olá styg...
essas maquinas são mesmo interessantes,fornecem um grande trabalho,e muito rápido eu diria.Dependendo da maquina,pode se cortar tarugos de grandes diametros em questão de minutos,enquanto que a " Serra Vai Vem"demora bem mais.
Eu já construi uma pra mim,porem acredite,ainda menor que a da foto que vc postou.
Ela cortava maravilhosamente bem,no esquadro e era rápida,o problema era que o diametro externo dos volantes eram de apenas 4 polegadas e como as serras desse tipo de maquina,(digo a fita) são soldadas,nao tinha solda que suportasse tamanho esforço.
Imagine uma serra circulando a 120rpm,sendo que a cada volante que a imenda soldada passa ela se alinha /se curva,se alinha/se curva.....durava algumas horas trabalhando,começava trincar e se partia.
Por isso considere,comprar uma maquina com volante um pouco maior,pelo menos uns 300 milimetros eu diria,e a questão das serra serem a 45° e a fita ficar na vertical,é muito simples:
...utilizando rolamentos ou encosto de metal duro,vc torce a fita a encaixando no espaço exatamente calibrado para ela,sem forçar,apenas apoiando,observe na sua foto esses apoios .
Maquinas com corpo a 45°,não necessitam de tanta torção na fita para ficarem na vertical,e dependendo da quantidades de cortes que vc for trabalhar,as vezes seria melhor uma (hacksaw ou serra vai vem)
olha esse link
ainda vou fazer uma dessas pra mim
Dande