que uma máquina de tampografia, mas não é impossível de se resolver.
Acredito que exija um conhecimento bem árduo de VBScript - se desejar centralizar o poder no Mach.
Mas como mencionou no título, teu problema é apenas lógica, e pra isso não precisa conhcer muitas funções e macetes do Vb, basta um pouco de experiencia em lógica de programação.
Infelizmente não posso te dizer agora qual o caminho a seguir, mas vou salvar esse texto e trabalhar nisso essa noite pra que amanhã eu já tenha uma resposta mais concreta, pelo menos o início que vcprecisa pegar.
Bom.. primeiramente, não sei o que é uma válvula proporcional. Mas entendi que usará uma saída analógica. Bom... Dependendo da precisao que tu precisa, poderá usar algumas saídas do mach ligadas em um conversor D/A. É uma hipotese [barata].
Para fazer a contagem, salve o valor de peças produzidas em uma UserDro. Isso torna o valor global e poderá ser acessado mesmo depois da máquina ter sido desligada.
Usando a Macropump, deixe-a lendo essa UserDro, e atualindo o conjunto de saídas digitais de forma que vá aumentando de acordo com o número da Dro. Pra esse caso, Macropump é uma boa opção, pois independe do operador.