Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: saulo em 08 de Abril de 2010, 19:45
-
e ai galera,
queria saber se alguem pode me ajudar
estou com um cnc em casa que utilizo geckos e estou usando motores de 90kgf
quando configurei no motor tuning no mach3 no eixo x so consigo a velocidade de 1500 a acelerançao esta em 8,... estou usando 80 step per (ja configurado pelo proprio mach pelo setting) estou usando 5 em step e 5 em dir
o motor esta conectado em paralelo...
quando passo de 1500 começa a travar o motor nao acho que seja por falta de força pois uso fuso na maquina...
o que eu posso fazer para conseguir uma maior velocidade no mach3????
-
o que eu posso fazer para conseguir uma maior velocidade no mach3????
Antes de mais nada verifique a curva de torque do motor, veja se é possível atingir velocidades mais elevadas ... creio que não ...
-
opa jorge
como faço isso ?
voce acha que ja estou em uma velocidade boa?
eu estou usando em full step e se um mudar para half ou 5 us ou 10 us posso ganhar mais velocidade?
-
Saulo,
Verifique a curva de torque desse motor - tenho a mesma impressão do Jorge - creio que este motor não permita isso.
-
Saulo;
Esses motores tem bom torque mas são relativamente lentos.
Esperimente aumentar a aceleração, 8 é muito baixo (talvez vá melhor com 80), depois experimente aumentar a velocity acima de 1500 (até onde houver torque útil).
Procure manter o Step Pulse e o Dir pulse dentro da faixa recomendada na janela de configuração.
Abraços...
-
fabio e jorge
vi a curva acho que vai mais do que isso pois sem usinar nada ele entao so com a carga para rodar o fuso deveria estar mais rapido, pois imagino que ele nao faça uma força maior do 50kgf nesse momento que deveria dar uma velocidade de 2500...
marco
vou fazer o teste hoje do que voce aconselhou sobre a aceleraçao !!! teria um calculo para saber a aceleraçao maxima??
muito obrigado a todos pela ajuda
-
Saulo,
Tem como apontar as características desse motor e do acionamento que está fazendo com ele??
-
opa fabio
o data sheet esta nesse site
http://www.tekkno.com.br/produto.aspx?ProCodigo=275
esta ligado em serie
sera que se eu mudar para paralelo vai melhorar?
existe algum calculo para saber qual a melhor aceleraçao?
-
Não é necessário calcular, a curva de torque já esta presente no gráfico (nas condições de teste, pode variar em outras condições).
Dependendo da sua utilização (características da máquina e serviço); caso o torque requerido possa ser menor, provavelmente vai conseguir mais velocidade de rotação (depende tb de outros fatores).
Abraços.
-
Qual driver voce esta usando?????Qual o passo do fuso???Com esse motor usando o driver da akiyama 5a , 55vdc , que é o mesmo da tekno , eu conseguia em vazio , com configuração para um fuso no passo de 5 mm , 6000mm/min , na maquina uma fresa ferramenteira que eu retrofitei , com fuso trapezoidal , no maximo foi 1500mm/min, deposi que troquei os fusos para esferas , hoje ela da 2500mm/min, no maximo....
-
Saulo,
Posso estar errado, mas creio que será um pouco dificil melhorar mais os resultados que tem porque é um motor de alta indtância.
Em todo caso, experimente ligá-lo em paralelo e depois experimente.
Note que no gráfico desse motor, o torque cai drásticamente quando se aciona o motor acima de 1500 passos/segundo, o que corresponde a 225 rpm em meio passo.
Tente calcular as velocidades finais que teria com mais passos/segundo e compare com o torque correspondente.
Não há muito uma regra para se ajustar as acelerações e velocidades dos motores.
Eu costumo ir experimentando aumentos gradativos na velocidade e acompanho com a aceleração de forma que mais ou menos eu tenha as mesmas características de arranque e frenagem do motor em todas as faixas de velocidade.
Imaginando que está usando o Mach3, use o gráfico de ajuste do motor para te ajudar com as acelerações.
Eu normalmente tento ajustar a curva (que é trapezoidal) como a imagem a seguir:
NOTA - esta é só uma idéia e esta imagem é para o meu motor, muito diferente do seu.
Eu tento manter as acelerações altas o suficiente para não perder passos - como no meu exemplo os motores são muito responsivos, mantenho algo em torno de 0,1 segundos de tempo de aceleração (seta vermelha para baixo.)
-
opa eneias
o meu drive sao os geckos212. o meu fuso tambem e de esfera e tambem 5mm... entao acho que o nosso conjunto e igual so nao sei o driver mas sei que esse driver e muito bom....
tinha como voce me mandar a sua pagina de motor tunnig???
opa fabio
vou fazer esse teste hoje em paralelo, estou sim utilizando o mach3 porem ainda o demo sera que tem alguma coisa haver????? nao é pirata nao é o demo mesmo que baixei do site
e quanto eu trazer ele para meio passo ou 5 us ou 10 us vai diminuir a velocidade, to certo?
-
...estou sim utilizando o mach3 porem ainda o demo sera que tem alguma coisa haver????? nao é pirata nao é o demo mesmo que baixei do site
Á princípio, este não é o problema
e quanto eu trazer ele para meio passo ou 5 us ou 10 us vai diminuir a velocidade, to certo?
Não - o tamanho do pulso tem a haver com a capacidade do driver de entender quando acontecem os passos e mudanças de direção, mas não tem influencia direta na velocidade de deslocamento - procure se focar no problema, que é o motor e não no funcionamento dos pulsos, que à princípio não terão nada de influencia no problema ;)
[/quote]
-
ola galera
consegui aumentar a velocidade ate 2300 porem parei ai pois o fuso começou a tremer muito nessa velocidade e sacudir a maquina toda pois minha maquina e grande tem 3,5m por 1,5m. liguei para empresa que me vendeu e ela esta alegando que o fuso esta do tamanho certo que o problema e o motor que nao tem torque por isso que ele fica tremendo em um rotaçao maior... nao estou muito convencido disso
alguem sabe alguma coisa sobre isso???
-
Saulo,
O fuso tem 3,5 metros de comprimento e é só apoiado pelas pontas...
Com este comprimento é muito fácil o fuso vibrar porque o próprio peso dele faz com que fique arqueado e mesmo que bem centrado nas usinagems (o que é dificil de se conseguir) terá uma tendência de vibrar em certas faixas de velocidade.
Esse valor - 2300 - se refere a que? pulsos/segundo, ou metros/minuto?
Qual o pasos do fuso?
Pergunto porque pode ser que voce esteja fazendo o fuso girar na faixa de velocidade crítica natural do fuso.
-
Saulo, vc tem a folha de especificações do motor ? O que consta no site são dados incompletos, para modo bipolar série apenas.
O Fábio já comentou, nesse modo o torque é maior mas a velocidade é menor, comparado com o modo paralelo. Creio que não foi comentado que o ajuste de corrente é diferente, a depender do modo.
Tomando por base a informação disponível, seria possível alcançar com fuso de passo 5mm a velocidade de 1.125 mm/min com torque ainda elevado, considerando o limite de 1.500 pps. O motor oferece torque de sobra e o modo paralelo permitirá velocidades mais elevadas, mas não é este seu maior prob.
O Fábio comentou sobre o comprimento do fuso (qual é o diâmetro ?) e as consequentes vibrações, especialmente severas quando ocorre ressonância, mas não deve ficar muito melhor, mesmo em faixas de velocidade fora da ressonância natural do fuso.
É quase certo que não consiga superar este prob, terá que trabalhar a velocidades bastante baixas ou terá de modificar radicalmente o sistema de acionamento. Sugiro que veja um dos trabalhos do Fábio, onde um prob semelhante foi resolvido fazendo a porca ser acionada pelo motor, ao invés do fuso.
-
opa fabio e jorge,
olha nao tenho mais nenhum dado do motor so esse mesmo. to ate ja pensando em comprar outro motor...
o meu fuso e um fuso da katalec de esfera de 32mm de espessura passo 5mm. ele e apoiado so nas extremidades!!!! alguem tem alguma ideia de como apoiar no meio????
onde consigo ver esse trabalho que o fabio fez????
-
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,2883.0.html
-
po fabio e jorge valeu mesmo pela ideia e isso que vou fazer agora
ja vou começar as modificaçoes agora acho que da certo
será que assim eu consigo aumentar a velocidade???
muito obrigado mesmo pela ajuda
-
opa fabio so uma pergunta como voce fez com os dois motores no eixo X?? vi que nesse topico tinha alguem perguntando sobre isso e passaram um link para ele porem nao consegui entrar tem como voce me passar como voce fez?????
-
Saulo,
Dois motores, dois drivers recebento os mesmos sinais - simples assim.
-
será que assim eu consigo aumentar a velocidade???
No que se refere à vibração do fuso, certamente.
-
po fabio e jorge valeu mesmo pela ideia e isso que vou fazer agora
ja vou começar as modificaçoes agora acho que da certo
será que assim eu consigo aumentar a velocidade???
muito obrigado mesmo pela ajuda
Saulo,
não tem o tamanho de sua máquina no tópico mas deve ser uma cnc grande pelos problemas apresentados, talvez seja o caso de mudar a tração para cabo, é um sistema barato e bem feito não fica nada a dever para fuso de esferas com a vantagem de não ter vibração devido à rotação e modificar a velocidade (ou adequar) com a simples troca de uma polia dentada
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,4794.0.html
-
opa gilberto minha maquina tem as dimensoes de 3,5 X 1,5 X 0,75
galera que esta me ajudando, ja estou fazendo as modificaçoes para colocar o eixo X para e tambem mais algumas modificacoes assim que terminar posto umas fotos aqui para voces verem e tambem vou tentar fazer um video... vamos ver se vai dar certo...
quando der outro pepino grito pedindo um help hehehheheheheh
brigadao mesmo a todos
-
Bom dia a todos,
"Reativando" este tópico, que há algum tempo não recebe resposta, para não ter que abrir outro com assunto bastante similar.
Então, minha máquina, originalmente, possuía como fusos barras roscadas com 10mm de espessura e passo com cerca de 1.5mm. Funcionava muito bem, mesmo sem mancal (o apoio era feito em uma extremidade do fuso e o motor tratava de "apoiar" o outro lado) sem tremedeiras. O grande inconveniente era a velocidade, que ficava em torno de 350mm/min, levando em conta que o comprimento total do eixo X é em torno de 70cm, Y em torno de 36cm e Z 20cm.
Resolvi trocar tais fusos, desta vez por fusos trapezoidais com 14mm de espessura e passo 3mm. (creio que eu tenha vacilado em não ter mudado as guias também, que com certeza são mais finas que os fusos de 14mm usados atualmente - acho que um erro aceitável para quem está começando (lê-se engatinhando, 2 meses nesse maravilhoso mundo das CNCs))
*Os 3 motores são os 57BYG059(não encontrei uma folha de dados com gráficos, infelizmente), com torque de 5.6kgf em modo unipolar, eu estimo quase 7kgf em modo bipolar - no qual é feito o acionamento.
*Os drivers são os TB6560 - umas plaquinhas verdes, eixo único, com algumas chaves para configuração, setadas em meio-passo.
Feita a modificação dos fusos para o tipo citado acima, fui para o teste inicial: Notei aumento na velocidade, que antes nao passava muita coisa de 350mm/min, para 700mm/min. QUE BACANA! Mas não foi tao bacana assim...junto veio uma certa tremedeira incomoda e bastante prejudicial ao meu uso - placas de circuito impresso.
Pensei: vou colocar o mancal antecedendo o motor, para mais estabilidade. Ao colocar os mancais, não notei algo significativo.
Com mais velocidade menos torque, o que é estimável quando há um gráfico...
Seriam o motor que não estão suportando o "novo" peso de cada eixo com os novos fusos com uma velocidade maior?
Está a caminho, há algum tempo, um pacote com 3 motores de 15kgf, modo bipolar. Infelizmente não sei o modelo exato (KH56QM2B025) - adquiri com o celso, da CNCPARTS-SP, são uns com corpo meio esverdeado, formato "quadrado".
Grato pela atenção,
Marcísio Souza.