olá Pessoal, eu trabalho na construção de instrumentos musicais, e ultimamente eu tenho me aventuradoa fazer captadores para os instumentos que faço, porem fiz uma maquina pra enrolar as bobinas com o mandril de uma parafusadeira e guiava o fio awg42 na mão, mais ou menos assim
porém não com uma maquina de costura, hehehe, mas da mesma forma como ele distribui o fio na bobina.
dai pensei, pocha eu poderia tentar fazer uma bobinadora cnc.
fiz algumas pesquisas porem sem resultados satisfatórios. comecei a pensar por minha conta msm.
raciocinei o seguinte. a cada volta que dou na bobina tenho que andar a grossura do fio para que o fio fique distribuido igualmente sobre a bobina, logo me veio a mente, posso usar um reed switc para que a cada volta mande um sinal a lpt, que faça um motor de passo andar a grossura desse fio até a borda da bobina e depois faça o volte ao outro lado da bobina, fazendo esse movimento de vai e vem até o final do processo.
ai comecei a pensar no que eu iria usar de eletronica, penso que a cnc3ax possa funcionar pra controlar apenas 1 motor, pois o motor que vai girar a bobina será um motor DC comum, peço ajuda pra saber se a cnc3ax daria pra fazer isso.
agora uma outra pergunta que vcs devem estar se fazendo, qual software ele vai usar, bem inicialmente ja pensei, como tenho uma esposa analista de sitemas, logo me veio a mente vamos fazer um software pra que possa usar na maquina.
fiz as seguintes considerações.
preciso que o programa receba os sinais da porta paralela, por exemplo o sinal das voltas dadas, e mande sinal para o motor de passo. e ja pensei no seguinte, digamos que o carretel onde será enrolado tenha 10mm de altura e o fio vai ser enrolado nesses 10 mm, e tenhamos um fio de 1mm de diametro, então teremos 10 voltas, correto? a cada volta da bobina o fio tem que andar 1 mm lateralmente para distribuir o fio na bobina, só que quando chegar a extremidade tem que inverter o sentido de rotação do motor de passo para que distribua o fio no outro sentido.
então pensei, tenho que ter um campo no programa onde possa configurar todos esses parametros para varias bitolas de fio, varias alturas de bobina, entre outras coisas, e ja estou pensando nisso.
agora o que quero dos amigos é saber se estou no caminho certo ou se to meio equivocado nos meus pensamentos, se tem potencial pra funcionar uma maquina assim, e se alguém teria alguma sugestão de como construir.
por enquanto é só abração a todos.