Não via mais necessidade de voltar a este assunto, mas como me foram dirigidas várias perguntas, tenho a respeitosa consideração em respondê-las.
Você sabe o que é vibração devido a um rolamento arranhado??
Tenho uma razoável ideia sobre isso:
Em velocidades com rpm(s) altíssimas, bem acima das velocidades de deslocamentos dos eixos X, Y e Z, de uma router com motores de passo (exceto o spindle), um rolamento "arranhado" não influencia tanto no quesito vibração e nem tanto em outros aspectos de uma router enferrujada em que se busca alguma recuperação para uma sobre vida.
A escova é para remover o grosso, não vai penetrar em pites de 1 micrometro, a escova é para facilitar, na fase de limpeza eletroquímica, do tipo, menos corrente elétrica e menos tempo, entende??
Entendo, sim, por isso sugeri antes, uma limpeza química com produto apropriado.
Para medir o grau de corrosão da ordem de alguns micra não adianta paquímetros nem micrômetros comuns.
Se a corrosão estiver em níveis de apenas alguns micras, estamos perdendo tempo buscando tantas soluções para algo muito pequeno em uma router neste estado Físico-Químico.
Como assim, "medir os planos"??
É verificar utilizando um bom micrômetro, um bom paquímetro e uma régua precisa, se as planicidades não foram comprometidas pela ferrugem. A planicidade poderá estar comprometida se o número de pites e as suas extensões estiverem grandes a ponto de se encontrarem (se emendarem) como também o grau de profundidade em que se encontram.
Apesar da corrosão, existe o paralelismo médio entre as superfícies
Pois, sim. O grande problema é se esse paralelismo médio entre as superfícies, ainda vai servir.
...as superfícies ainda são paralelas e de certa forma, planas, o que aumentou é a rugosidade.
Dependendo do estado da corrosão as superfícies poderão não estar mais paralelas em certos pontos.
Quanto à planicidade, ocorre a mesma coisa justamente pelos efeitos da rugosidade que poderá estar em estado muito avançado conforme expliquei acima.
...não adianta "lavar, enxaguar, deixar secar no varal" nem usar "paninhos".
Mas, lavar com produtos apropriados para dissolver a ferrugem sem atacar o ferro não oxidado, adianta;
Esfregar com tecido e não com paninhos quaisquer para não soltar fiapos nem comprometer ainda mais as coisas, adianta muito;
Enxaguar com produtos recomendados, e soprar com ar comprimido a boa pressão, adianta demais e de sobra seca sem ir ao varal.