Olá mestres,
Estou com a idéia de construir uma CNC didática, para assimilar os conhecimentos envolvidos e talvez partir para um projeto mais completo no futuro. A propósito da "coisa" é ajudar na montagem de cases para alguns projetos de eletrônica em acrílico/madeira. Em caso de sucesso posso montar uma com componentes de melhor qualidade objetivando a furação/fabricação de PCB's.
Pretendo utilizar componentes baratos, como motores de impressoras matriciais antigas, fontes de alimentação de computadores e fusos de barra roscada. Acredito que seja razoável trabalhar com uma área útil de 300mm nos eixos x e y e 120mm no eixo z (ou menos se implicar em problemas de rigidez) no eixo z.
Pensei numa estrutura em MDF (tenho mais fácil acesso a ferramentas para trabalhar com madeira) com chapas de 25mm (devo fazer algum tratamento para impedir a absorção de umidade, não é mesmo). Motores NEMA 23 de impressoras matriciais velhas dão conta de puxar essa estrutura?
Para esse porte de motores, acredito que possa utilizar controladores lineares (linistepper) acoplado diretamente ao eixo, sem redução. Pretendo adaptar fonte chaveada de PC's para alimentar os motores na tensão requerida para o meu trabalho. Também são necessários 3 grandes heatsinks e fans para cuidar da dissipação térmica.
A escolha "diferente" do controlador é devido ao fato que eu acredito que o uso dele, somado à uma estrutura leve e resistente (alumínio?) e fusos de esferas recirculantes ou trapezoidal me fornece precisão e velocidade para trabalhos em PCB's numa meta de mais longo prazo.
Uma pergunta aos veteranos do fórum. Qual o trade-off entre rendimento mecânico/precisão/velocidade em acoplar diretamente um motor no eixo, com micro-step ou fazer isso por meio de uma redução mecânica? (
http://www.romanblack.com/stepper.htm dá informações sobre o torque em micro-step mas eu não tenho dados sobre rendimento de redutores mecânicos).
Obrigado desde já.