É curioso como são as pessoas - eu sempre penso que em muitos casos é melhor fazer dentro de casa alguns trabalhos não só pensando na economia, mas também nas ótimas oportunidades de desenvolvimento e de conhecimento que uma construção desse tipo poderiam me trazer.
Visto pelo lado do desenvolvimento e pela satisfação que temos quando produzimos algo, concordo contigo plenamente. É bem provavel que futuramente eu acabe construindo uma, é que no momento a lista está tão grande que não estou dando conta, estou reformando uma furadeira sensitiva Aciera, um microscópio de medição Somar, uma mesa divisora Azerf, uma retífica para torno(essa nem comecei), um dispositivo para tornear esférico, um suporte de ferramentas para torno(sem começar) alem de supotes, grampos, e outras tranqueiras que aparecem no dia a dia, alem que preciso de um tempinho para iniciar a minha criatura que por enquanto não saiu do sonho.
Alem de ter que correr atrás de dim dim para bancar tudo isso. Se esse era o seu objetivo no forum pode considerar que deu efeito, pois antes de ingressar no forum, o meu único projeto era realmente possuir um torno. Quando vir a São Paulo, as portas estão abertas, é so avisar, pois como trabalho com assistencia técnica, as vezes estou fora.
Claro que eu sei que tenho certa facilidade não só por possuir certos equipamentos que me auxiliam na execução de um trabalho desses, mas também tenho o conhecimento e as habilidades necessárias para desenvolver algo assim e caso não tenha, vou atrás e aprendo, e talvez esse seja o diferencial que eu busco despertar nos outros.
se é de fato um investimento assim tão mais caro que se comprada pronta...
Em se tratar de uma afiadora universal, realmente é barato, mas se comparar a um esmeril com acessórios.....
Para mim uma ferramenta como esta (afiadora) é como uma furadeira de bancada - não se usa muito, mas se usa...
Não concordo, uma boa afiadora universal e sabendo utilizar os recursos desta, acho que é muito mais vantajosa do que a maioria das máquinas operatrizes, só por exemplo uma fresa do tipo rabo de andorinha custa no mercado cerca de R$ 300,00, a mesma sem corte sai por 5 a 10 reais, vai dizer que não tem uso.. Mais um detalhe," As ferramentas afiadas em máquina tendem a render duas a tres vezes mais, por mm do que uma afiada manualmente"