Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: matrix em 14 de Abril de 2010, 18:27
-
Boa pessoal, neste momento estou com um problema que me está a por mais velho uns anos.
Eu estou aplicando um servo drive em uma nova aplicação, e estou a usar o mach3 para o controle, este drive é alimentado com 380v, o problema é que quando eu habilito o drive todos os encoderes começão a oscilar mesmo com os motores parados.
Já tentei utilizar um filtro na entrada mas pareçe que o problema aumenta com o filtro.
Alguem tem uma dica?
Obrigado
-
... todos os encoderes começão a oscilar mesmo com os motores parados.
Não está muito claro o que quer dizer com "os encoders oscilam mesmo com os motores parados" ... Vc está falando de oscilação mecânica ou elétrica ?
De que maneira os encoders estão conectados mecanicamente ao motor ?
Qual é a magnitude da oscilação ?
Qual é o driver ? De que maneira configurou os parâmetros PID ?
-
Muito obrigado pela resposta,
Quando digo oscilam, eles começão a contar impulsos com os motores parados, é de certeza
uma oscilação electrica, porque se o drive não estiver habilitado não existe nenhum tipo de
oscilação.
Os encoderes estão acoplados na parte traseira do motor, é um motor um pouco antigo de qualquer forma
os encoderes já vieram de fabrica.
Não tem haver com os parâmetros do pid, porque eu estou apenas a testar um drive(eixo X) e tenho os outros desligados, e o que acontece é que EX: o DRO do eixo Y comeca a oscilar sem que o motor ou drive esteja ligado.
Eu estou a usar um drive da marca KEB (alemão).
-
Quando digo oscilam, eles começão a contar impulsos com os motores parados, é de certeza uma oscilação electrica, porque se o drive não estiver habilitado não existe nenhum tipo de oscilação.
Calma, não tenha tanta certeza, com o que sabemos até agora não se pode ainda afirmar ...
Os encoderes estão acoplados na parte traseira do motor, é um motor um pouco antigo de qualquer forma os encoderes já vieram de fabrica.
Isto é importante, sabendo que é equipamento antigo podemos suspeitar de mau contato ou sujeira no encoder.
o DRO do eixo Y comeca a oscilar sem que o motor ou drive esteja ligado.
Devo entender que vc deduziu que o encoder está oscilando a partir da leitura do DRO apenas ? E que isto acontece com o motor e o driver desligados ?
De quantas unidades é a oscilação ? A contagem vai sempre em um sentido, ou seja, sempre aumenta ou sempre diminui ou oscila em torno de um ponto central, ou seja, sempre aumenta e diminui igualmente ?
Quem alimenta o encoder ? E o DRO ?
Vc dispõe de um osciloscópio ?
-
Bom, não quero estar a dizer asneira mas se fosse mau contacto ele também oscilava quando o drive
drive está desabilitado, certo?
Sim, estou a fazer a leitura a partir do DRO, e só acontece com o drive habilitado, ou seja se ele estiver ligado mas não habilitado essa oscilação não existe.
A contagem vai sempre no mesmo sentido, sempre a aumentar, nem sempre com a mesma velocidade mas sempre a aumentar.
Não tenho osciloscópio.
-
Bom, não quero estar a dizer asneira mas se fosse mau contacto ele também oscilava quando o drive drive está desabilitado, certo?
Certo, vc não está a dizer asneiras, mas mantenha a mente aberta para todas as hipóteses ... já me deparei com problemas demais para saber que algumas coisas desafiam a nossa lógica ...
Sim, estou a fazer a leitura a partir do DRO, e só acontece com o drive habilitado, ou seja se ele estiver ligado mas não habilitado essa oscilação não existe.
Vc já tentou verificar pelo tato se há alguma vibração no conjunto motor / encoder ?
Seria difícil intercambiar o encoder com outro DRO e vice-versa ? Ajudaria bastante a isolar o problema ...
-
Sim eu já verifiquei se com alguma vibração ele oscila mas ele só oscila quando o drive é habilitado.
Nota que eu tenho tres motores iguais e isto acontece com os tres, se girar o motor manualmente sem o drive habilitado o encoder conta bem e não existe qualquer tipo de oscilação, por essa razão leva-me a pensar que é ruido .
O que acha?
-
Se posso sugerir, pense nos cabos de alimentação, principalmente no cabo do encoder...
Eu já instalei alguns servos de diversas marcas e modelos e na grande maioria das vezes tive pude usar cabos comuns tipo PP para alimentação do motor, mas obrigatóriamente cabos blindados para os encoders
Já houve inclusive casos onde fui obrigado a instalar também cabos blindoados para a alimentação também, mas foram poucas vezes.
Outro ponto a ser verificado é a distancia física entre os drivers - se estes estiverem sendo montados em painel metálico, deverão obedecer um distanciamento mínimo - há recomendações claras sobre isso nos manuais dos drivers.
Em alguns casos tive que colocar anéis de ferrite na alimentação dos drivers.
-
Obrigado Fgilii,
Eu não sei o que quer designação PP, mas se for o tipo de cabos blindados posso dizer que tenho cabos blindados no encoder e no motor, só não tenho cabos blindados na alimentação do drive.
Quanto á distancia entre drives não vejo qualquer problema porque como disse antes eu estou somente a testar um drive, até porque também só tenho um drive instalado.
Já tentei usar um filtro na alimentação do drive mas parece que em vez de diminuir o problema aumenta.
Eu sou um bocado cuidadoso em relação a ruídos, tento sempre separar os cabos de potencia dos cabos de comandos, e tenho o cuidado de aterrar a maquina, normalmente costumo conectar o negativo da fonte 24vdc com a terra da maquina algumas vezes resolve problemas, mas neste caso já estou a ficar sem alternativas.
Pelos testes que tenho feito tudo leva a crer que seja ruído produzido pelo drive.
obrigado
-
Voce está usando isoladores de sinal? Ao ligar tensões +altas (p.ex: 380V), qualquer capacitância interna nos circuitos é suficiente para gerar problemas. Já ví esse "filme" com um circuito que montei usando encoders e motores trifásicos para controle de uma guilhotina de gráfica, resolvi usando acopladores óticos em alguns sinais, filtros estrategicamente colocados e uma montagem com blindagens e aterramento.
Acho que se colocasse um diagrama de blocos de seu sistema ajudaria na análise.
-
Envio aqui um pequeno esquema de como está feito o meu circuito, não está muito perfeito
porque fiz um bocado á pressa.
Voçe pode ver que eu tenho o encoder ligado ao drive e do drive para o cnc, mas este problema tambem acontece com os encoderes que estão ligados directamente á placa controladora.
Que tipo de filtros voçê está falando e como e onde posso inserir??
-
Voçe pode ver que eu tenho o encoder ligado ao drive e do drive para o cnc, mas este problema tambem acontece com os encoderes que estão ligados directamente á placa controladora.
Voce disse que a indicação do encoder está variando no Mach3? Mas o encoder está ligado ao driver, e depois vai para o PC, explique melhor... O que voce desligou??
Uma dúvida, se ligar o driver com a alimentação da rede ligada para o motor desligada, é possível girar o eixo do motor com a mão e ver se a indicação de posição varia ou se fica variando sozinha?
Que tipo de filtros voçê está falando e como e onde posso inserir??
Acho que sair pondo filtros não é o ideal, é bom tentar detectar o que está acontecendo primeiramente.
Pois, se deve receitar o remédio correto para o doente depois do diagnóstico, não é?? :)
-
Voce disse que a indicação do encoder está variando no Mach3? Mas o encoder está ligado ao driver, e depois vai para o PC, explique melhor... O que voce desligou??
Peço desculpa se expliquei mal, neste momento apenas tenho um drive que está a ser testado, neste caso é o drive correspondente ao eixo X.
Este drive precisa de um feedback, esse feedback está a ser feito por encoder, mas como tenho apenas um encoder no motor o drive tem disponivel uma saida de encoder que estou a utilizar como feedback para o cnc(PC).
Quantos aos restantes eixos, esses estão sem drive mas com o encoder ligado ao CNC(PC).
Uma dúvida, se ligar o driver com a alimentação da rede ligada para o motor desligada, é possível girar o eixo do motor com a mão e ver se a indicação de posição varia ou se fica variando sozinha
Se do drive estiver ligado à rede com o motor parado, e girar o motor manualmente a posição varia consoante o sentido de rotação e não fica variando, apenas oscila quando o motor é ligado (ENABLE).
-
Quero agradecer a atenção de todos e tambem dizer que já resolvi o problema que me incomodava á varios dias.
A solução esteve em uma simples ferrite na saída do drive, apenas isto resolveu todos o ruido, de qualquer forma agradeço a todos.
Obrigado
-
A solução esteve em uma simples ferrite na saída do drive, apenas isto resolveu todos o ruido, de qualquer
Ou seja, parece que faltava um filtro com núcleo de ferrite...
Não é?
-
Ou seja, parece que faltava um filtro com núcleo de ferrite...
Sim a ferrite resolveu por enquanto, eu só tenho um drive instalado porque foi apenas para testar, agora
tenho uma pequena duvida.
Quando instalar os outros drive também com a ferrite, como a carga de ruído vai ser maior porque vão ser três drives, será que vou voltar a ter o ruído??
-
Já agora e não querendo muito poluir este topico (sei que existe outros com este assunto), eu estou a pensar em comprar um osciloscópio, ma tem que ser um portátil porque os problemas estão fora da bancada, e também como o custo destes equipamento é um bocado puxado gostaria de saber, navossa opinião qual destes dois o mais interessante.
Owon HDS2062M-N ( 629€ com iva)
http://www.progshop.com/shop/oscilloscopes/digital-oscilloscope-hds2062m.html
ou
Velleman HPS50 ( 450€ com iva )
http://www.velleman.eu/distributor/products/view/?id=377804
A diferença de preço compensa??
Obrigado
-
Quando instalar os outros drive também com a ferrite, como a carga de ruído vai ser maior porque vão ser três drives, será que vou voltar a ter o ruído??
Só testando pra saber ... acredito que não, mas é possível.
-
Quando instalar os outros drive também com a ferrite, como a carga de ruído vai ser maior porque vão ser três drives, será que vou voltar a ter o ruído??
O ruído total na rede elétrica e nas proximidades aumenta, mas produtos de boa procedência são testados para funcionar gerando ruído dentro de limites legais aceitáveis. E sem interferir em outros equipamentos, quando corretamente instalados e quando todos seguem a legislação correspondente (de entidades tais como IEC, UL, ...). Portanto, não devem interferir e nem sofrer interferência de outros equipamentos corretamente projetados, testados e instalados nas proximidades.
Mas como nem tudo são flores, ou melhor, há algumas flores espinhosas chinesas por aí... fica difícil afirmar alguma cois num mundo meio fora da legislação, a título de "baratear o produto". Não sei se o seu driver é daquelas bandas...
Considerando que o seu driver estava instalado incorretamente?? E agora está ok, a princípio não há razão para interferência, mas, como disse o Jorge, e pelo exposto, só testando....
-
Muito bem, fico agradecido pela vossa atenção, e já agora e não querendo abusar muito, qual do osciloscópio acha melhor investimento Velleman, Owon ou nenhum do dois?
-
qual do osciloscópio acha melhor investimento Velleman, Owon ou nenhum do dois?
Dê uma espiada nos Rigol, particularmente o modelo de 50 MHz, que pode muito facilmente ser modificado para 100 MHz.
-
Tenho a informação de que a Rigol é quem fabrica (por O&M) os equipamentos da Tektronix.
Jorge,
Dê uma espiada nos Rigol, particularmente o modelo de 50 MHz, que pode muito facilmente ser modificado para 100 MHz.
Essa eu não sabia... Como fazer??
-
Agradeço, mas estou a pensar em um osciloscópio portátil, e a ricol não tem nenhum portátil.
Dê uma espiada nos Rigol, particularmente o modelo de 50 MHz, que pode muito facilmente ser modificado para 100 MHz.
Essa eu não sabia... Como fazer??
Já agora, também estou curioso.
-
Já agora, também estou curioso.
Eis aí:
http://tinyurl.com/yc5aco7
-
Tenho a informação de que a Rigol é quem fabrica (por O&M) os equipamentos da Tektronix.
Isso mesmo. A julgar por recentes discussões e pesquisas parece que atualmente a Rigol é quem oferece mais bang for the buck ...
Essa eu não sabia... Como fazer??
Simplérrimo:
[/youtube]
-
Gil e Matrix, um conhecido meu adquiriu recentemente um Rigol DS1052E da Deal Extreme. As características e o preço são muito atraentes:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.30573
-
Jorge,
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.30573
Comprou nesse lugar aqui na "terrinha"?
-
Comprou nesse lugar aqui na "terrinha"?
Yep. Da Xinglingolândia a Pindorama, sem percalços.
A Deal Extreme virou um negócio da China, é hobby de muita gente que conheço comprar badulaques lá semanalmente. Os Correios botocudos é que estragam um pouco da festa, a média deve estar entre quatro e oito semanas entre a postagem em Hong-Kong e a chegada na casa do desinfeliz pagador de impostos, taxas, tarifas, emolumentos, honorários, propinas e demais formalidades de praxe ...
Comprei uns gadgets de lá recentemente, sem probs ... não fosse eu um proletário tão aguerrido e já teria encomendo um Rigol daqueles ...
Ah, o frete é grátis ... vai de Rigol ou prefere melzinho na chupeta ? ;D ;D ;D
-
Pena não ter lá algum osciloscópio portátil, se bem que mesmo com o frete grátis acrescentando os impostos de produtos importados fora da união europeia daqui de Portugal acho que iria quase para o preço do site da www.progshop.com.