Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

SOFTWARES => Controle => Mach 2/3 => Tópico iniciado por: Nikolaus Geisthovel em 13 de Maio de 2011, 15:22

Título: Utilização de fim de curso
Enviado por: Nikolaus Geisthovel em 13 de Maio de 2011, 15:22
Caros colegas,

gostaria de fazer uso dos fins de curso de um determinado eixo. Isto se deve ao fato de que a posição deste fim de curso pode vir a mudar conforme tamanho da matéria prima. Para não me preocupar em ficar medindo o tamanho da matéria prima e reescrever toda vez a distância do curso no programa, colocaria um valor acima do comprimento máximo e limitaria a parada da máquina através do fim de curso. Até ai tudo bem.

Minha dúvida é, uma vez acionado o limite (mach3 versãoR2.63) esta acusa a parada de emergência. Como posso agora "dar ré" neste eixo sem mover a posição do fim de curso para desarmar o micro-switch. Há a possibilidade de permitir o movimento do eixo no sentido oposto ao sentido do avanço utilizado sem desarmar o micro-switch?

Exemplo:
Movimentei o eixo X no sentido (-) até ativar o fim de curso X--. A máquina para. Agora quero mover o eixo X no sentido (+) porem o switch ainda está acionado e enquanto ele permanecer assim posso dar RESET na tela e este continua acendendo. Como driblar isto e permitir o movimento desejado?

Niki

Título: Re:Utilização de fim de curso
Enviado por: F.Gilii em 14 de Maio de 2011, 19:26
Ao invés de usar limites fisicos, procure usar limites lógicos apenas...

O Mach3 é preparado para entender que se trata de emergencia quando um final de curso é ativado, e não há como alterar esta condição
Título: Re:Utilização de fim de curso
Enviado por: Nikolaus Geisthovel em 17 de Maio de 2011, 09:18
Desculpa a minha ignorância,...

Limites lógicos? Como?
Título: Re:Utilização de fim de curso
Enviado por: F.Gilii em 17 de Maio de 2011, 09:38
Nikolaus,

Os programas de controle de máquinas se baseiam em coordenadas cartesianas (normalmente) para movimentar a máquina, e uma vez que se conheça a posição da máquina no espaço, pode-se dizer que ela pode trafegar dentro de uma determinada área e que pode ser delimitada apenas por um conjunto de coordenadas.

Alguns programas como o Mach3 tem condições de manipular estes conjuntos de coordenadas de limitação de movimento, e se chamam limites lógicos.

A imagem abaixo é um exemplo de uma configuração de umamáquina com limites lógicos:
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/Mach3/limites_logicos_01.PNG)

Se sua máquina tem sensores (ou contatos) para orgiem (home) configurados, poderá usar esta função fácilmente