MarcioH,
Penso que só há dois caminhos para fazer a coisa bem (ou relativamente bem):
- Ou você compra pronto alguma coisa que te satisfaça,
- ou voce manda fazer esta coisa que te satisfaça.
A primeira opção acho mais vantajosa quando voce não quer muita ter dor de cabeça com a fabricação desse produto, e tem a vantagem de encontrar meio pronto no mercado, mas em compensação fica preso ao preço do mercado e às dimensões e características deste produto.
Na segunda opção você tem a vantagem de fazer com as características que voce deseja, mas estará preso à competência de quem for fazer, seus prazos de entrega, materiais, etc...
Muitas vezes mandar fazer parece que vai ser mais barato, e isso pode ser verdade quando você não tem compromisso com prazos e com o produto final propriamente dito, mas pode ser o contrário - pode sair bem mais caro que comprar pronto.
Vejo que no exemplo específico das peças que são reduções planetárias, penso que se não há realmente fornecedores nacionais, o preço não me pareceu assim assintoso - é só não votar no Lula de novo!
Acho que existem outras aternativas que voce poderia pensar - é claro que há outras características de geometria e aparência, mas talvez o que importe seja a função e não tanto a forma.
Já pensou em correias sincronizadoras? são silenciosas, rígidas, práticas, relativamente baratas, tem reposição no nosso mercado, e com alguma ingenuidade se resolvem problemas cabeludos de redução ou multiplicação...
Qual é a relação de redução dos cabeçotes que voce está orçando?