Luis Carlos,
Tomei a liberdade de comentar alguns pontos, e quem sabe te ajudar um pouco mais na definição de alguma coisa...
- Pretendo utilizar ela para confeccionar placas por hobbie mas gostaria de precisão
para conseguir fazer trilhas bem finas (SMD)
Ponto interessante - a
acuidade da máquina deverá ser
melhor que a menor distância entre trilhas
- A máquina de furar será uma dremel inicialmente mas pelo andei lendo acho
que ela é fraca para isso.
Não é uma questão exatamente de força, mas de adequação à aplicação.
Estas máquinas tem folgas no eixo que muitas vezes impede que se consigam usinagens realmente delicadas, isso levando em conta um dos quesitos impostos por você e comentado logo acima.
- o driver que irei usar será o CNC3AX
Até pode, mas eu iria sugerir que deixasse a escolha da eletrônica mais para frente, logo no final da construção mecanica, e iria sugerir que procurasse usar um driver como o "Smile" - explico:
Este driver hoje oferece meio passo de resolução de acionamento, assim como a cnc3ax, mas com uma GRANDE vantagem - daqui a muito pouco tempo ele será capaz de micropasso, e isso será de grande valia para a acuidade da sua criatura.
Sempre me deparo com modelos em que a mesa aonde está placa se desloca e a coluna aonde está a máquina de furar não se move.
Mesa móvel.
Gostaria de saber se essa configuração mecânica é mais precisa para esse tipo de atividade visto que a maioria das CNCs a coluna é que "anda".
Acredito que a escolha por mesa móvel se dê pela relativa facilidade na construção de um mecanismo rígido e acurado desse tipo - outros mecanismos ou modos construtivos são possíveis, só que mais custosos e talvez menos rígidos, o que pode (se mal feito) gerar dores de cabeça.
Tambem tenho dúvidas de qual modelo de motor de passo seria o mais adequado.
Não há muito o que escolher - ou são unipolares ou bipolares,m mas todos são praticamente a mesma coisa em termos de acurácia de posicionamento.