Traduzindo os trechos mais relevantes sobre os capacitores.
Ainda é melhor do que a do gúgou, mas até quando?
(ligando um motor trifásico na rede monofásica)
Com a voltagem correta aplicada a dois dos 3 terminais do motor, ele irá operar como um motor monofásico, desde que primeiro seja acelerado à metade ou, preferivelmente, 2/3 de sua rotação final. Como somente 2 terminais são alimentados, 2 dos 3 enrolamentos são apenas parcialmente utilizados. Quando o único enrolamento inteiramente utilizado estiver trabalhando com sua corrente nominal, o motor estará fornecendo cerca de metade de sua potência nominal. O motor ainda é capaz de fornecer integralmente sua potência nominal, mas somente por curtos períodos, pois o enrolamento principal estará trabalhando com 2 a 3 vezes sua corrente nominal e irá sobreaquecer. (N.T.: O uso de apenas um capacitor usado somente na partida entra nessa situação.)
Metade da potência, com breves picos com potência próxima à nominal, pode bastar para aplicações leves (N.T.:Desconcordo
). Se não for suficiente, é preciso acrescentar um capacitor para proporcionar a defasagem necessária para alimentar a 3a. fase. O valor ótimo do capacitor varia em função do projeto do motor e a carga tocada pelo motor, mas não é altamente crítico - valores adequados são listados na tabela abaixo:
TABELA
Se o valor sugerido de capacitor não estiver disponível, use o valor imediatamente menor - mesmo metade do valor sugerido proporciona uma melhoria significativa. Não exceda os valores da tabela - valores mais altos não melhoram o desempenho em plena carga, e podem resultar em voltagem excessiva na 3a. fase quando o motor estiver rodando sem carga.
Estes capacitores devem ter especificação para 250VAC ou superior. Capacitores com dielétrico de papel ou polipropileno usados para correção de fator de potência são bem adequados - e podem ser obtidos em conjuntos de luz fluorescente sucateados (N.T.: sucatas inglesas de 1980, diga-se bem). Alguns capacitores podem apresentar somente a especificação em DC. Neste caso a especificação deve ser pelo menos 350V, preferivelmente 500VDC. Capacitores eletrolíticos não são apropriados.
Capacitores de partida
Com o capacitor permanente instalado, o motor funciona e desenvolve plena potência, mas o torque de partida será baixo. Para obter torque de partida adequado, um capacitor adicional deve ser ligado em paralelo ao capacitor permanente, até que o motor tenha atingido a velocidade nominal. A maioria dos motores nas aplicações de oficina partem sem carga, e um capacitor adicional com 2x o valor do capacitor da tabela (permanente) é suficiente. Para partidas com carga mais alta, capacitores maiores são necessários - 3 a 8 vezes o valor do capacitor permanente.
Como estes capacitores não ficam no circuito tempo o suficiente para sobreaquecer, é possível usar capacitores eletrolíticos para esta finalidade. São muito menores e mais baratos do que os capacitores permanentes de mesma capacitância. (...)
Aí ele sugere usar 2 capacitores eletrolíticos DC em anti-série para funcionar em corrente alternada, e blablabla.