Rogério,
Os ajustes de velocidade são feitos de forma que se consiga manter velociudades de corte e principalmente velocidades rápidas (G00) de forma que não perca passos.
O ajuste é um mixto entre velocidade e aceleração - muita aceleração, os motores perdem passos nas arrancadas e frenagens e pouca aceleração, a máquina demora a chegar mas máximas e gasta espaço para frenar.
Não há uma fórmula para isso - vai depender muito da construção mecanica também...
Eu sugiro que use por exemplo acelerações que vão aumentando de 500 em 500 unidades, e as acelerações devem se manter de certa forma proporcionais sempre.
Na janela de ajuste desses dados, há um gráfico simplificado que nos ajuda nessa relação.
Eu sugiro que vá aumentando gradativamente os valores e vá experimentando sempre as alterações, mas mantenha algo entre 0,1 e 0,3 segundos de aceleração - veja a janela abaixo um exemplo do que eu quero dizer:
Velocidade e Passo no Mach3
Mais uma coisinha. Fiz um desenho no Corel e exportei o arquivo para HPGL, abri este arquivo com o LazyCam, tudo beleza. Gerei o codigo G e abri no Mach3. Notei que o programa não coloca o código G no inicio da linha de comando. O Mach3 assume o ultimo G0 ou G1 informado?
Alguns comandos são modais ou seja, basta aparecerem uma vez que são mantidos ou até o final do arquivo ou até que haja outra aparição e que tenham outro valor diferente do primeiro.