Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Maquinas em Geral => Tópico iniciado por: sarkis em 05 de Março de 2012, 00:29
-
boa noite a todos.
Caros, minha história é longa e triste, porém vou ser objetivo.
Estou com uma cnc parada a dois anos e isso tem me causado muitos transtornos e tristeza.
Parece brincadeira mais é sério ( Já fiz por volta de 100 tentativas para fixar o motor de passo em um dos fusos da máquina ( oque movimenta na horizontal ) mais não obtive sucesso. Agora nem descarto a possibilidade da maquina estar com um problema mais sério.
Já tentei acoplamento para motor de passo - espaçador de motor de passo porém nada funciona. A ultima triste novidade e que por incrível que pareça os parafusos do acoplamento depois de poucos segundos de uso afloxam então travam e param de funcionar. Uma outra questão que percebi que no momento que esta funcionando fica como se estivesse fazendo muito esforço tanto na estrutura da maquina como no motor.
Estou postando a configuração da minha maquina para que vcs possam me ajudar.
FRESADORA ROUTER CNC 3 EIXOS
- TAMANHO TOTAL DA MAQUINA: 1300 MM X 860 MM X 650 MM
- TAMANHO DA MESA: 1200 MM X 700MM
- AREA DE ÚTIL DE CORTE DE 1100 MM x 650 MM x 100 MM
- PESO LIQUIDO: 80 KG
- RESOLUÇÃO MECANICA DE 0.0035 MM / PASSO
- PRECISÃO DE 0.05MM/300MM
- GUIAS CILINDRICAS TRIFILADAS, RETIFICADAS E SEMI TEMPERADAS NOS EIXO X Y E Z.
- VAI ACOMPANHADA DE FERRAMENTA DE CORTE TUPIA
- ESTEIRA PORTA CABOS PARA ACONDICIONAMENTO DA FIAÇÃO
- MOTORES DE PASSO
- DRIVERS DE COMANDO CHOPPER (1 DRIVE PARA CADA EIXO)
- DRIVER OPTO-ISOLADOR, SEM CONTATO FISICO COM O COMPUTADOR (FIBRA ÓTICA)
- ACOMPANHA CPU COM WINDOWS XP
- SOFTER DE EDIÇÃO DE CORTE ARTCAM INSTALADO E CONFIGURADO (EM PORTUGUES)
- SOFTER DE CORTE MACH3 INSTALADO E CONFIGURADO
OBS: A caixa alta foi em virtude de um contr C Contr V Desculpem
Gostaria de todo tipo de informação.
Sera que um motor de passo mais potente seria uma opção?
Sou grato.
At;
Leandro Sarkis
-
Leandro,
Suponho que você tenha comprado a máquina pronta, caso seja isso mesmo o projetista da máquina deve ter dimensionado os motores para tal aplicação. Com isso eu acredito que, em um primeiro momento, não seja interessante colocar motores mais potentes porque se o problema for de desalinhamento do fuso, a máquina vai ficar com folga.
Meu primeiro conselho é que faça contato com o vendedor(caso a maq. tenha sido comprada pronta) para ele resolver ou te encaminhar para a resolução do problema.
E também, se possível, poste fotos/videos da estrutura e da parte onde acredita estar o problema para melhor ajudarmos você aqui no fórum
-
Meu filho,
A melhor orientação que recebi para ligar os motores de passo aos fusos fou dada pelo mestre Jorge L.
Use duas polias sincronizadoras iguais, sem redução em lugar de acoplamentos. E o melhor, sai muito mais barato.
Edson
-
Eu acho válidas todas as opiniões dos colegas, mas o correto seria pelo menos saber mais detalhes sobre a máquina e principalmente ver alguma coisa antes de opinar o que seria melhor.
Sugiro que o colega poste algumas fotos de sua criatura, principalmente dos detalhes de como atualmente estão fixados os motores e os fusos.
-
Agradeço a atenção.
Farei como sugerido, vou postar algumas fotos e um vídeo para melhor vocês me orientarem.
Obrigado.
-
100 tentativas para fixar o acoplamento é muito trabalho concentrado em só foco.
Pelos sintomas descritos, a sua máquina poderá estar com os seguintes problemas (poderá):
-Um possível desalinhamento entre as guias provocando forte atrito ou até travamentos, seguido da insistencia do motor para girar o fuso, até folgar os parafusos do acoplamento;
- Um possível desalinhamento do fuso em relação às guias, o que ocasionaria um forte atrito na castanha, seguido da tentativa do motor girar esse fuso, também acarretará em folga dos parafusos do acoplamento visto que nem uma das partes acopladas quebraram (apenas os parafusos folgam);
- Também é possível a soma das influências citadas, que mesmo sendo impekceptíveis por você, poderão ser determinantes para a ocorrência do seu problema;
- Outra coisa a ser observada seriam as sedes no eixo do motor e na ponta do fuso, além das condições dos parafusos onde se estabelecem os respectivos contatos para aperto do acoplamento(verifique também se o torque está adequado).
Isso seria o básico, mas existem outras possibilidades como por exemplo:
- Emperramento de rolamentos;
- Empeno exessivo do fuso ou das guias;
- O peso do cojunto a ser movimentado pode estar maior do que o aperto necessário dos parafusos do acoplamento do motor e/ou ponta do fuso;
- Machucamento em alguma(s) parte(s) de algum eixo ou do fuso;
- Dimensionamento e conservação da castanha, etc e tal.
Primeiro verifique estes aspectos. Se não conseguir resolver, aí já será um bom mistério que só os Mestres daqui poderão desvendar.
Jackson Luz
-
Eu acho válidas todas as opiniões dos colegas, mas o correto seria pelo menos saber mais detalhes sobre a máquina e principalmente ver alguma coisa antes de opinar o que seria melhor.
Sugiro que o colega poste algumas fotos de sua criatura, principalmente dos detalhes de como atualmente estão fixados os motores e os fusos.
É isso aí...Às vezes, no afã de ajudar, esquecemos de grandes detalhes como o citado acima.
Edson
-
Boa tarde.
Como solicitado pelo F.Gilli segue algumas fotos da minha cnc, na verdade o problema central é a questão da fixação do motor de Passo que não tem dado certo.
Gostaria de opiniões sobre as fotos postadas, pois aos poucos preciso tirar algumas duvidas sobre vários aspectos da maquina. Mais prefiro fazer isso com calma e aos poucos.
Vou postar um vídeo que mostra uma folga no fuso ( acredito eu que seja uma folga ).
Agradeço a ajuda.
-
E ai ?
As fotos foram postas e morreu o assunto ?
rsrsrsrsrsr.....
Desculpe
Eu estava seguindo o tópico e , os mestres jogaram um balde de agua fria abandonando o mesmo?
Mestres, por favor, queremos aprender.
-
precisa fazer um mancal com 2 rolamentos de rolete conico ou contato angular em uma das pontas, na outra apenas um rolamento comum...na ponta com 2 rolamentos, fazer rosca e por uma porca para prender os rolamentos um contra o outro...o motor que usa e muito fraco para o tamanho da maquina,.,.
-
Acho que faltou o principal, o foco do problema, foto(s) com detalhes da fixação do motor e de como o eixo do motor está acoplado ao fuso.
Parece não estar sendo usado nenhum tipo de acoplamento flexível entre o eixo do motor e a pota do fuso, apesar da ponta do fuso estar engastada em mancal plástico (verde) ou mancal de rolamento? Se for o caso, isto é ruim.
-
Mais uma vez agradeço muito o retorno.
Peço desculpas também, pois não é fácil pra mim entender alguns termos usados pelos colegas... já adianto que sou novato ( novato mesmo ).
Quando o amigo fala " apesar da ponta do fuso estar engastada em mancal plástico (verde) ou mancal de rolamento? Se for o caso, isto é ruim".
Oque especificamento isso significa?
Tenho que substituir os Mancais que são de Plástico por algo mais eficiente?
Um colega também comentou que os motor de passo é fraco para o tamanho da máquina>
Seria viável fazer uma substituição por motores mais fortes?
Tentei postar um vídeo porém mesmo compactando ( o vídeo ), ficou pesado.
Preciso de uma dica de como postar um video, pis tenho percebido que alguns colegas colocam videos relativamente grandes e não teen problemas para posta-los .
Estou disposto a me programar para pagar se for o caso por uma visita de alguém com bastante experiência para que eu possa colocar esta maquina para fazer muito barulho... Peço a ajuda de contatos do rio de janeiro... Seria um sonho que alguém aqui do fórum com experiência pudesse vir aqui...
Desde de já agradeço a todos.
At;
Leandro Sarkis
-
Sarkis,
Procurei nos post anteriores e não vi nada a respeito de que tipo, modelo, marca de motor de passo está usando. Então, ninguém pode afirmar se o motor é fraco ou forte e, ainda, ideal para essa máquina.
Um vídeo pode ter um arquivo bem pesado até o limite do Youtube, onde deverá postar e colocar somente o link aqui no forum.
Se para tirar fotos está difícil, Faça um desenho que será melhor entendido pela maioria dos Expert.
O acoplamento do motor com o fuso, não deve ser feito sem que você considere movimento distintos entre eles. Pense nos cardam dos caminhões, existe sempre uma "Cruzeta" no meio para evitar esforços contrários um lado do outro.
Se não servir como exemplo, peça a algum mecânico de carro que lhe explique (qual a função dela) sobre a peça "Homocinética" das rodas dianteiras dos veículos. O acoplamento do motor de passo e o fuso obedecem os mesmos princípios, só que há muitos métodos de fazê-lo.
Estamos aqui para ajudar, mas nos ajude também a entender seu problema.
Abraços
Edson
-
Leandro,
Quando o amigo fala " apesar da ponta do fuso estar engastada em mancal plástico (verde) ou mancal de rolamento? Se for o caso, isto é ruim".
Oque especificamento isso significa?
Tenho que substituir os Mancais que são de Plástico por algo mais eficiente?
Um colega também comentou que os motor de passo é fraco para o tamanho da máquina>
Seria viável fazer uma substituição por motores mais fortes?
Uma das fotos que você enviou mostra a extremidade do fuso, junto ao motor. Essa extremidade do fuso atravessa um bloco de plástico verde. Há três opções:
(1) O fuso gira em contato direto com o bloco plástico (mancal plástico), podendo atritar contra o mesmo. Isso é ruim, podendo contribuir para ocorrência de folgas devido ao desgaste do mancal plástico. O atrito é maior e pode também ocorrer aquecimento do mancal plástico e do fuso.
(2) O bloco plástico contem em seu interior um mancal de deslizamento, por dentro do qual passa o fuso, de modo a facilitar a rotação do mesmo. Esse mancal é similar a um anel metálico por dentro do qual o fuso gira com pouquíssimo atrito. Nesse caso, o fuso gira quase que livremente em contato com o mancal, mas, sem atritos com o bloco plástico. Essa é uma construção melhorada, mas não é a ideal.
(3) O bloco plástico contem em seu interior um mancal de rolamento, por dentro do qual passa o fuso, de modo a facilitar a rotação do mesmo. Nesse caso, o fuso gira mais livremente, sem atritos com o bloco plástico. Essa é a melhor construção, não sei de a pessoa / empresa que fabricou utilizou essa solução construtiva, que é tecnicamente a melhor.
Em qual delas sua CNC se encaixa?
Estou disposto a me programar para pagar se for o caso por uma visita de alguém com bastante experiência para que eu possa colocar esta maquina para fazer muito barulho... Peço a ajuda de contatos do rio de janeiro... Seria um sonho que alguém aqui do fórum com experiência pudesse vir aqui...
Eu também moro no RJ, mas meu problema é dificuldade de horário. Me envie uma mensagem privativa, quem sabe agendamos algo.
-
Um vídeo pode ter um arquivo bem pesado até o limite do Youtube, onde deverá postar e colocar somente o link aqui no forum.
Se para tirar fotos está difícil, Faça um desenho que será melhor entendido pela maioria dos Expert.
O acoplamento do motor com o fuso, não deve ser feito sem que você considere movimento distintos entre eles. Pense nos cardam dos caminhões, existe sempre uma "Cruzeta" no meio para evitar esforços contrários um lado do outro.
Se não servir como exemplo, peça a algum mecânico de carro que lhe explique (qual a função dela) sobre a peça "Homocinética" das rodas dianteiras dos veículos. O acoplamento do motor de passo e o fuso obedecem os mesmos princípios, só que há muitos métodos de fazê-lo.
Estamos aqui para ajudar, mas nos ajude também a entender seu problema.
Abraços
Edson
Muito obrigado pela dica, com certeza vou verificar essas sugestões que foram de grande valia.
Obrigado e tenha uma ótima semana.
-
Sarkis,
Você deixou bem claro que está com problema de fixação do motor ao fuso que "após poucos segundos de uso, os parafusos folgam".
Sendo assim, isso jamais será problema de fraqueza do motor que você está usando no local, pois ele não teria força para forçar tanto os parafusos do acoplamento a ponto de folgálos. Ao contrário, ele pararia de girar por ser fraco e não ocorreriam as citadas folgas.
Notei nas fotos que estão faltando apoios nas guias cilíndricas, o que favorece a deflexões, ocorrendo desalinhamentos, aumento de atrito e em cosequência, força extra nos parafusos do acoplamento com problema.
A princípio o material do acoplamento (se for plástico) pode não estar dando vencimento às pressões dos parafusos. Você aperta, mas a rosca do plástico não consegue transmitir a força necessária ao aperto no eixo do motor ou/e na ponta do fuso.
Por essas fotos não dá pra ter certeza sobre os tipos de mancais como também os seus posicionamentos (lado correto, perpendicularismo em relação ao fuso, conservação dos rolamentos)
Como eu já citei, por fotos fica complicado quando o tipo de problema não pode ser visto a olho nu. Tente então tirar fotos mais específicas, mais localizadas e em ângulos diferentes, de preferência focando mais o problema.
Por via de dúvidas, tire uma foto das descrições do motor (o que está com problema de acoplamento) porque eu também não consegui ver se ele é fraco, o que ao meu ver, sendo fraco ou forte não tem relação com o problema por você descrito em sua primeira postagem (se ele gira e folga algo, tá mais pra forte).
Estou sendo um pouco repetitivo face a sua observação de que não tem muito entendimento sobre esta parte da máquina
Contudo, já que você postou as fotos para o F. Gilii sem antes fazer uma referência ao que foi sugerido sobre observar alguns detalhes em sua máquina para podermos melhorar as nossas visões, vamos então aguardar a opinião dele.
Um abraço
-
Leandro,
Tive um colega de escola (2o. Grau - Colégio Marista São José) que tinha o sobrenome Sarkis, mas não me lembro o nome.
Poderia postar fotos com detalhes de:
(1) A ponta do fuso e como este se acopla ao eixo do motor de passo.
(2) Fixação do motor de passo à estrutura da CNC.
-
Bem vou opiniar sobre a maquina, pois conheço a irma dela aqui.
Ela tem estrutura muito fraca, os perfis de aluminio são de parede de 1 mm.
Os eixos dos motores são acoplados ao fuso por manqueiras.
O Eixo Z o que da sustentação em todo o conjunto é simplesmente a mangueira, de uma hora pra outra o eizo cai, pois escapa do fuso, não tem braçadeira que aperte ou mangeuira que segure o peso do conjunto.
Motores de 9 Kg em todos os eixos.
Separadoes do motor para a estrutura é feita de um material maleavel, não saberia dizer mas não é aço ou aluminio
Fusos trapezoidais.
Guias Cilindricas de 25 mm De aço trefilado sem tratamento algum, logo logo já aparecem os canais por onde desliza os rolamentos.
Eletronica não sei qual é.
A mesa não tem apoio central e o MDF é muito fino, acaba ovalizando a mesa pelo peso da propria chapa de MDF.
Bem acho que pude contribuir de alguma forma para esclarecer as duvidas e opinarem para uma melhoria da máquina.
-
Leandro,
Por onde você quer começar??
1 - Ela tem estrutura muito fraca, os perfis de aluminio são de parede de 1 mm.
2 - Os eixos dos motores são acoplados ao fuso por manqueiras.
3 - O Eixo Z o que da sustentação em todo o conjunto é simplesmente a mangueira, de uma hora pra outra o eizo cai, pois escapa do fuso, não tem braçadeira que aperte ou mangeuira que segure o peso do conjunto.
4 - Motores de 9 Kg em todos os eixos.
5 - Separadoes do motor para a estrutura é feita de um material maleavel, não saberia dizer mas não é aço ou aluminio
6 - Fusos trapezoidais.
7 - Guias Cilindricas de 25 mm De aço trefilado sem tratamento algum, logo logo já aparecem os canais por onde desliza os rolamentos.
8 - A mesa não tem apoio central e o MDF é muito fino, acaba ovalizando a mesa pelo peso da propria chapa de MDF.
Bem acho que pude contribuir de alguma forma para esclarecer as duvidas e opinarem para uma melhoria da máquina.
Alguns itens acima são criticos pela sua descrição (2, 5), depende das preferências e prioridades ($$). Mas acho que a eletrônica, se for a CNC3AX, é o de menos...
-
($$). Mas acho que a eletrônica, se for a CNC3AX, é o de menos...
A Eletronica não é a cnc3ax, e outra pois os motores não fazem o tipico chiado da cnc3ax.
-
Leandro,
Por onde você quer começar??
Primeiro agradeço a todos pelas orientações e a disponibilidade em querer ajudar.
Neste final de semana vou adaptar o motor de passo ao fuso com uma peça de alumínio que eu mandei tornear!!!
Como falei, sou leigo... mais acreditem, não desisto fácil e depois de muitas pesquisas e orientações de vocês, estou evoluindo...
Na minha ultima tentativa, cerrei um cabo de guarda-chuvas. encaixei no fuso e no motor de passo, mesmo sem nenhum parafuso... por incrível que pareça por alguns minutos tudo foi bem, isso comparado com tentativas mais elaboradas... Tipo acoplamento de motor de passo e mangueira... que por sinal não existe nada que de aperto nesse trem...
Então procurei um torneiro mecânico e pedi para fazer uma peça de alumínio com 4cm de comprimento e com furação compatível com o fuso e o eixo do motor de passo, essa peça terá furos para aperto com parafuso tipo Alien sem cabeça...
No próximo sábado vou fazer o teste... e postarei um vídeo com o resultado.
Seguindo a orientação dos colegas colocarei mais detalhes sobre a maquina.