Considere um formão cortando madeira. Um formão mais largo requer maior força e um formão mais estreito menor força. A profundidade de corte (o quanto de material é retirado em cada corte, ou passada da ferramenta) também vai demandar menor ou maior força. No caso de uma ferramenta rotativa (fresa) numa fresadora, a cada volta da ferramenta, uma certa quantidade de material é removido.
Assim, se a ferramenta gira mais rápido ou atua em maior profundidade de corte, mais material é retirado e maior força (torque motor) é necessária. Como P = T x N, potência é igual ao produto torque x rotação da ferramenta. De maneira aproximada, para uma mesma área e profundidade de corte (volume de material sendo cortado num certo intervalo de tempo), se a rotação é menor, o torque aumenta, se a rotação aumenta o torque se reduz. Materiais de maior resistência mecânica requerem maior força. A dureza do material é outro aspecto a ser considerado, materiais duros, mas quebradiços (ex.: cerâmicas ou vidros) requerem outra abordagem.
À medida que a ferramenta gira e retira material, deve haver um avanço (deslocamento) lateral da mesma, de modo a ir cortando o material e o cavaco (aparas de material cortado) ir sendo retirado. Além disso, o corte produz atrito, o que gera calor e aquece a ferramenta e a peça. Sendo a peça metálica, este calor é dissipado, contudo, a ferramenta pode superaquecer o que poderia danificar a mesma (com perda de têmpera, de resistência mecânica e de afiação na região de corte). Por isso se usa um fluido (gasoso ou liquido) de corte, que lubrifica e auxilia o corte, resfria a ferramenta, a região de corte na peça e ajuda na retirada das aparas de corte.
Pelo exposto acima, uma mini fresadora poderia cortar o material mais resistente ou duro, desde que a ferramenta adequada (material e geometria da ferramenta) e os parâmetros de corte (velocidade da ferramenta, potência do motor do spindle, velocidade de avanço e profundidade de corte, uso do lubrificante requerido) sejam compatíveis com a rigidez da estrutura da máquina, a precisão e o acabamento esperados no corte.