Gil
Seu método não seria capaz de aferir uma precisão suficiente para o padrão de instalação de uma guia linear de baixa/media qualidade. Lembre-se não estamos falando de um plano de 3000x2000mm estamos falado de medir a planicidade da mesa do arquivo anexado para receber a guias lineares.
A quem for de interesse este é um dos métodos de instalar as guias lineares levando em conta seu paralelismo, mas não faz referencia a planicidade. https://tech.thk.com/pt/products/pdf/br_b01_089.pdf atente para a imagem 17 um recurso para medir guias em seu paralelismo com uma distancia relativa.
http://www.obr.com.br/guias-instalacao_sem_parafusos
Se você estudar o material que você mesmo referenciou verá que o alinhamento dos guias parte do princípio que se tem uma
BASE rígida e plana de metal. Esta BASE plana é obtida através de um processo de usinagem de precisão, utilizando centros de usinagem e uma etapa de retifica, atingindo-se uma superfície plana dentro de + ou 0,0001 polegada. Nesses exemplos da OBR e similares, a BASE é um bloco maciço e rígido de metal de uma máquina de precisão (fresadora, torno, centro de usinagem), onde é possível garantir que todos os pontos da superfície da BASE se encontram num mesmo plano, ou, em outras palavras, a superfície é plana devido a sua construção e concepção.
Você já deve ter percebido que em seu caso, você possui uma estrutura de perfil tubular em Metalon de 3000 x 2000 mm. Comparativamente, esta estrutura não tem nem de longe a rigidez da BASE que me referi acima, também não é feita de um bloco maciço e rígido de metal, sendo necessário usar um método diferente do exposto, dada a extensão e flexibilidade bem maiores de sua estrutura em relação à BASE.
Ou seja, para avaliar (medir) se os perfis de sua estrutura estão no mesmo plano é necessário usar um outro plano (uma BASE) de referência, o ideal seria um desempeno de granito ou de ferro fundido e colocar a sua estrutura apoiada no desempeno ou o contrário, daí eu poderia lhe afirmar como medir rapidamente os milésimos de mm em cada ponto da "superfície plana" formada pelos perfis de sua estrutura.
Ver:
http://catalogo.tecnoferramentas.com.br/produtos/starrett/desempeno-de-granitoComo você não deve ter um desempeno de 3000 x 2000 mm, nem acho que encontre um para comprar com essas dimensões, deverá usar alguma técnica alternativa, que foi o que eu sugeri.
Um perfil metálico adequadamente rígido e leve pode fazer a função de um pedacinho de um plano de referência (um micro-desempeno) e com este verificar se sua estrutura está plana. Outra coisa ESSENCIAL, para medir uma estrutura de 3000 x 2000 mm, mesmo com paquímetros, micrômetros, relógio apalpador, microscópios, etc..., a precisão de qualquer medida que se fizer não depende apenas do equipamento de medição, mas do método utilizado (do perfil metálico que sugeri, da experiência do usuário). Não espere com esse método fazer algo similar ao que se faz numa máquina de usinagem que possui uma BASE, mas o quão aceitável dependerá muito de sua metodologia de medição (qualidade do perfil, interpretação dos resultados, ...).