Autor Tópico: Usinar peças com o 4° Eixo  (Lida 16738 vezes)

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Offline incagrillus

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Usinar peças com o 4° Eixo
« Online: 30 de Abril de 2010, 10:35 »
Olá ! Estou aqui com uma duvida. Eu estou procurando na internet algo sobre usinar uma cabeça de homem (calma, calma !! não vou pegar a cabeça de ninguem para usinar!!!! hahaha !!).
Ela é de aluminio e quero utilizar o 4° eixo da router cnc. Sim !! eu quero ele em 3d totalmente !!

Como eu faço isso? qual programa usa para fazer a cabeça ?
Qual arquivos salvar? (extenções)
Qual programa usa para fazer os percursos e gerar codigos G ??
Como utilizar o Mach?

Se alguem aqui já fez esse tipo de trabalho, por favor, nos ajuda !!!

Valeu, e abraços a todos !!


Offline F.Gilii

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2010, 10:48 »
Rogério,

Não tem uma receita de bolo pronta, mas o roteiro é mais ou menos assim:

Se você já tem o desenho em sólido, fica bem mais fácil - se não tem, terá que criar o objeto com algum programa de 3D de sua preferência... eu particularmente uso o Rhinoceros, mas existem diversos.

Tendo o objeto em sólido, se usa algum programa de conversão capaz de manipular o sólido que de preferência possa já criar os arquivos de corte usando um 4° eixo, mas não é mandatório.
Sobre este programa, posso sugerir por exemplo o VisualMill que é capaz disso, mas existem outros tão capazes quanto.

Os formatos mais usados são STL, OBJ, IGES etc.

Por fim, com os arquivos gerados, se voce tem uma máquina com um 4° eixo anexado, é só executar os arquivos, tanto com o Mach3 ou com qualquer outro programa de controle de máquinas capaz de controlar todos os eixos instalados...

Offline incagrillus

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2010, 11:02 »
Obrigado Fgilii !!! Como sempre nos ajudando !!!

Vou atraz dos programas hj mesmo !!!

Postarei resultados !!!

Valeu !!!

vitorsmg

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2010, 19:03 »
Gilli, você disse a seguinte frase: preferência possa já criar os arquivos de corte usando um 4° eixo, mas não é mandatório.
Como fariamos para cortar com 4º eixo sem o quarto eixo? fazendo ele manualmente?

Offline F.Gilii

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2010, 19:45 »
Vitor,

Há diversas maneiras de se esfolar um gato...

Uma das maneiras de se fazer um trabalho em 3 dimensões é usando um sistema de fixação onde seja possível "indexar" o objeto a ser usinado, e assim se consegue operar em quaisquer faces do bloco a ser cortado.

Os desenhos são feitos em relevo sim, mas para cada plano de trabalho se faz uma sequencia de operações de desbaste, sempre mantendo os mesmos pontos de referência e que serão os mesmos pontos na máquina.

Lembre-se que uma máquina de usinagem só é útil quando o operador sabe extrair dela o máximo, e isso inclui sua capacidade de resolver problemas de fixação e criação de gabaritos.

Estes são alguns tutoriais para o VisualMill que mostram como se faz alguns trabalhos...
http://www.mecsoft.com/Mec/Training/tutorialsfiles/F1CarTutorial.zip
http://www.mecsoft.com/Mec/Training/tutorialsfiles/HeadTutorial.zip

Offline incagrillus

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2010, 09:50 »
Estou tendo dificuldade em achar um tutorial sobre o que procuro fazer com o 4° eixo. Na verdade eu não quero trabalhar com uma peça em 2 etapas, primeiro uma face e depois a outra. Eu quero trabalahr com uma peças onde o 4º eixo trabalha simultaniamente com os demais, como no exemplo abaixo:


Offline F.Gilii

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2010, 10:19 »
Rogério,

No exemplo do filme, o 4° eixo está fazendo o papel do eixo Y e a usinagem é do tipo "raster" ou seja, como se fossem movimentos em "zigue-zague".

Uma das maneiras de fazer isso é "enganando" o programa de controle - basta trocar as conexões dos eixos ou trocar as configurações de eixos entre o "Y" e o "A" (4° eixo)

O programa deste link faz o que voce quer...Dê uma olhada para entender a idéia
http://www.cncwrapper.com/

Este programa é pago mas há como fazer isso manualmente, seja através do Excell, seja através do bloco de notas, mas para isso deve conhecer um pouco de programação em código-G e o mais importante, conhecer os conceitos que envolvem os movimentos...
« Última modificação: 03 de Maio de 2010, 10:20 por fgilii »

Offline marc0

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2010, 11:10 »
http://www.cncwrapper.com/

Este programa é pago mas...

Só um pequeno adendo; Programa muito bom, ele funciona trial um numero limitado de vezes...
Vale a pena comprar uma licença (muito barato).

Abraços...

Offline Jorge_BH

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2010, 11:44 »
Oi, pessoal.
No site está escrito que esse prog só funciona com o XP em inglês. Alguém já tentou com o XP em português?
O que poderia dar pau é em relação aos números (ex. 1.234 -português- e 1,234 - inglês). Mas, se o GCode pode ser transferido pronto de outro prog, não sei onde teria problemas.
Abraços.
Jorge

Offline marc0

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2010, 11:53 »
Jorge;

Uso no XP Pt Br e no Mach3  sem problemas.

Abraços...

Offline F.Gilii

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2010, 12:13 »
Se fort o caso, é só trocar o ponto decimal de virgula para ponto (ou vice versa)

Offline incagrillus

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2010, 13:10 »
Estou usando a versão trial, mas toda hora que abro um gcode pronto ele apresenta uns erros, falando que alguns códigos não são válidos...depois clico em converter, e não acontece nada !

Offline Jorge_BH

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2010, 18:19 »
Ok, Marc0 e Gilii.
Valeu.
Jorge

Offline marc0

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2010, 19:01 »
Estou usando a versão trial, mas toda hora que abro um gcode pronto ele apresenta uns erros, falando que alguns códigos não são válidos...depois clico em converter, e não acontece nada !

Ele não converte corretamente se existir espaços entre a letra do eixo e a coordenada, vc pode eliminar os espaços em GCode Functions -> Delete Whitespace
Antes de converter escolha o eixo que vai rodar (normalmente A) e qual é o eixo vai ser substituido (X ou Y); e prençha os dados corretamente.
Sobre a existência de códigos invadidos, depende do código original; aqui os códigos gerados no Artcam ou no Sketchup funcionam perfeitamente.

Abraços.

Offline incagrillus

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Re: Usinar peças com o 4° Eixo
« Resposta #14 Online: 04 de Maio de 2010, 08:30 »
Bom Dia !!

Um dos erros que está dando é esse:

" 3.000 is not a valid floating point value "

e quando clico em converter ele dá isso:

" cannot create file c:\arquivos de programas\cncwrapper\temp.txt. O arquivo já está sendo usado por outro processo "
« Última modificação: 04 de Maio de 2010, 08:33 por incagrillus »

 

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