OLÁ Jorge;
O universo das fresadoras abriga vários tipos.
Nas fresadoras universais a tomada de força dá-se em plano paralelo à mesa, isso confere mais robustez máquina e possibilita o uso de apoios para a árvore ou a possibilidade de se usar um cabeçote perpendicular à mesa.
A configuração paralela à mesa é ideal para confeccionar engrenagens ou rasgos concavos diversos. o Cabeçote permite o uso como furadeira e fresagens angulares de superfícies planas e de rasgos T ou similares. O movimento Z é dado pelo conjunto das mesas
Nas fresadora de coluna ou furadeira fresadoras a tomada de força dá-se perpendicular à mesa, similar às furadeiras, isso simplifica a máquina mas confere uma perda de rigidez e vibrações em esforços radiais. O que pode dificultar trabalhos mais pesados ou a confeçcão de engrenagens. O movimento Z é dado pelo cabeçote.
As fresadoras ferramenteiras pode ser um misto dos dois tipos anteriores com características das duas ou com mais tendência para algum deles. Por ser máquinas hibridas, muitas vezes a referencia pode ser por um ou por outro modelo anterior. O Movimento Z tanto pode ser dado pela mesa como pelo cabeçote ou por ambos.
Fresadoras
Abraços...