Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: mutleey em 25 de Setembro de 2020, 13:48
-
Pessoal estou com um problema que já esta me tirando o sono, tenho uma router caseira que quando montei usei barra roscada de 1/2 nos 3 eixos, porem após um tempo como já era esperado apareceu uma folguinha, fora que era lento devido ao passo da rosca e vibrava um pouco tambem, decidi trocar por correias dentadas GT2 10mm com alma de aço, ficou super rápida na movimentação e silenciosa.. Refiz toda a calibração da máquina e quanto a isso esta tudo ok, agora o problema é que sempre no final do corte sempre tem um "calombo" (foto1) e mesmo nos g-codes que antes funcionava certo agora aparece este defeito, então só posso crer que seja o mach3, fico na esperança dos colegas me dar uma direção de como solucionar isso.
foto1
(https://uploaddeimagens.com.br/images/002/894/960/full/img1.jpg)
minha maquina não usa redutor, correia direta no eixo do motor.
(https://uploaddeimagens.com.br/images/002/894/986/full/img2.jpg)
-
isso pode ser folga no spindle, peça mal fixada, fresa que corta pouco....
-
cientista13 folga no spindle e peça mal fixada posso descartar, tenho certeza que não é.. já fresa que corta pouco tinha me passado algo parecido na cabeça, poderia me orientar como posso verificar se esta é a causa?
-
continuo achando que seja folga no spindle. Provavelmente rolamentos....
está fazendo o corte em numm passe só ou em vários?
Tenta fazer com passes de 1mm e mostre o resultado.
Se o "calombo" diminuir é certo que é folga (pois estou considerando que a peça esteja bem presa e que a máquina é rigida suficiente para aguentar o esforço)
-
Por via das duvidas vou fazer um corte em passadas de 1mm, mas os rolamentos são novos, e não é um spindle e sim uma tupia de coluna 1400w, eu estou cortando em uma passada só mdf de 15mm, antes de eu trocar a barra roscada por correia 10mm com alma de aço isso não acontecia, o corte ficava impecável, mas vou cortar em varias passadas de 1mm pra ver o resultado.
-
Se só começou a dar defeito depois da troca da barra roscada para a correia, o problema é folga na correia... dá mais uma esticadinha na correia. Se as correias forem compridas fica dificil esticar bem, as vezes tem que usar o recurso de compensação de folga no software de controle
-
Obrigado pela orientação, amanhã vou fazer estes testes e volto com o resultado.
-
cientista13 segui sua orientação de corte com passadas de 1mm e o corte ficou perfeito, vou esticar mais um pouco a correia, minha conclusão foi que eu estava cortando em uma passada só MDF de 15mm e por mais que a alma da correia seja de aço com a carga aplicada na fresa há um certo laceamento da correa, vou refazer os g-codes para passadas de no máximo 5mm e ver o desempenho. obrigado pelas dicas!!
(https://uploaddeimagens.com.br/images/002/898/705/full/corte1.jpg)
(https://uploaddeimagens.com.br/images/002/898/707/full/corte2.jpg)
-
Não consegui editar o post, mas o corte externo foi feito em um outro momento com passada de 15mm (pos isso esta tremido) agora no teste considerar somente o furo.
-
Que bom que achou o problema.
Eu não gosto muito de usar correias, mas existem situações que são a melhor opção... Num próximo upgrade na máquina, ou mude para fuso de esfera ou então cremalheira de precisão.
-
Que bom que achou o problema.
Eu não gosto muito de usar correias, mas existem situações que são a melhor opção... Num próximo upgrade na máquina, ou mude para fuso de esfera ou então cremalheira de precisão.
Já aproveitando a resposta para uma futura outra maquina que pretendo construir, qual sua opinião sobre cabo de aço?
-
Já aproveitando a resposta para uma futura outra maquina que pretendo construir, qual sua opinião sobre cabo de aço?
Se já está tendo problema com correias sincronizadas com alma de aço, com cabos de aço seus problemas irão aumentar...
Para o tamanho da tua máquina um fuso de esfera com castanha de 20mm passo 10mm deve estar custando menos de R$ 1.000,00 comparndo em fornecedores tradicionais aqui no Brasil. Se importar da China e tiver sorte de não ser taxado na alfandega, consegue por menos de R$ 500,00.
Quando ver o desempenho e precisão de um fuso de esfera, não vai querer usar outra coisa.
Existem cremalheiras de precisão que deve custar uns 30% do valor do fuso.