Grande Jorge...
Aí esta a grande diferença entre o conhecimento e a curiosidade.
Sou um simples curioso, e como tal chego á conclusões "lineares", que como você mesmo frisou, em eletrônica não funciona dessa maneira.
E é por isso que esse "mundo" é tão misterioso para mim, em especial os seus distintos habitantes.
Então para não manter uma resposta
errada, vou mudar para
"incorreta" (assim acho que está mais perto da "correta" - rsrsrsrs).
Mas mesmo assim ainda fiquei em dúvidas, qual seja:
Se tenho um motor de 1 CV funcionando com um capacitor permanente (só não sei as caracterisitcas porque o "fulano" apagou toda a inscrição), e esse faz o serviço mais que perfeito (pois o motor funciona redondinho) se comparado com o sistema de botão de campainha, porque......
quando tiro esse mesmo capacitor (que não sei as caracteristicas) e coloco no motor tipo Dahlanders (corrigi, eu estava escrevendo errado) o "bendito" não funciona ?
E o pior, quando coloco o capacitor permanente de 50x250VAC que comprei novinho (e que não funciona no Dahlanders) no motor de indução de 1 CV o bicho pega de primeira e também funciona direitinho?
Não estou certo em concluir (logicamente) por esse motivo?
(Se ambos os motores são de 1 CV, e o capacitor (que teoricamente está dimencionado corretamente) funciona em um (indução) e não no outro (Dahlanders), o problema está relacionado com a dupla velocidade - caracteristica dos motores tipo Dahlanders)
Se não tenho maiores conhecimentos e informações do assunto, imagino que seja a única resposta que eu possa vir a ter (antes de adquirir novos conhecimentos).
Agora se, realmente for problema no dimencionamento da carga do capacitor, mesmo assim há de se concordar que está diretamente relacionado ao tipo de motor (Dahlanders), ou não?
Mas tudo bem, vou aguardar mais um pouco e pesquisar outro tanto, enquanto isso usarei o velho e não tão bom botão de campainha.
Muito obrigado pela enorme transferência de conhecimentos.
Grande abraço.
Rubens