Olá galera.
Tenho estado bastante ocupado.. Voltando as aulas e tudo mais. Peço desculpas aos amigos aos quais não terminei de analisar as macros, em especial ao Matrix, que to devendo um lance aí. Mas em breve termino. ^^
Bom, pra variar estou com um problema. No meio de uma usinagem em velocidade alta (13krpm) percebo uma oscilção bastante grande na velocidade. Oscilação perceptível pelo ruído e devidamente conferida por medidas. Em torno de 1krpm.
Isso acontece em velocidades mais baixas, mas não com tanta intensidade. O interessante é que ocorre somente enquanto os eixos X, Y e Z estão em movimento, sendo esse modificador cumulativo (só X movendo oscila pouco; X e Y oscila mais; X, Y e Z oscila muito). Bom, está tudo muito bem aterrado; os fios que levam o sinal digital ao conversor de frequencia pra tensão analógica é blindado, bem como o cabo que conecta tal conversor (da CNCBr) até o Inversor de Frequencia (Delta).
Pensei que fosse interferência dos servo-drivers sobre o sistema, entretanto, desligando os drivers e motores (eletricamente, e não no Mach) o problema persiste. Ou seja, mesmo que o movimento seja somente virtual (nas DRO´s do Mach) ocorre a oscilação da velocidade. Já troquei de pino da paralela e da placa isoladora (acopladora).
Analisei a forma de onda na saída digital e nao vejo uma onda perfeitamente quadrada. O que tem são trens de 3 em 3 pulsos aglomerados e um grande espaço de tempo entre eles. Não estou com nenhuma outra máquina na fábrica para comparar.
Devo suspeitar do Mach ou ainda existem outras possibilidades??
Espero ter sido claro.
Muito obrigado
Robinho