Marcos, estou com uma dessas máquinas em mãos e me sinto na obrigação de fazer um comentário, correndo o risco de ser redundante, já que não li todo o tópico.
A máquina me foi trazida para reparos na eletrônica, no big deal, apenas um 74LS09 pifado, mas obeservei duas coisas importantes. A primeira delas é que o acoplamento do motor é direto ao fuso. Pecado mortal, quem o comete deve ser entregue à sanha de L´Impalatore (Ui!).
O outro prob é a tensão da fonte, muito baixa, pouco acima de 18V. Pecado venial, o faltoso vai para o pelourinho da masmorra, exposto à execração pública.
Pra começar o reparo, tive que desmontar parcialmente o fuso da mesa e parte da mesa, para remover um parafuso que interferia com o acoplamento ... pelourinho, ajoelhado no milho.
Se dispuser de algum tempo, vou testar melhor a máquina e reporto mais algum achado interessante. No geral não é tão ruim, me parece um projeto bem intencionado mas com alguns erros crassos, que sugerem falta de conhecimento e experiência ... vai exigir algumas modificações para que fique em boas condições, modificações que me parecem de pequena monta à primeira vista, mas pode haver caroço debaixo desse angu ... veremos ...