Continuando... Clique nas fotos para ampliar Já fiz aproximadamente 50 cortes com a maquina, abaixo uma foto da bancada que fiz contando os perfiz nela
Review - Policorte Dawer
Mulapreta, você não estava errado, no manual e no site do fabricante, apresenta a maquina como para corte de madeira, não fala nada de cortar metais, mas eu também não estava errado..
A maquina se mostrou aplicável para o uso como policorte.
Review - Policorte Dawer
Na foto acima vemos a lateral do disco com a caranagem de proteção metalica fixa e a carenagem de segurança em acrilico que se abre ao abaixar o cabeçote, para trocar o disco é necessario desparafusar a trava da carenagem acrilica e mover ela para cima, particurlamente achei meio sem jeito segurar a carcaça e colocar o disco, é mais fácil tirar toda a proteção, porem mais demorado.
Na próxima fotos vemos a alça de transporte em preto e a alça de operação com o gatilho, ambas as alças são bem largas, a mão entra fácil mesmo com luvas.
Review - Policorte Dawer
Podemos ver na foto seguinte a trava prateada que mantem o cabeçote abaixado, serve para deixar a maquina mais compacta para transportar e guardar.
Alguns travam o cabeçote abaixado para usar a lateral do disco como um esmeril (o que não recomendo)
Review - Policorte Dawer
Na proxima foto vemos a trava de inclinação do cabeçote, reparem que existe um parafuso que limita o movimento do cabeçote, este parafuso é para calibrar o cabeçote quando tiver em 90º.
Review - Policorte Dawer
Vemos á seguir a inclinação calibrada em 90º deixando o disco e a base no esquadro (esquadro sofrido, tadinho...
)
Review - Policorte Dawer
É uma boa pratica deixar o disco 90º com a placa vertical também:
Review - Policorte Dawer
Graduação de inclinação do cabeçote:
Review - Policorte Dawer
Inclinado á 30º:
Review - Policorte Dawer
A seguir o vemos o dispositivo para segurar a peça a ser cortada, particularmente seguro com a mão mesmo, mas esta trava é uma boa para cortar perfis grossos ou que tende a fugir da linha de corte e para fixar um gabarito.
Review - Policorte Dawer
Travas borboleta da placa vertical:
Review - Policorte Dawer
Na foto abaixo vemos a peça que diminue o vão da base derretida. Fui cortar um pequeno pedaço e ele caiu na peça e derreteu, com peças que pegam os dois lados do metal não ocorre isso pois o plastico fica um pouco mais baixo que a base de metal, mas isso não é um defeito, já que ela não foi projetada para cortar metal.
Nada impede também de trocar essa peça por uma metalica ou ate mesmo trabalhar sem ela.
Review - Policorte Dawer
A maquina pode ser transportada sem esforço, a parte de baixo da maquina é feita em alumínio, bem leve (e bem mal pintada também...)
Review - Policorte Dawer
Abaixo um corte em 45º, foi o primeiro que fiz na maquina:
Review - Policorte Dawer
Especificações que estão no cabeçote:
Review - Policorte Dawer
A maquina ocupa um volume de: 465x550x520 com o cabeçote erguido.
465x550x360 com o cabeçote fechado.
O cabeçote inclina ate 45º (só para esquerda)
E a mesa gira em 52º para cada lado
Utiliza disco de 10" com furo de 5/8"
O alcance maximo do disco é de 120mm na horizontal e 80mm na vertical.
Em suma... Recomendo a maquina, mesmo sendo projetada para madeira, ela se mostrou muito boa para cortar perfiz de aço, para cortar perfiz de alumínio, que é material preferido para nossas CNCs, é melhor ainda.
Os cálculos que fiz foram para discos de 3mm de espessura, não sei qual o desempenho com discos mais grossos. Estou usando com disco de 1/8" (3,175mm) com um desempenho satisfatório.
Para se ter uma noção, segue um vídeo, cortei um perfil de 90x30mm, paredes em chapa #14 (1,90mm). Reparem que tive que virar o perfil para cortar o resto, pois corta no máximo 80mm na vertical, mais que isso esbarra na carenagem de metal. Podemos ver no vídeo também que a maioria das faíscas saem pelo duto que fica na parte de traz, acompanha um saco cata cavaco para ser acoplado neste duto, mas não recomendo usar para cortar metal, acho que ele pegaria fogo.
Qualquer duvida que não tenha esclarecido é só perguntar!!!