Fábio,
Obrigado por seus esclarecimentos.
Fiquei convencido que devo começar com um sistema de 3 eixos e com o spindle móvel, até porque preciso aprender a construir e usar um CNC, antes de me aventurar demais. É que adoro tecnologia e máquinas automáticas e me empolguei.
Mas gostaria de deixar previsto, pelo menos na placa que controla os drivers dos motores de passo, a possibilidade de incluir um 4 ou 5 eixo no futuro. Poderia me dar uma idéia da diferença de preços(dificuldades de encontrar) da placa controladora para 3, 4 e 5 eixos.
Assim, faria a mecânica agora para apenas 3 eixos e o spindle giratório(mecânico), e se no futuro decidir me aventurar em uma máquina mais complexa(adicionando mais funcionalidades), modifico toda a mecânica, compro mais motores, faço mais eixos e fusos, e aproveito a parte eletrônica.
Tenho na minha empresa: torno mecânico, furadeira, lixadeira, serra circular, esmerilhareira, serra fita, retífica, serra tico-tico, policorte, paquímetro, micrômetro, nível de precisão, e mais outras ferramentas manuais. Acredito que com isto posso construir a parte mecância da máquina quase toda aqui.
Dito isto, como posso começar a construir a máquina?
Abraços,
Marcelo.